terça-feira, 2 de janeiro de 2007

No final não adianta

Outro dia estava conversando com uma amiga, aqui em casa. A certa altura do papo, ela me disse: "Eu e a M. fizemos uma aposta." Depois, riu-se.
Eu não quis perguntar qual era e ela não fez questão de contar. Com uma certa curiosidade, e imaginando a aposta, eu afirmei: "E você ganhou!" Ela riu, mais uma vez. Depois me disse: "Não. Nós apostamos a mesma coisa."
E resolveu revelar: "Nós apostamos que D. e M. vão terminar juntos."

O restante da história nem vem ao caso, mas a conversa me sugeriu uma reflexão.
Histórias de amor... Algumas são mal contadas, outras são cortadas... mas que tipo de história de amor é essa onde as pessoas apenas "terminam juntas"?? Ora, ora, o tipo de amor que eu não quero. Porque a beleza do conto não é o "terminar juntos"; é o viver, o processo, o caminho, a viagem. Não é o destino, não é a chegada. Não é o final. O bacana não é você começar junto? Ou pelo menos pegue uma carona no meio do caminho. Mas só ficar junto no final? Sei não...

"Terminar juntos" não é meramente "força de expressão". Não é uma expressão que se fez por acaso. Ela vem da idéia de que os passos podem trilhar caminhos diferentes a viagem inteira, mas, "no final", vão se encontrar. E quem é que quer um amor de final de estrada? Você?? Porque eu não quero. A graça é se divertir no percurso, nas paradas, chegar junto. Não quero marcar encontro no ponto em que tudo termina...

26 comentários:

Nina Souza disse...

é verdade, eu nao quero só terminar junto não... quero caminhar de mãos dadas pela estrada da vida.

amar loucamente todos os dias a mesma pessoa é uma coisa indescritívelmente feliz. mas isso é coisa pra inicio, meio e fim... não pro fim apenas. é construir vida, destino, juntos.

E sobre o seu comment no meu blog.. kkkkkkkkk... eu estava na região dos lagos, em buzios... quando nao tava mesmo sol, tava um nublado com o mormaço pegando forte. Aliás vê no meu flog (fotolog.net/ninaly) depois o camarão que tou xD

bjs querida!

Suzi disse...

Pois é, Nina. Curta então, aí, seu amor na estrada de Búzios para o Rio e nas demais estradas da vida!
;o)

(Eu achei que o Papai Noel tinha te dado um sol particular de presente, pra você levar na bolsa. Mormacinho rolou aqui no sábado. Mas sol??? Já até esqueci se ele é redondo ou quadrado... Que falta ele me faz... rs*)

Anônimo disse...

xiiiiiiiiii...nem quero pensar a respeito que é pra não baixar o meu astral....

qto a AR: nenhuma notícia. T. me ligou e disse que hj iria passar pela casa dela e que me daria notícias. qq coisa te aviso, ok?

beijo grande

Suzi disse...

Moniquete, "prarriba"!!!! Nada de baixo astral! "Alegria, alegria!!!" (cantaria Caê)

...........
Tá ficando sinistro, isso, hein?
de todo modo, dia 5 esteja em casa, né? rs*

Anônimo disse...

Terminar juntos soa-me, neste caso, à falta de coisa melhor. Por hábito. Porque lá atrás, no devido tempo, não se arriscou. Porque mais vale terminar juntos, ainda que sem chama, do que sozinho.
Tem um bom dia!

Custódia C. disse...

Pertinente essa tua observação. O importante mesmo é que o que se vive junto, seja bom....

marta r disse...

É, Suzi, a expressão "terminar juntos" sugere um final, um fim de linha ou de qualquer coisa. E isso não tem piada nenhuma.
Nunca tinha pensado nestes termos mas acho que tens razão.
O interesse da vida está mesmo no caminho não na chegada.
Bjs
(tu és uma filósofa!!!)

Suzi disse...

Miguel, acho que você disse tudo: "Porque lá atrás, no devido tempo, não se arriscou."
Assim não vale, né?

Um beijo.
Recebi um e-mail delicioso de Martita. E ela tem um segredinho para te contar!
;o)

Suzi disse...

Ccc,
mesmo que a gente se arranhe, se machuque, canse no meio do caminho... é melhor caminhar junto do que chegar limpinho, sem nenhum arranhão, cabelinho no lugar, e só encontrar o outro no final da estrada. Eu acho muito sem graça...

