quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Erraram a mão

Eu não sou publicitária, mas gosto de comerciais. Gosto ou detesto. Gosto da liberdade de expressão, mas detesto quando isso se confunde com licenciosidade, ou vulgarismo.
Vi duas vezes o comercial de umas sandálias, aí, e achei de péeeeeeeessimo gosto. Sem puritanismo, sem hipocrisia, mas eu realmente não sei o que passa "na cabeça" de certas agências que aprovam uma propaganda dessas...
Pra ser moderno você não precisa ser vulgar. É muita forçação de barra colocar uma senhorinha de 84 anos incentivando a neta adolescente ao sexo casual. E mais: num comercial de sandálias. Tem cabimento?

Não à toa, veio a pressão dos próprios consumidores (e, na boa, não acho que é fingimento, simulação ou falsa devoção) que, como eu, acharam ridícula a propaganda e a mensagem veiculada. E hoje sai a notícia: o comercial foi retirado do ar, pela própria agência, que se rendeu.
Bem feito.
Não sabe brincar, não desce pro play.

Segue aí o nome da agência metidinha a moderna, só pra você saber: AlmapBBDO.

9 comentários:

Amigao disse...

caramba...eu achava o comercial bem bonitinho antes de ler seu post.

Este foi o 69º comercial para Havaianas feito pela Almap BBDO, Clovis Mello dirigiu 68 deles e segundo ele, os comerciais de Havaianas são como filhos. Tem uns mais bonitinhos, outros mais feinhos mas ele ama todos de forma igual.
Ok, acho então esse filho aí é bem feiinho...
Beijão do amigão.

Suzi disse...

Ahahahaha!!!
Eu tinha certeza de que você viria comentar e, na verdade, eu estava mesmo esperando sua opinião, abalizada.

Cheguei a escrever, no final do post, [i]"Palavra de consumidor"[/i]; mas achei muito óbvio, porque seria igualmente óbvio que eu estaria esperando a [i]"Palavra de Publicitário"[/i]...

:)

Os comerciais das havaianas são sempre bonitinhos, pra mim. Ao menos não me recordo de nenhum outro feinho, além desse. Não. Esse não é feinho. É de mau gosto, mesmo. O comercial é tão ruim, Amigão, que eu vou te contar: não foi pra não fazer propaganda que eu deixei de escrever o nome HAVAIANAS... Foi porque, simplesmente, eu não me lembrava do que era o comercial... Fazia propaganda de que, mesmo??? Eu só lembrei que era "de umas sandálias, aí", porque li na matéria que contava da retirada do ar. Só. Não lembrei do slogan da campanha, do produto... Nada. Só me impressionou (a mim e a milhões, parece), o mau gosto.

E eu aprendi, em algum lugar (não sei onde, já que nunca fiz ESPM ou algo do gênero, nem trabalhei com publicidade), que se você se lembra do comercial mas não se lembra do produto que ele vende... esse não é um bom comercial. Mesmo que seja lindinho.

Então, meu caro publicitário amigão, que diacho esse senhor Clovis tinha na cabeça? Ou ele não dirigiu justo esse último, ou ele ficou empolgado com o número de série do comercial, ou ele perdeu a noção, ou tá na hora de parar... porque esse papo de filhinho feio e filhinho bonito é história pra boizinho feio dormir...

kkkkkkkkkkkk

Beijão, Amigão!!

Amigao disse...

Pois é...ninguém lembra o produto mas vão lembrar agora diante de tanto estardalhaço e provavelmente as vendas vão subir.
A gente pensa que não, mas é tudo estratégia de marketing.
Quando a gente pensa que eles erraram a mão eles estão é seguindo um plano de vendas, etc,etc.Tudo combinado. "A gente pôe o filme no domingo e tira na quarta". Veja que nem esperaram alguém acionar no CONAR, a própria agência tirou do ar, para criar mais impacto ainda.

Suzi disse...

Meleca. rs
Ainda se dão bem. hohohoho!!
Mas parece que tem processo no CONAR, sim.
Vocês, publicitários... calculistas! hehehehehe

Anônimo disse...

legal, gostei do seu blog!

bj

Estava Perdida no Mar disse...

Eu gostei da ideia em si...sem usar o falso moralismo. Acho q o q ficou fora do normal é pq não tem relação com o produto.

Suzi disse...

Seja bem-vindo, Sr. ou Srª. Anônimo(a).

Suzi disse...

Perdidinha, isso me lembrou aquela pérola: "O problema, não é o casamento em si; é o casamento em mim."

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


Beijos, moça! saudades!

Anônimo disse...

estranho, conheço sua voz ou estou enganada? ah sei lá, liga nao!

bj, bom domingo pra vc aí! rs..