quinta-feira, 26 de outubro de 2006

Desabafo

Pára o mundo que eu quero descer. Eu não entendo mais nada, eu me decepciono com as pessoas, eu acredito em qualquer gente que, mesmo fingindo, me pareça ser leal, boa de coração, que me sorria... e muito mais cedo do que eu poderia imaginar termino me assustando com quem elas realmente são. Devíamos ter domínio sobre as nossas emoções. E um sensor. Para saber a quem sorrir de volta, a quem demonstrar afeição, a quem respeitar. Não. Todas as pessoas merecem respeito. Até as mais irascíveis, insensíveis, frias e calculistas. Até essas também merecem respeito. Sei lá. Só por serem gente. Porque esse respeito em algum momento pode fazer a diferença. Sei lá. Devemos respeito mas junto vai um desprezo. Porque eu não entendo isso, eu não compreendo gente assim; porque eu sou transparente demais, e simples demais e verdadeira demais. E tudo muito demais. Talvez eu devesse ser menos. E menos me sentiria mal. E, se um pouco menos demais, eu viveria melhor.

30 comentários:

Mosana disse...

lidar com pessoas não é tarefa simples mesmo..
meu pai sempre falou q gente boa não tem estrela na testa.. mas deveria ter né verdade? e vir com manual de instruções.. seríamos bem menos frustradas em nossas relações..
mas faz parte.. bom saber que ainda existe gente boa como vc.. e alguns outros poucos..
beijos e melhoras ao seu astral lindona

Suzi disse...

valeu, momô.
eu tô bege, cara.
completamente bege...

Anônimo disse...

Cada um oferece aquilo que está ao seu alcance.
Mesmo quando somos alvo da traição, inveja, discórdia, devemos retribuir com mais sorrisos, mais flores, mais verdade, mais alma pura, limpa, sem vícios nem neuroses.
A questão não é dar a outra face, mas retribuir e ensinar através de atos. Damos flores, um dia receberemos um jardim, mesmo que para isso, tenhamos de nos sacrificar, sofrer, “engolir sapos”, enfrentar a intolerância, as maledicências.
Mas, vale a pena colocar a cabeça no travesseiro e dormir tranqüila. Ah nada paga essa paz interior.
Sua, minha, nossa missão foi e será cumprida com dignidade.
A vida está aí para nos testar diariamente... Pratiquemos a sabedoria e a paciência, então!

:)

Beijo;
Anna

Anônimo disse...

xiiiiiiiiii..eu, como sou curiosa que só, quero detalhes logo mais, ok?

beijos

Krama disse...

É isso....
Agora eu entendo um pouco do porquê!
Não fica assim que não vale a pena.
Ninguem merece te fazer ficar triste.
Não dê esse poder a outrem.
Você é muito mais.
Linda, transparente, amorosa, amiga e muito verdadeira.
Bjos

Suzi disse...

Anna,
suas palavras são sempre doces... E sabe do que gostei muito, lendo isso aí? "cada um oferece aquilo que está ao seu alcance"; talvez por isso as pessoas nos ofereçam pouco demais... só mesmo porque é pouco, o que está ao seu alcance.
Vou pensar nisso. Ainda acho que vou receber um jardim.
Outra coisa: enfrentar intolerâncias e maledicências. Isso é uma arte. Preciso exercitar.
E que tenhamos uma boa noite de sono, com essa paz aí que você falou.
Um beijo!

Suzi disse...

xiiiiii, moniquete...
xiiiiii...

Suzi disse...

krama, você me percebeu desde o começo da semana.

eu te amo por tantas razões... e sempre te conto, quais são, dia a dia (esse é sem hífen, né?, porque não está substantivado! rs*); e esta semana você foi especial pra mim, porque enquanto eu achava que estava disfarçando muito bem, você estava ligadinha, cuidando de mim, com seu amor.
eu sou grata, por tudo isso.
bj!

Anônimo disse...

Existem pessoas que têm os seus horizontes limitados (pouquíssimo para oferecer!) e cultivam valores distorcidos. Se dermos um lápis, elas irão usá-lo para cutucar o outro.
Outras, no entanto, usarão o mesmo lápis para colorir, escrever, produzir...
Algumas pessoas só podem oferecer aquilo que lhes é inerente.
Muitas delas destilam seu veneno sem dó nem piedade, e transferem suas frustrações e sentimentos mal resolvidos em cima daquelas que “podem” carregar suas cargas...
Para estas pessoas, devemos oferecer flores mas jamais nossos corações.
Afinal, olho vivo, cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém, não é mesmo?

Como dizia meu amado Che: "Hay que endurecerse, pero...”
;)

Beijo;
Anna

Beto disse...

è complicado Suzi...pensa assim: todo mundo erra...e essa pessoa que errou contigo quem sabe um dia se redima. todos temos nossas falhas e fraquezas...compreender a dos outros é que é difícil. Força amiga blogueira!!!
umbj grande

marta r disse...

A desilusão faz parte do nosso crescimento. E aprender a lidar com todos os tipos de pessoas, também.
É assim a vida.
Força, Suzi!

Nina Souza disse...

Se houvesse um dispositivo desses, o mundo seria muito mais sem graça pq saberíamos sem esforço o que cada um é... e o aprendizado consiste justamente em conviver com as diferenças - mesmo as de caráter.
No ruim, ao menos vc aprende a reconhecer quem *não* merece seu respeito.
Fica bem tá? E prefira confiar nos cachorros. rs
=****

Suzi disse...

Anna,
mais uma vez muito doces e oportunas as suas palavras. Li com atenção cada linha!
:o)
bjins!

