sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Falar e calar

"Algumas vezes, ofendemos mais com o nosso silêncio
do que com a nossa impertinência."

Nem sempre é fácil perceber quando "calar" é aquilo que podemos fazer de melhor, o mais apropriado, porque, de repente, a gente resvala para o descaso, e ofender com o silêncio talvez seja mesmo muito pior do que aborrecer o outro sendo inoportuno, no falar.

O amadurecimento, talvez, as experiências, um certo "feeling", quem sabe, tudo isso são facilitadores, pra que se saiba quando ir, e quando vir. Mais ainda: quando permanecer inerte, fingindo-se de morto, mas bem (d)esperto. Mas isto são apenas facilitadores. Você, na maioria das vezes, fica ali no limbo, naquele limite entre o saber falar e o saber calar... E depois não sabe se se arrepende de ter falado, ou se faz um mea culpa por ter calado...

Eu descobri um jeito de me sentir melhor, quanto a isso; e embora esteja certa de que, às vezes, realmente, ofendemos mais com nosso silêncio do que com a nossa impertinência, sei que é preciso estar atenta, porque não adianta falar quando o seu próximo não quer ouvir...
Nesses casos, um bilhete, umas flores, um livro chegando pelo correio, um telegrama* podem quebrar o silêncio sem o incômodo da palavra falada.


* só não use o SMS. Posso garantir que o encanto não é o mesmo.


3 comentários:

Custódia C. disse...

Por vezes a fronteira entre uma coisa e outra é quase transparente...

Bom fim-de-semana Suzi!

(Ps: ando aqui numa demanda à conta do teu PS' ... sabes que está esgotado por aqui também? Estou a aguardar a reposição, a todo o momento !!!)

Amigao disse...

Eu sempre penso nesse assunto, assim eu evito ao máximo qualquer palavra mais exaltada, qualquer desentendimento, por que depois tem que mandar flores, livros e eu nunca tenho dinheiro pra estes gastos extras.
Então eu evito, mas só pra não ter que gastar mesmo.

Beijão do amigão

Anônimo disse...

Posso usar o email???!

O pior que eu nunca sei qndo falar... =/

Suzinha querida do meu coração!!
Beijos pra ti, um feliz sábado e tudo de bom pra vc!! Tudo de bom meeeesmo!!!