Pouco me importa. Pouco me importa o quê? Não sei: pouco me importa.Alberto Caeiro
Pouco me importa. (24-10-1917) - Poemas Inconjuntos
Pouco me importa. (24-10-1917) - Poemas Inconjuntos



Que a pessoa mais bonita
Se você acha que comida trabalhosa é a que faz sucesso, está bem enganado. Comida gostosa e que faz sucesso é aquela feita com amor. E, no meu caso, com amor e praticidade. Minha mãe sempre gostou de cozinhar. Festa, pra ela, é ter a casa cheia. As mesas, lá em casa, eram sempre grandes, de forma que pudesse abrigar muita gente, e sempre havia sofás pela sala, onde mais gente pudesse sentar e almoçar. Ainda é assim, até hoje. Delícia! Não tenho os dotes culinários da minha mãe, mas domingo eu estava aqui, meio sem vontade de ir pra rua, gastar dinheiro almoçando fora, mas também sem a menor vontade de me enfiar na cozinha por horas. Então, caí no fácil-fácil-gostosinho. A lentilha eu já havia trazido da casa da mamãe, no sábado à tarde. O arroz, cheio de alho dourado no azeite extra virgem, fiz em dez minutos. Um bacalhau que N. havia deixado já dessalgado e desfiadinho, foi o mote para o almoço que me rendeu elogios.É assim que funciona:
Começo aqui a minha grave função homérica. Minha memória é um chão todo juncado de clássicos e peladas fenecidos. Antes, porém, de exumar os velhos jogos, preciso explicar toda a minha dramática relação com o Fluminense. Sou Tricolor, sempre fui Tricolor. Eu diria que já era Fluminense em vidas passadas, antes, muito antes da presente encarnação. Vejo-me em Aldeia Campista, garoto de pé no chão e calça furada. Teria quatro anos, se tanto. 1916. A Primeira Grande Guerra ainda matava milhares, ainda matava milhões. E como então se promovia mundialmente o bigode do Kaiser! Esse bigode era o grande assunto da caricatura, em todos os idiomas.
Hoje, ela faria 39 anos.
Outra coisa bastante interessante foi ver a restauração das peças de cerâmica, dos cântaros, dos pratos e vasos, azulejos; as jóias... Um tal de torques, que era um tipo de colar todo em ouro maciço, minuciosamente decorado, lindo mesmo, com detalhes em rosas de pétalas trabalhadas, e que era uma jóia belíssima e de simbologia. Guerreiros, inclusive, a usavam.
E há uma escultura de quase dois metros, em granito!, na qual se pode ver um desses guerreiros, de torques.


Hoje é aniversário da Sandra, do Bienvenues Chez Sandra et Evaldo.