segunda-feira, 18 de dezembro de 2006

O melhor, seja lá o que for

Na terça-feira eu passei e os vi trabalhando.
Imaginei que não podem ter acrofobia e que têm de fazer seu trabalho com perfeição para não ter de refazê-lo antes do tempo.
Na quarta-feira eles ainda estavam lá. É um trabalho demorado, que exige cuidado, prudência e, até, eu diria, coragem.
Então eu queria vê-los de perto... É admirável, o trabalho que fazem, porque se há uma coisa que me incomoda - não importa a distância, basta que eu perceba - são vidros sujos.

Há alguns prédios no centro do Rio que são como espelhos, na fachada. Quem passa pelo viaduto da Perimetral vê um deles; lindo, meio cobre, meio dourado, meio marrom - aí já deu um e meio! - e duvido que não olhe pra ver seu carro refletido nele! Mas é preciso que esteja limpo, brilhando, pra que o efeito seja belo. E pra que esteja sempre limpo e brilhando, aqueles homens precisam estar lá.


E então eu queria vê-los de perto; eles, que ali, amarrados em seu equipamento de proteção, cuidavam da beleza de um prédio de mais de 20 andares, na Av. Franklin Roosevelt.
No primeiro dia eu fotografei de longe. No segundo, do mesmo lugar, exatamente do mesmo lugar onde eu me encontrava no dia anterior, ainda de dentro do carro, parada no sinal, eu usei um pouco do zoom, e aí pude ver "de perto" os corajosos operários. Eles nem de longe imaginam que são percebidos; não sabem que são observados; muito menos que o seu trabalho ajuda a tornar mais bela a cidade que já é naturalmente maravilhosa...


Pra você ver como o seu trabalho, seja ele qual for, é fundamental para o mundo continuar girando!
"Tudo o que te vier às mãos para fazer, faze-o conforme as tuas forças." - Eclesiastes 9:10
Faça o melhor, do que quer que você faça.

27 comentários:

Taia disse...

Que legal!
Esse prédio que vc falou é lindo mesmo, e sempre que passo eu procuro meu carrinho nele refletido.
E esses caras tem que ter um quê de loucura...não subo nesse bagulho mesmo!
Boa segunda Tri! Quer ir ao funk? hehe

Anônimo disse...

Suzi, eu ia jurar que um deles está a olhar para a câmara (rs). És, sem dúvida, uma óptima contadora de estórias e uma observadora muita atenta do quotidiano.

Alba Regina disse...

querida ... morrrrro de medo de altura. sério mesmo. o bondinho, sabe? só subo de olhos fechados. que deus os proteja! ( vem cá, me manda um e-amil explicando o tal "trauma"? tô beige de curiosidade!) beijo beijo. ;)

Luis disse...

É curioso que eu penso sempre nas pessoas que nos recolhem o lixo. São anónimas... vêm durante a noite... não os vemos... mas quando falham um dia lembramo-nos logo deles... TODOS os trabalhos são importantes, por vezes, temos é a mania de subvalorizar alguns... né?
;)

Luís F disse...

Alto risco, sem dúvida... Jamais poderia ter um trabalho assim, morro de vertigens... Em tempos trabalhei numa torre de 15 andares e lá estavam eles, tal como a tua foto retrata, como se estivessem com os pés bem assentes na terra. Não posso concordar mais contigo quando referes que qualquer trabalho é válido… Ah! E adoro estas incursões quotidianas…

marta r disse...

É uma profissão original, sem dúvida. Mas absolutamente indispensável: o que seria do visual das nossas cidades sem estes profissionais?

Custódia C. disse...

Também eu me delicio com estes teus registos de observação!.
E sim todo o trabalho é importante e aqui está a prova disso. Mas é mesmo necessária muita coragem para este trabalho !

rps disse...

Eu acho que esse trabalho não fazia...

Frederico disse...

E eu descobri onde vc trabalha...

Frederico disse...

porque também trabalho lá.

Anônimo disse...

confesso qu não li nada.. vim só deixar meu beijo de segunda, boneca

Suzi disse...

Ahahahahaha!, Taia! Eu sabia que eu não era a única louca a me olhar naquele espelho!!

--
Funk? Fala sério, mulher!

Unknown disse...

É... se cada um de nós cumprir a sua missão e/ou obrigação, todos viveremos num mundo melhor!

Um beijo de boa noite

Mosana disse...

eeeeeeeeee
então não sou a única que fica viajando vendo estes caras limpando esses prédios "espelados" enormes.. fico pensando que trabalhar num treco desses deve ser adrenalina full time né?
espero que a segurança dos caras esteja em dia...
beijocas e boa semana

Anônimo disse...

Muito legal admirar essa belezura pelo seu ângulo de visão.
linda noite,bunita
beijossssssss

Suzi disse...

Miguel, será???? rsrsrsrsrs

Fico feliz com o que considero um elogio seu. Afinal, essa arte pertence aos jornalistas e afins. Eu sou mera amadora...
;o)

Suzi disse...

Bibinha,
eu acho que não tenho medo de altura, já que adoro passear no bondinho do pão-de-açúcar. Mas num negócio desses aí eu não subiria, jamais! Ah! se fosse pra fotografar a cidade, num novo e diferente prisma, eu acho que iria, mas bem rapidinho. Nem conseguiria bater papo como fazem so dois, lá.
;o)

Quanto ao trauma, eu falaria bastante nele, não fosse um trauma... rs*

Suzi disse...

Verdade, Lad. Os que recolhem os lixos nas ruas, no escritório, no edifício onde a gente mora... Indispensáveis. Às vezes nem recebem um "bom dia!", de cumprimento.
:o(

Suzi disse...

Luís, o curioso é isso. Eles estão lá em cima batendo papo, como se estivessem com os pés no chão!!
Caramba! Que sangue frio!!
rs*

Suzi disse...

Martinha,
nem nos veríamos nos espelhos das ruas! E olhar-se no espelho é fundamental!!

Suzi disse...

Luís, e CCC,
bom saber que vocês gostam, tanto quanto eu, dos registros dessas cenas do dia-a-dia.
Cada um que passa e vê u'a mesma cena, pode ter percepções diferentes das mesmas coisas. Registrá-las pode ser interessante.

Suzi disse...

Rps,
não fazia pelo medo da altura ou porque se distrairia olhando-se no espelho???

;o)

Suzi disse...

Frederico,
as capas cor de rosa facilitam, né?
:o)

Suzi disse...

Moniquinha, hoje também não visitei NINGUÉM! Não li nada, não vi nada, nem sequer pude responder durante o dia os comentários deixados aqui. Praia e visitas em casa, para o jantar. Foram-se agora, à meia-noite. Perdôo-te, se me perdoares.
;o)

Suzi disse...

Boa noite, Clau.
Cada um com seu cada um, né?
;o)

Suzi disse...

Ahaaaa! Você também, Momô??
Não é um barato vê-los ali? Bem, eles lá e eu cá, é claro. Muita adrenalina, e muita coragem.
Vivam eles!!!

Suzi disse...

Linda noite pra você também, Marcinha-Clarinha-Loirinha-Lindinha!