quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

Uma rápida visão da cidade de hoje

O "Queen Mary 2" ancorou esta manhã, no porto do Rio de Janeiro. E já partiu esta noite, por volta das seis. O maior transatlântico do mundo! Com 345 m de comprimento e altura equivalente a um prédio de 23 andares, o QM2 chegou e partiu num dia chuvoso, em pleno verão... É muito grande. Enorme e lindo. Motoristas que passavam pelo viaduto da Perimetral, hoje de manhã, paravam o carro para fotografar. Eu, perita em tirar fotos dirigindo, não precisei disso. (A da volta, com o QM2 se deslocando, foi M. quem tirou.) O transatlântico partindo e aquele mundo de gente lá em cima, se despedindo do Rio. Que pena... eles não viram o céu mais azul do mundo!


Enquanto isso, em razão do Foro Consultivo de Municípios e Estados dos Países do Mercosul, homens camuflados, caminhões, jeeps, e armamento pesado em toda a extensão da Linha Vermelha. A opinião das gentes? Sensação de maior segurança. Eu, na verdade, sinto um misto de horror e compaixão. Não gosto de ver as armas. E tenho compaixão daqueles meninos, que carregam armamento de guerra, sem preparo específico para as guerrilhas civis dos bandidos da Maré. Que Deus nos proteja a todos.

10 comentários:

Anônimo disse...

Quando passou por cá, o navio também provocou o maior alvoroço. Este ainda não visitei por dentro. Quanto ao reforço da segurança, imagino que não queiram correr riscos. Tudo o que o Rio não precisa agora é que algo corra mal. Mas percebo o teu princípio, às vezes, um policial mal preparado pode ser também uma ameaça. Bjos de boa noite!

Suzi disse...

É, Miguel, por dentro, tampouco eu estive lá. Mas sabemos que é um luxo só! E imagino a tristeza e decepção do pessoal, que queria ter um típico dia de turista no Rio de Janeiro...

Quanto aos meninos do Exército, são tão jovens... tenho mesmo compaixão.

marta r disse...

Um dia no Rio? SÓ UM dia? Que desperdicio!!!!!!!

Miss K. disse...

Suzi, amei seu blog. Ao ver todas essas fotos do Rio, em particular as da praia, me deu uma saudade imensa dos dias que passei aí. Sua cidade é, mesmo, maravilhosa. Seu país é lindo demais. A vida vive-se melhor, aí...

Minhas três vezes no Rio, sempre em casa de amigos, me deram as férias da vida - a primeira vez com direito a "lua-de-mel" em Paraty; no carnaval passado os dias mais loucos de sempre; em Novembro, Búzios durante o festival de cinema e os melhores restaurantes do Rio, pela mão do meu namorado querido...

Um dia, que não está longe, eu vou morar aí.

Custódia C. disse...

Tembém vi passar o gigante da janela da minha cozinha :)

O sol hoje já voltou, verdade?
Espero que fique por muito tempo!

Suzi disse...

Pois é, Martinha... um dia e só.
:o\

Suzi disse...

Miss K,
quantas palavras doces e carinhosas!
Que bom que você gostou daqui e que beleza ter trazido uma saudade boa ao seu coração com as fotos do Rio e das praias.
Paraty é uma delícia. Aquela região toda, incluindo Angra dos Reis! Mas Paraty é cidade histórica, então tem uma beleza diferente, acolhedora mesmo!
Festivais de cinema são bem bacanas, por aqui. Vale mesmo, a vinda. E o Carnaval... Bem, acredite se quiser, pra mim, o melhor do Carnaval é justamente poder sair do Rio por uma semana ou dez dias, e descansar num lugar sem barulho! rs*

Sempre que vier será bem-vinda. No blog e no Rio. Sabe que até o Cristo Redentor está de braços abertos, não é mesmo? E quando vier de malas e tudo, avise-nos, para a recepção!!!

;o)

Suzi disse...

Ccc, o sol voltou, sim. Das oito às nove e meia. Pfff!!! Já sumiu.
Caraca!!!
:o))

Anônimo disse...

Que grandão! Que vontade de embarcar! Beijos

Suzi disse...

É, Lilica. Mó vontade, né?!