segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Quais são os seus planos?


Em 2008 fiz uma viagem adorável. Na volta, a ideia era repetir em 2009, com outro roteiro, e por um período maior - dezessete dias.
Não aconteceu. Em compensação, aconteceram outras coisas incríveis, inclusive aquela maravilhosa viagem de três semanas pra Québec, incluindo Montréal.

Essa é a primeira lição que, se você ainda não aprendeu, o Senhor Zero Dez quer ensinar a você: não se entristeça por sonhos que não se realizam nem se aborreça com os planejamentos que não deram certo. Você não sabe o que está guardado pra você mais adiante...

E então acontece que havia os planos das férias, de 07 de janeiro a 05 de fevereiro/2010. Também furaram. Não é a primeira vez que isso me acontece. Mas, tudo bem. Se, por um lado, preciso trabalhar dia sete, quinta-feira, por outro, provavelmente, conseguirei uns dias de folga, no decorrer do mês... O planejamento de férias ficou alterado, mas, quem sabe, haverá coisas melhores, mais adiante. Não se trata de mera resignação. É o exercício de transformar o óbvio no inesperado.

E nessa linha do inesperado, de repente eu dou um pulinho ali na terra de "los hermanos", nuns desses dias de folga, saboreio "una media luna de dulce de leche", um sorvetinho da Freddo, e janto em Puerto Madero... Quem sabe descolo uma tarde em Punta del Leste?? Um passeio pela Casapueblo e pela Ilha dos Lobos? Ou, vai saber, eu termino ficando em casa e pegando praia e por-do-sol à beira-mar todo dia? Sabe-se lá, de repente vou parar no Nordeste do Brasil, quem sabe termino caminhando sem rumo pela Rambla de Montevideo, ou me acabo no Mercado del Puerto. São desejos. Bons desejos.

A segunda lição é esta: não crie expectativas. Apenas deseje que as coisas aconteçam. Se não rolar aquilo que você desejou, tudo bem. Você levanta, sacode a poeira, ri, e segue adiante. Começa de novo. Faz novos planos. Novos desejos. Mas se houver expectativa e alguma coisa não sair de acordo com o que você queria... ah, meu amigo... você vai desaguar no mar da frustração. E o Senhor Zero Dez vai ficar muito aborrecido com você!

9 comentários:

guiga disse...

FELIZ 2010!!!
Proibidas as frustrações, haja alegria e saúde e paz e amor!
Tudo de bom, suzi!
Beijos *.*

Mariah disse...

já cantava o poeta...navegar é preciso!

Suzi disse...

Tudo o que há de bom é o que eu te desejo, Guiga!! E recomeços. Quantos forem necessários!!
Feliz zero dez!!

Suzi disse...

E às vezes... literalmente, Mariah!!
;)

Estava Perdida no Mar disse...

Suzi, um ano dourado 2010 pra vc. Te desejo tudo de melhor. Espero que possamos nos conhecer, finalmente, este ano. Beijocas

Suzi disse...

Isso aí, Perdidinha!! Vamos ver se a gente para com essa mania de carioca de "vamos marcar..." e que não marca nunca, né? rsrsrsrs

FELIZ ZERO DEZ PRA VOCÊ TAMBÉM!!!!!
DOURADO, PRATEADO, CRAVEJADO DE DIAMANTES!!!
:o)

Custódia C. disse...

Continuando com a terapia do optimismo, eu sonho, mas não programo. Assim, o que vier à rede é peixe e por vezes peixe muito bom.
Desejo-te muitas e boas pescarias :)

Suzi disse...

Já vou pegar meu barquinho, Ccc!!
:o))

cibele disse...

não se entristeça por sonhos que não se realizam nem se aborreça com os planejamentos que não deram certo. Você não sabe o que está guardado pra você mais adiante...

to tentando não entristecer o senhor zero dez com a minha ansiedade...

E QUE VENHA O INESPERADO!!!