(e olha que ele era tricolor!)





Bolo de Iogurte
ingredientes
Use o próprio copo de iogurte natural para medir os outros ingredientes. Mas é bom lavar e secar o copo antes de medir os ingredientes secos, pra não fazer uma lambança. rs*
unte e enfarinhe uma forma grande;
bata todos os ingredientes no liquidificador, na seguinte ordem: ovos, açúcar, iogurte natural, óleo, e farinha (não coloque o fermento, ainda);
desligue o liquidificador e, aos poucos, mexa com o auxílio de uma colher, já que a massa fica meio grossa e dificulta trabalhinho do liquidificador;
depois que tudo estiver bem misturadinho, coloque o fermento e bata por mais uns 20 segundos;
coloque o preparado na forma e leve ao forno por aproximadamente 40 minutos;
use o truque do palitinho para ver se os 40 minutos foram suficientes para assar legal o bolo. Conhece o truque do palitinho, né?
Neste mundo, em que os meios de comunicação passam depressa do avançado para o obsoleto, da máquina de escrever para o computador, das cartas dentro de envelopes para os e-mails impessoais que nem sequer trazem nosso nome, do telefone que tocava alto, na sala de casa, e era sempre uma agradável surpresa descobrir quem estava do outro lado da linha, para os celulares com "bina", que oferecem o "luxo" de poder ignorar quem nos procura... Nestes tempos, em que a tecnologia atropelou a humanização da comunicação, por culpa exclusiva do homem, que diferença faz, na vida da gente, um bilhetinho escrito a mão e encontrado debaixo do travesseiro, ou dentro do sapato, na mesa do café da manhã, ou na mesa de trabalho! Experimente tocar o coração de alguém, nestes tempos, como antigamente. Depois me conte.
Foi um tempo em que minha vida estava totalmente ligada às crianças. Um tempo em que meus estudos, meus dias e noites era dedicados a elas e a sua educação. Eu acordava cedinho, minha mãe punha "o café" na mesa e eu almoçava, porque seria um dia longo, o tempo reservado para o almoço não ultrapassava uma hora, e essa hora não era exclusivamente para alimentação e descanso. Descanso, na verdade, não havia, e eu precisava dividir o tempo entre almoçar e sair da escola onde eu trabalhava a tempo de chegar na outra, onde deveria estar às 13h. Então, entre mães que se atrasavam para buscar seus filhos, ônibus que demorava e o sinal que tocava à uma da tarde, quase nada me restava para um almoço decente. E era por isso que eu já almoçava de manhã.
Fui nesse ritmo até o ano seguinte, quando terminei o curso e comecei a faculdade. Aquela escola que tinha 18 alunos na salinha minúscula cresceu muito (às custas do trabalho de tantas boas professoras, a maioria ainda estudante, e que não agüentava ficar lá mais que meses) e a última notícia que eu tive, há muitos anos, é que já tinha três anexos, quadra poliesportiva e tal. É um exemplo de como o comércio da educação é um investimento rentável. Olho vivo na hora de escolher a escola dos seus filhos. Conheça a filosofia da escola em que você vai colocá-los. E, de preferência, conheça o professor que será responsável pela sua educação. Tem muita gente boa em lugar ruim. E, às vezes, o lugar ruim só consegue ter gente do mesmo tipo...
Se tem uma coisa que me incomoda profundamente, ao ponto de me irritar, é essa gente que se diz "normal", estacionando seu carro na vaga destinada a condutores "deficientes" - ou, mais apropriadamente dizendo, portadores de necessidades especiais.
Mas é curioso... Os outros, os "normais", na maior cara de pau, encostam seu carro, saem andando, e não estão mesmo nem aí.
Estou pensando em começar a campanha:
Por alguma razão, hoje, sei lá por que, lembrei de um e-mail que recebi há anos, com uma apresentação em pps, cujo tema era: "Não existe mulher feia; o que existe é mulher pobre".
O ator Paulo Autran morreu nesta sexta-feira, aos 85 anos, e era usado como exemplo de que era possível uma pessoa fumar e viver muitos anos. Mas, segundo sua viúva, a atriz Karin Rodrigues, o marido "queria que todos soubessem que ele morreu por causa do cigarro". Com dificuldades para respirar, sofrendo de câncer nos pulmões e enfisema pulmonar... "Ele queria ir embora porque não conseguia mais respirar, porque sem respirar é difícil viver. É muito triste, mas ao mesmo tempo é um alívio."

Se parar pra pensar, semana de feriado é mais complicada que semana "normal". Ilusão doce, essa de que a semana é menor, tem feriadão, e a gente trabalha menos, descansa mais. A semana é menor, sim, mas o trabalho é maior, porque vai ser dividido nos demais dias "úteis". A propósito, "dia útil" deveria ser aquele em que a gente faz alguma coisa realmente útil. Trabalho é necessidade. Utilidade é o lazer. Estou cansada só de pensar no que me aguarda, na minha mesa, amanhã pela manhã. Trabalhar em casa me permite aproveitar melhor o tempo, mas saber que hoje chegaram muitos processos, e ter a exata noção de que eu só fico bem com a minha mesa "zerada", significa que os próximos dois dias serão de muito trabalho, para que eu realmente possa fazer do feriado um "dia útil", do meu jeito.

Nada como uma bela manhã de sábado para renovar as energias despendidas numa semana inteira de trabalho. Nada como um sábado de Primavera, para fazer florescer mais uma vez a alegria, o contentamento, a paz e a harmonia, que se encontram às vezes tão perto de nós e nem notamos. Olhe ao seu redor e descubra ao menos uma razão para ter um sábado feliz! E então, aproveite!
4. Ao invés de dizer não, diga sempre sim a tudo que lhe solicitarem, menos para seus filhos que pedem atenção e para sua esposa que precisa de carinho e proteção.
Vem sentar aqui, por um instante, à beira da calçada