sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Em tudo dai graças


Quando éramos crianças, nossos pais nos ensinaram:
"Em tudo dai graças".

É uma difícil lição. Difícil e sábia.
Há muita sabedoria nessas palavras, percebe? A lição não é "por tudo dai graças", porque ninguém vai agradecer por ter sido assaltado, por ter sofrido violência, por quase ter morrido. A idéia é outra: "EM TUDO dai graças." Alguém foi assaltado e agredido. Não se trata de agradecer por isso; mas sim, em meio a isso, agradecer, por exemplo, por ter sobrevivido após tamanha violência.

Não vou discutir segurança pública, nem desigualdade social, tampouco vou me deter, aqui, na questão da violência nos grandes centros urbanos, notadamente no Rio de Janeiro. É chover no molhado. Mas quero dizer que aprender a ser grato em qualquer circunstância, na alegria e na adversidade, na prosperidade e na desventura, é uma postura que nos leva a ter um coração manso, paz de espírito, nos leva a ser um pouco divinos, em nossa humanidade. Não é resignar-se. É aprender a ser grato. Ater-se, em qualquer situação, àquilo que nos foi dado ou permitido, como uma bênção, àquilo que não nos foi tirado, arrancado, destruído, e dar graças, é um exercício de aperfeiçoamento, uma necessidade, uma sábia e divina lição. Acima de tudo, porque, na adversidade, afasta o ódio, a sede de vingança, o desespero, a descrença na humanidade; e, na felicidade, nos traz mais satisfação e contentamento, anima a alma, inspira o sorriso, contagia as gentes.

Estive "fora do ar" por alguns dias, esta foi uma semana realmente difícil, mas existe alegria no meu coração, porque se em tudo devemos dar graças, eu agradeço porque alguém, que poderia ter morrido, sexta-feira passada, está vivo. E, muito grata, eu quero mais é celebrar a vida!


8 comentários:

Mônica disse...

então celebre e dê graças, boneca!!! e nada além precisa ser dito, né? pois é...beijos

Anônimo disse...

Aleluia bunita, Aleluia!
Carinho meu procês, muitos e sempre,
beijos

Nessita! disse...

concordo ctgo, é importante olhar as situações por esse prisma. não gosto daquelas pessoas que estão sempre insatisfeitas, sem ver o milagre que existe em cada dia.

celebra, Suzi! Celebrar é preciso!

bjus!

Anônimo disse...

Não lembro onde encontrei seu blog, mas pretendo vir visitá-lo sempre que puder.
Espero q esteja tudo bem, gostei do seu texto, faz a gente pensar em várias coisas da vida.

Um beijo!

Anônimo disse...

Paz e felicidades sempre.
Bjs em vocês.

Amigao disse...

Oi Suzi,
Graças a Deus,
Sempre!

Anônimo disse...

Aconteceu algum coisa grave com você ou com alguém que você conhece? Pensei que vc fosse viajar!!!!! Bem, dou graças que vc está aí escrevendo novamente... Espero que esteja tudo bem, de verdade...

Luís F. disse...

O que interessa é que acabou tudo em bem!!!!