;o)

Suzi disse...

Martinha,
"tu és uma filósofa" fez-me morrer de rir...

Tu és um barato!!
;o)

Jana disse...

Pois é querida, sem muito o que dizer, apenas que vc esta certissima, ou percorre o caminho todo comigo ou não, pq pra me encontrar la no fim, não quero.

Perfeito.

Beijos

Anônimo disse...

Não quero terminar..quero continuar juntos, simples né?
Lindo dia,bunita
beijossssssssssss

Gioconda disse...

Amiga querida! Estou de volta.
Meio preguiçosa, mas pronta pra comentar isso aqui: não acho que um amor no fim da vida seja ruim. Ainda assim é um amor. E conheço muitos que surgem no inicio da vida e até duram "pra sempre" mas afundados numa monotonia só.´Pronto, é o que eu acho deste casal aí que vc fala. Acho que pode ser bem interessante. :)
beijocas e um ano perfeito pra vc!

Suzi disse...

Jana,
é meio cômodo, também, seguir acreditando que "haja o que houver, no final terminaremos juntos", não??

;o)

Suzi disse...

Marcinha,
eu sei o bem o que tu queres dizer, mocinha...
;o)

Beijos!!

Suzi disse...

Bem-vinda de volta, Gio querida!!
Será que vale mesmo um belo "the end" só pelo "the end"??
Ai... sei não...
Bem, "cada caso é um caso". Numa história que envolvesse Brasil e Argentina, por exemplo... o que você me diria??
hohohohohoho!!!

(como diria Moniquete: "adoro uma piadinha interna..." ah! mantenha-me atualizada, valeu? rsrsrsrs)

Taia disse...

COMEÇAR JUNTOS, SEMPRE.
Hoje faço 12 anos de conhecimento do meu M.
Estamos sempre começando, e hoje começamos novamente...
E isto pra mim é muito bom, caminhar pela vida de mãos dadas...
Suzi...saudades de tu!
beijo enorme Tri, te amo!

Gioconda disse...

Hummm vc não me entendeu mas eu tb não me expliquei bem. O caso é que não é um "the end" só pelo "the end". É que os dois vão amadurecer para enfim estarem em sintonia. E às vezes isso só acontece tempos depois. Não com o pé na cova né garota!!! hahahahaha.
Brasil e argentina não jogam nunca mais! hohohoho

Suzi disse...

Taia, hoje fazemos aniversário de casamento???
Ops!! Não. Aí já é demais, né? trigêmeas tem o mesmo pai, a mesma mãe, e tal. Mas o mesmo marido não, né?

Então, vamos lá:
HOJE VOCÊS FAZEM PARABÉNS DE CASAMENTO?? 12 anos, irmãzinha???
Uia, uia, uia, 12 vezes!!!
Ó, isso não é pra qualquer um não. Então, comemorem com alegria e banho de chuva!
Que a compreensão seja a basee que vocês sejam COMPANHEIROS um do outro. essa brincadeira só tem graça se for assim.

Beijos!
;o)

Suzi disse...

Gio,
é, tipo assim, dois meses antes do enterro deles? ahahahahaha!!!
eu continuo achando que o tema dessa união vai ser a música do Zeca:
"sobrou pra mim o bagaço da laranja, sobrou pra mim o bagaço da laranja".

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Beijos, tri!
Viu, que nossa tri tá de 12 anos, hoje?? Que coisa, hein?! Ela podia trazer bolinho de bacalhau, pra comemorar com a gente, né?
:oP

Anônimo disse...

Suzi, a danada da Martinha ainda não me disse nada... Mas tem desculpa, pois eu hoje estive afastado durante boa parte da tarde. Amanhã ela não me escapa. Quero saber qual é o segredo!

Suzi disse...

Ela tem um segredinho pra contar e outras coisinhas.
:o)

Pode cobrar!

Anônimo disse...

=:o?

Suzi disse...

(risos)

Taia disse...

12 anos que conheço a peça, casamentoé em outubro e serão 10 anos!!!!!!
aff...
hahaha

Suzi disse...

Tudo é festa, Taia.
Ainda mais depois daquela declaração de amor lá no puramagia...
Aêeeeee!!!!!

;o)

Beijos pros dois!