quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Todos os Escritos Possuem um Sentido - por Sartre

Não queremos ter vergonha de escrever e não sentimos a necessidade de falar para não dizer nada. De resto, ainda que o desejássemos, não o conseguiríamos: ninguém pode conseguir isso. Todos os escritos possuem um sentido, mesmo que esse sentido esteja muito afastado daquele que o autor tenha pensado dar-lhe. Para nós, com efeito, o escritor não é Vestal nem Ariel: está "metido no caso", faça o que fizer, marcado, comprometido, mesmo no seu mais profundo afastamento. Se, em certas épocas, utiliza a sua arte para forjar bugigangas de inanidade bem soante, até isso é significativo: é porque há uma crise das letras e, sem dúvida, da sociedade.
Jean-Paul Sartre, in Situações II

28 comentários:

Gioconda disse...

Tem um texto bem bacana sobre a necessidade de escrever, por Clarice Lispector...mas acho que vc conhece.
Vc anda meio sumida...tudo bem?
bjs

marta r disse...

Todos mesmo. Mesmo aqueles que parece que não acrescentam nada tem isso para nos dizer: que são nada.

Belo texto, este.

Suzi disse...

Conheço sim, Gio. Ela é tão intensa, naquele texto, não?
Uia!

Ando sumida porque as "férias" acabaram. Ontem foi um dia louco, no trabalho, e ainda fiquei sem carro; cheguei em casa quase nove da noite, porque o táxi da seguradora demorou duas horas pra chegar ao centro do Rio, acredita??
Pra completar, minha internet em casa está indo e vindo... e no trabalho, mal tenho tido tempo de vir aqui...

Suzi disse...

E eu gostei do teu texto, aqui, também, Martita! Gostei mesmo!
Bj!

Custódia C. disse...

Sartre dizia também que o ser humano está condenado à liberdade. Entende-se bem, por isso, a liberdade da escrita e do sentido que ela possa ter :)

Simone disse...

todas as letras tem algum significado quando se juntam e dizem algo, nem que seja pra quem escreve

beijo suzi
beijo V.

Suzi disse...

É, Custódia,
estar "condenado à liberdade"... nossa! isso é mesmo tão profundo!

Beijose boa tarde.

Suzi disse...

Morg,
as coisas têm o sentido que lhes impomos, muitas vezes.

Beijos,
meus e de V., que, com certeza lhe mandaria outros se estivesse lendo nossas letras...

Luís F disse...

Nem mais Suzi! Todos os textos têm sempre algo a dizer, mesmo que não nos identifiquemos com eles. Bela escolha de texto...

Gioconda disse...

Uau, correria mesmo!!!!

Anônimo disse...

sofro desse necessidade mas as letras que escrevo não formam palavras, ando em crise de mim com minhas idéias ultrapassadas...
lindo dia,bunita
beijossssssss

Anônimo disse...

não discuto com Sartre...e muito menos com Simone....rs...

tenho certeza q já havia comentado aqui de manhã...esse Blogger tá com crise que nem o haloscan?????

Suzi disse...

Tudo faz sentido, Luís, se pomos sentido nas coisas...

;o)

Suzi disse...

É, Gio. Correria total. Mandados de Segurança, advogados... eca!!! rsrsrsrsrs

Suzi disse...

Marcinha, Marcinha...
isso é modéstia!
;o)

Suzi disse...

kkkkkkkkkk
crise por aqui também, moniquete???
êitia!!!

Mosana disse...

crise de letras.. ok
crise da sociedade.. ok
+_+
tem dias que dá um desânimo né?
oooooooooooo meu Deuzo!
beijos boneca

Anônimo disse...

Estou numa correria danada para deixar tudo pronto antes de embarcar para Sampa, o que vai acontecer amanhã bem cedo.
Só quem nunca escreveu (e mesmo assim...) poderá não entender o quanto que há de verdade nas palavras sábias de Sartre.
Bjos

Taia disse...

Vim aqui várias vezes hoje para ler esse texto mas meus neurônios não estão colaborando.
Então deixo um beijo grande e a promessa de te ligar a noite.

Alba Regina disse...

olha aqui querida: copiei pra mim tá? sensacional. amei!!! beijo.

Sujeito Oculto disse...

Sim, sim! O receptor constrói o sentido!

Anônimo disse...

Suzi, você é sensacional como sempre e este post veio sob medida né , mas quero te dizer que eu não quero ter vergonha de escrever , porque eu gosto muito de ler o que todas as suas amigas escrevem aqui.

Bjs pra todos

Zeds

Suzi disse...

Ô, Momô,
tem dia que é uó, né?
Mas passa. Tudo passa. Vamos olhar as estrelas.
;o)

Suzi disse...

Miguel, quando desembarcar, imagine que há uma faixa enorme, no aeroporto. Nela, as minhas palavras:
SEJA BEM-VINDO, J.MIGUEL!!!

Se eu pudesse, estaria lá para pregar a faixa e dar as boas-vindas. Já que não posso... Fica o carinho!

Beijos e boa viagem, querido!
:o)

Suzi disse...

Taia, querida,
receber sua ligação foi tão bom...
Você é mesmo especial.
Amo-te, amo-te, amo-te!!!
;o)

Suzi disse...

Bibinha,
você detém todas as licenças!
;o)

Beijos!

Suzi disse...

Sujeito,
o receptor (re)constrói o sentido, não é mesmo?
;o)

Suzi disse...

Zeds,
você é ótima!!!!!
;o)