Suzi disse...

Beto,
sabe o que me cansa, às vezes? essa coisa de compreender sem ser compreendido...
mas...
"c'est la vie..."

bj!

Suzi disse...

martinha,
todo dia a gente aprende um pouco, né? mas tem dia que a gente que faltar à aula, descansar, dormir e brincar, apenas. a gente quer férias. a gente quer a liberdade de não aprender por uns dias, não é?
acho que é isso.
sei lá.
;o)

bj!

Suzi disse...

nina,
alguém já disse algo do tipo: "quanto mais conheço os homens, mas eu amo os cachorros".
é forte; mas é tão divertido, né?

:o))

beijinhos, querida!
e vou pensar tb na parte séria do que vc falou, tá?

Gioconda disse...

é...te digo que estou passando pela mesma situação...pelo menos um pouco parecida. E é o final dos tempos pra mim...

Luís F disse...

Suzi! Em tempos desiludi-me muito com pessoas que eu achava serem minhas amigas… agora assumo uma postura fria e calculista e não crio demasiadas expectativas…. É uma atitude cerebral, mas assim não sofro….

(já agora, em pé coxinho significa saltar só com um pé….)


Bom Fim-de-semana!!!!

Suzi disse...

gio, minha tri-querida,
como eu te falei no telefone, a gente não está aqui pra isso nada! pena que os outros não saibam desse detalhe, né? e que a vida não segue assim bem imediatamente depois de se chutar o pau da barraca. ou então o mundo seria um tremendo chutódromo!!!

:o\

Anônimo disse...

no dia em que perdemos a confiança no ser humano deixaremos de sermos nós mesmos seres humanos, às vezes se confia e se dança, mas às vezes se desconfia e se dança também, não dá para pesar na balança então não pesa, com o tempo aprende-se onde se pisa, o que não significa que nunca mais vá se pisar onde não se deve, até porque nem tudo vem escrito é proibido pisar na grama, e é na grama que é proibida que a gente mais gosta de pisar, não é mesmo?

Suzi disse...

ai, luís,
é que eu tento, mas não consigo ser fria e calculista...

:o(

(aprendi mais uma do português de portugal; vc, o lad, a martinha e a gnoveva são meus intérpretes oficiais!)

bj!

Suzi disse...

rick, com o tempo a gente aprende onde pisar... nem todas as gramas têm placa... aquelas em que se é proibido de pisar são geralmente boas de pisar...

enfim, palavras escritas, coisas pra pensar! vou cuidar disso.
:o)


seja bem-vindo por aqui, viu?
não se assuste; sua primeira visita fez vc se deparar logo com um desabafo, lamentos de decepção; mas não é assim todo dia. volte pra conferir, tá bom?
boa sexta-feira!!

Anônimo disse...

Pô! Diz quem é quieu bato na peça.

:(

Suzi, é por essas e outras que vamos criando uma casca de defesa e vamos aprendendo a diminuir nossas expectativas em relação aos outros.

Beijos curativos.

Suzi disse...

Or, Leo Buscaglia dizia: "expectativas geram frustrações; aprenda a desejar, apenas."

Bom fim-de-semana!

Anônimo disse...

Vai passar....já passou né bunita?
Valeu pela noite tão agradável, animada, simples e musical, ahhh! valeu pelas palmas também, aff! rss
Bom que chegou direitinho..
dia lindo querida,
beijossssssssss

Suzi disse...

muitas palmas, clarinha, muitas palmas!!!
clap! clap! clap!
:o))

agá w disse...

"Sempre haverá gente que te machuque, assim, o que tens de fazer é seguir confiando e só ser mais cuidadoso em quem confias duas vezes."

;o)
:***

Anônimo disse...

Esse post foi campeão de comentários, impressionante!!! Acho incrível como o ódio aos outros desperta o interessa das pessoas. Parece que estamos todos "armados", preparados para o combate ao próximo. Não sei o motivo do "desabafo", mas se foi direcionada a uma pessoa, acho que essa pessoa foi julgada e sentenciada a morte... Execrada, seria a palavra mais adequada... Existem dois princípios constitucionais importantes: defesa e contraditório, mas existem dois princípios de vida, os quais considero acima desses: amor e perdão... Depois fala como foi o enterro do objeto desse desabafo...

Suzi disse...

Agá,
Acho que esse é o ponto...
Eu confio duas, três, quatro, cinco, dez, mil e repetidas vezes...
E também perdôo rápido demais.
É que Suzi carrega as dores "pelo tempo que for necessário; e sempre lava a sua alma com lembranças boas, do que quer que seja. Suzi não guarda mágoas por muito tempo. E esquece por que a machucaram. Prefere assim, porque não gosta de ocupar o coração com coisas pesadas."
Percebe??

Suzi disse...

Perso,
você é a segunda pessoa a interpretar assim este post e os comentários.
A outra pessoa falou comigo por e-mail, sabe? E me fez pensar numas coisas... Eu respondi, até, o e-mail, cuidadosamente. Nem sei se a pessoa já leu; mas o importante nem foi o que eu respondi. Foi o fato de o e-mail ter me feito pensar.

O problema é que, por pensar nessas coisas, eu amoleci de novo um pouco o meu coração e acho que "o objeto desse desabafo", que me conhece profundamente, percebeu. Porque eu sei que ele vem por aqui, de vez em quando... E sabe que quando as pessoas percebem suas fraquezas você fica na mão delas, né? Elas passam de uma posição para outra. Pois foi assim.

p.s.
depois da morte, não seguiu-se o enterro... ouviu-se falar em ressurreição. há os crêem. há os que não.