quarta-feira, 12 de março de 2008

Menino Luxento

Minha mãe alfabetizou os três filhos. E mais a criançada toda da vizinhança.
Aprendemos em casa a ler, a escrever e a fazer as quatro operações matemáticas: somar, diminuir, dividir, multiplicar. Todo mundo devia aprender isso em casa...

Lembro de ter entrado na escola aos seis anos, na primeira série. Meu irmãos foram mais adiantados, mas eu fui para a escola só aos seis anos e para a primeira série porque tinha dor de ouvido, segundo reza a lenda familiar.

Lembro também de um texto. E aí já não sei se era de alguma das cartilhas que minha mãe usava, se era de algum livro da escola dos meus irmãos; acho que era mesmo de um livrinho de Português, da escola; o que eu lembro muito bem é que o texto, durante muitos anos, foi recitado lá em casa, nas implicâncias entre os irmãos. Quando um de nós não queria alguma coisa que a mamãe oferecia, os outros, pra implicar, começavam a recitar e rir, como se assim pudéssemos dar à mamãe a idéia brilhante de pôr em prática os versos do poeminha.

E aí vem a Deize, nos comentários do post de ontem, e relembra publicamente o poema da nossa velha infância...
Pois acredite, Deize, até hoje eu o recito. Até no trabalho, sabia?
Atenção, pra quem não conhece, lá vai:

Menino luxento

- Menino luxento,
você quer pudim?
- Não, mamãezinha,
está muito ruim.

- Menino luxento,
você quer empada?
- Não, mamãezinha,
está muito salgada.

- Menino luxento,
você quer assado?
- Não, mamãezinha,
está muito tostado.

- Menino luxento,
você quer salada?
- Não, mamãezinha,
está muito aguada.

- Menino luxento,
você não quer nada?
- Menino luxento,
Pois tome palmada.

Ahahahahaha!!!

24 comentários:

Custódia C. disse...

E pronto, fiquei a conhecer mais um menino :)

Amigao disse...

hahahaha, eu lembrei Suzi,tinha numa daquelas cartilhas de 1.série.
Visshhh quanto tempo isso. eu acho que sei de cor também.

beijão e boa semana

marta r disse...

Brincalhona!!!

Mariah disse...

tem coisas que ficam ocupando espaço na nossa cabeça e sabe lá deus porque...
experimenta encontrar uma pessoa que você não vê a...digamos...20 anos...vc não tem idéia da quantidade de coisas que estão lá...largadas num cantinho e você nem desconfia.
mariah

Luís F. disse...

Ah Ah Ah

Adorei!

:)

Já agora, o que significa luxento, exigente (pesquisei no google eheheheh)?

Nessita! disse...

hahahaha

adorei a historinha do menino luxento! :)

Anônimo disse...

hehehe! Adorei também !

deize disse...

Ô cabecinha abençoada!!Como tem memória essa menina...
Eu só lembrava com certeza do último versinho.
Boas recordações.
Bjs.

Jade disse...

E vc sabe que até hoje eu também lembro desse poema?? Vc não botou, e eu não sei de quem é, mas lembra minha alfabetização!!
Beijos!!

Janaina disse...

Ahhhh Suzi, o Menino Luxento também fez parte da minha infância, viu! Que lembrança legal!
Beijos.

Anônimo disse...

esse poema era do livro"As mais belas histórias"... q saudades da minha infância!!!!!

Suzi disse...

é mesmo??
que legal, ter a fonte! a gente recitava muito, os versinhos, e eu continuo recitando, hoje em dia!

Anônimo disse...

Eu conheço esse poeminha do livro "A mágica do saber", onde todas as crianças cariocas de escola pública estudavam...

Suzi disse...

Pelo visto, o poema estava numa porção de livros!!

Mania de Costura disse...

Nossa Suzi, adorei ter resgatado isto, pois é parte da minha infância também e acredite, em casa ainda hoje recitamos para as chatices dos irmãos, maridos, cunhados e etc. Aliás, meu marido é quem mais o houve... rs rs rs

Anônimo disse...

Que bela lembrança, e que mente saudável. Eu só lembrava dos dois primeiros versos. Fico feliz em saber que esse lindo poema fez parte da vida de tanta gente. É bom lembra que boas lembranças é remédio para o corpo e a alma.

Anônimo disse...

Uau,voltei uns belos Anos,meu pai lia muito isso qdo eu era crianca,super legal.

Uhuuu!!! disse...

Adorei rever a história do Menino Luxento. Tenho outras lembranças e queria encontrar alguns textos daquela época. Por exemplo a do Nabo Teimoso ( Seu Quincas plantou um nabo... O nabo era teimoso) e também a história do Banho de Mar quando o P e o B foram tomar banho de mar e os salva-vidas M e N entram em ação. Muito legal. Se puderem me ajudar com esses textos ou um caminho para eles ficarei grata.

Um grande abraço,

Márcia Lannes Sampaio

Unknown disse...

Eu também li várias vezes esse poema. Ah saudades

Dilméa Dias disse...

Verdade!Eu estudei tb nesse livro e lembro vez em quando da história, até porque, tenho netos luxentos, rss

Dilméa Dias disse...

Bom lembrar 😃... Alguém já leu ou lembra da história do "Homem mais feio"? Tão boa essa história... Já tentei achar...

Dilméa Dias disse...

Show 🤩

Dilméa Dias disse...

E a história do "Pato que foi pra panela"? Muito boa!

Dilméa Dias disse...

Lembrei-me do título rss... "O pato pateta"... Lia e relia