quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Regras de Conduta no Trabalho

Minha primeira graduação foi em Pedagogia. Com a habilitação em Administração Escolar e uma Pós em Psicopedagogia, eu e minha irmã, que era formada em Psicologia e estava cursando Pedagogia, idealizamos um lugar onde pudéssemos colocar em prática nosso conhecimento e nossos sonhos. Montamos nossa "pré-escola" - como se chamava a Educação Infantil, uns anos atrás. Muito bons tempos!

Sempre gostei dessa parte de Administração. Uma certa aptidão para a liderança que nós três, eu e meus irmãos, herdamos de nossa mãe. Aprendi muita coisa, na faculdade; coisas que usei naquele tempo e pratico até hoje, no cargo que exerço, agora na área jurídica. Mas o grande lance é que certas coisas você não aprende nas salas de aula... É a experiência que ensina. O tal "pulo do gato", a "receita do sucesso". Você aprende muita coisa por experiência própria ou pela experiência dos outros. Estas dicas, por exemplo, que seguem aí abaixo... Ninguém me ensinou na sala de aula o segredo de uma empresa de sucesso, com empregados dando o seu máximo e um empregador satisfeito. Pra mim, agora é tarde... Mas você, profissional de outra área (sim, por favor, salve as escolas), que pensa em abrir seu próprio negócio, comece bem! Comece estabelecendo regras de conduta no trabalho, para seus empregados. Depois, é só conferir o sucesso do seu empreendimento! Vamos lá:

INDUMENTÁRIA:
Informamos que o funcionário deverá trabalhar vestido de acordo com o seu Salário.
Se o percebermos calçando um tênis Prada de US$350 e carregando uma bolsa Gucci de US$600, presumiremos que vai bem de finanças e, portanto, não precisa de aumento.
Se ele se vestir de forma pobre, será um sinal de que precisa aprender a controlar melhor o seu dinheiro para que possa comprar roupas melhores e, portanto, não precisa de aumento.
E se ele se vestir no meio termo, estará perfeito; logo, não precisa de aumento.

AUSÊNCIA DEVIDO À ENFERMIDADE:
Não vamos mais aceitar uma carta do médico como prova de enfermidade.
Se o funcionário tem condições de ir até o consultório médico, pode vir trabalhar.

CIRURGIA:
As cirurgias são proibidas.
Enquanto o funcionário trabalhar nesta empresa, precisará de todos os seus órgãos, portanto, não deve pensar em remover nada.
Nós o contratamos inteiro.
Remover algo constitui quebra de contrato.

AUSÊNCIAS DEVIDO A MOTIVOS PESSOAIS:
Cada funcionário receberá 104 dias para assuntos pessoais a cada ano.
Chamam-se sábado e domingo.

FÉRIAS:
Todos os funcionários deverão entrar em férias nos mesmos dias de cada ano.
Os dias de férias são: 01 de janeiro, 07 de setembro e 25 de dezembro.

AUSÊNCIA DEVIDO AO FALECIMENTO DE ENTE QUERIDO:
Esta não é uma justificativa para perder um dia de trabalho.
Não há nada que se possa fazer pelos amigos, parentes ou colegas de trabalho falecidos.
Todo esforço deverá ser empenhado para que não-funcionários cuidem dos detalhes.
Nos casos raros, onde o envolvimento do funcionário é necessário, o enterro deverá ser marcado para o final da tarde.
Teremos prazer em permitir que o funcionário trabalhe durante o horário do almoço e, daí, sair uma hora mais cedo, desde que o seu trabalho esteja em dia.

AUSÊNCIA DEVIDO À SUA PRÓPRIA MORTE:
Isto será aceito como desculpa.
Entretanto, exigimos pelo menos 15 dias de aviso prévio, visto que cabe ao funcionário treinar o seu substituto.

O USO DO WC:
Os funcionários estão passando tempo demais no toalete.
No futuro, seguiremos o sistema de ordem alfabética.
Por exemplo, todos os funcionários cujos nomes começam com a letra 'A' irão entre 8h e 8h20, aqueles com a letra 'B' entre 8h20 e 8h40 etc.
Se não puder ir na hora designada, será preciso esperar a sua vez, no dia seguinte.
Em caso de emergência, os funcionários poderão trocar o seu horário com um colega.
Ambos os supervisores do funcionário deverão aprovar essa troca, por escrito.
Adicionalmente, agora há um limite estritamente máximo de 3 minutos no box.
Acabando esses 3 minutos, um alarme irá tocar, o rolo de papel higiênico será recolhido, a porta do box abrirá e uma foto será tirada.
Se for repetente, a foto será fixada no quadro de avisos da empresa sob o título "Infrator Crônico".

A HORA DO ALMOÇO:
Os magros têm 30 minutos para o almoço, porque precisam comer mais para parecerem saudáveis.
As pessoas de tamanho normal têm 15 minutos para comer uma refeição balanceada que sustente o seu corpo mediano.
Os gordos têm 5 minutos, porque é tudo que precisam para tomar um "Slim Fast" e um remédio de regime.

Muito obrigado pela sua fidelidade à nossa empresa.
Estamos aqui para proporcionar uma experiência empregatícia positiva.
Portanto, toda dúvida, comentário, preocupação, reclamação, frustração, irritação, agravo, insinuação, alegação, acusação, observação, consternação e "input" deverá ser dirigida para qualquer outro lugar.

Tenham uma boa semana.
A Gerência

6 comentários:

Lilica disse...

Hahahá! Muito bom! A do banheiro é a melhor! Tô imaginando a foto dos meus colegas de trabalho!!!! Rsrsrsrs! Nada como o bom humor pra começar bem o dia! beijão Suzi

Anônimo disse...

Só faltou assinar "Adolf Hitler - CEO"...rs.

Anônimo disse...

Putzz, ainda bem que eu não tenho que seguir essas regras ;)
Hehehe, férias coletivas e bem baratinhas pro empregador, rsss

lindo dia bunita
beijos

Mariah disse...

a lista é quase perfeita porém esquece de mencionar questões relacionadas a licença maternidade e paternidade, greve de ônibus, vale transporte e alimentaçao...esse tipo de "benefício" realmente é um abuso.

Amigao disse...

Eu não conhecia estas regras.Muito bom mesmo.
Agora imagine aqui na agencia que publicaram estes dias na intranet a "Nova Politica Interna".To com medo de ler aquilo.

Beijão

Anônimo disse...

O quê que é isso, minha gente?!
E eu pensando que era sério... Tome tenência.
Logo eu que estou até tendo pesadelos sobre o trabalho e ainda por cima tb sou chefe (só mesmo naquele lugar para a gente ser chamada de "chefe").
Bjs