quarta-feira, 14 de maio de 2008

Leo Buscaglia

"Quando eu era um garoto pobre do gueto de Los Angeles, sonhava em ir para a universidade e ser professor - um desejo aparentemente impossível, dada a nossa condição financeira. Minha mãe, que tinha também seus sonhos, era sempre mais realista quando se tratava dos sonhos dos filhos. Ela queria que eu fosse barbeiro. 'As pessoas sempre terão cabelos', argumentava ela com muita lógica. 'Está sempre crescendo. Sempre vão precisar de um bom barbeiro. Não pode falhar.'

Eu era um garoto teimoso e recusei-me a abandonar o meu sonho. Achei o meio de realizá-lo. Depois de cinco anos de ginásio, tornei-me professor com o salário monumental de seis mil dólares por ano. Mamãe não demorou a chamar a atenção para o fato de que, calculando pelo preço do corte de cabelo, eu poderia ganhar muito mais, sem ter perdido tanto tempo me preparando. Será que as mães alguma vez se enganam?

Não posso imaginar o mundo sem os sonhadores que têm a sensação de que tudo será melhor amanhã. Essas sensações transformam-se em uma espécie de profecia auto-realizável fazendo-nos trabalhar para melhorar as coisas.

Não estou sugerindo que comecemos a viver uma ilusão, mas é uma descoberta psicológica interessante que cem por cento dos realistas encontram-se entre as pessoas mais deprimidas da nossa sociedade. Sempre vou preferir a ilusão saudável. Se nossos sonhos nos transformam em pesquisadores ativos e participantes da vida, criando as contingências necessárias para fazer com que as coisas aconteçam, então eles podem ser as forças positivas que conduzem à felicidade e ao crescimento.

Branca de Neve nos ensina. Ela sonhou que algum dia um príncipe apareceria. Mas, enquanto esperava, em lugar de ficar limpando o chão, levou uma vida divertida com os sete anões."

5 comentários:

marta r disse...

Estou contigo, Suzi. Viva a ilusão saudável!

"Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida
Que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos de uma criança"

(António Gedeão)

Custódia C. disse...

É isso aí! Sonhar sim, mas enquanto esperamos que o sonho se concretize, vamos mas é aproveitar o que temos de bom à nossa volta!

Luís F. disse...

Também retive a ilusão saudável.

Faz todo o sentido...

:)

Sonhemos, então!

Clecia disse...

Oi, Suzi! Amei o post. Sonhar é muito bom e acho que é responsável por nos manter de pé e acreditar que tudo pode ser diferente. Mas sonhar sempre com os pés no chão, pois de nada adianta viver no mundo da lua, não é mesmo? Um abraço e boa quinta!

Éverton Vidal Azevedo disse...

Ótimo texto. A felicidade está na caminhada, e nao somente lá na frente. Felicidade é forma de viver e enfrentar a vida e mais uma porçao de coisas rs.