domingo, 27 de agosto de 2006

Efeito Borboleta


Enfim, vi hoje o filme que queria ter visto domingo passado.
"Efeito Borboleta" prende sua atenção do começo ao fim. Faz você refletir, pensar em como tudo poderia ter sido diferente, se...
E então você "viaja".

Um final não-previsível. Um elenco muito bom, com crianças fantásticas, interpretando muito bem, e a curiosidade de que pouquíssimas vezes usaram dublês, porque os atores, inclusive as crianças, quiseram fazer todas as cenas e fizeram mesmo, praticamente todas! Outra curiosidade: a cena no presídio foi gravada num presídio de verdade, em Washington, e os figurantes eram mesmo presidiários. Realidade cruel. Cenas fortes.

Fiquei estatelada no sofá, quando o filme acabou. A cabeça girando. As idéias, a imaginação fluindo e criando presentes e futuros diferentes.

Mas, até em contradição com os depoimentos colhidos (nos "extras" há um material interessante), percebi que o filme adota uma dinâmica linear, e são as grandes mudanças no passado que causam as grandes mudanças no futuro - quando na teoria do caos, no tal efeito borboleta, o sistema é não-linear; é caótico: qualquer pequena mudança traz enormes conseqüências. Um simples bater de asas de uma borboleta é capaz de causar um tufão no outro lado do mundo...

O grande lance desses filmes que nos põem a pensar nessas coisas, é que você fica um tempão viajando: e se eu não lavar a louça hoje, que grande mudança isso irá causar no futuro?? (no meu caso: e se eu lavar???) rs*; e se eu for à pracinha buscar um filme pra ver?? e se...? e se...??
E você vai dormir pensando. E se bobear, até sonha!

2 comentários:

Alba Regina disse...

mariana acabou de ler seu post comigo e concordou com vc disse q é bom demais...vou pegar pra ver! beijo. ;)

Suzi disse...

Pega, sim. A cabeça dá voltas!!! Quase que literalmente! rs* Prepare-se.
Bjins!!