segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

E cai a chuva...

Basta chover de mansinho que a vida adquire outro ritmo. Alguma coisa diferente das tempestades, da chuva forte, de vento.
A chuva que cai de mansinho dá outra cadência ao tempo. Não existe a pressa de sair de casa, porque não é prenúncio de temporal; não há necessidade de esperar um pouco mais antes de pegar o caminho da rua, até que passe, porque sabe-se, não vai passar tão cedo; ela é apenas chuva que cai de mansinho e não tem hora pra acabar.

Não se pensa em apressar os passos, no meio de uma chuva fina, nem se cogita de ir lá fora tomar banho de chuva. É um outro movimento, que se estabelece. É diferente. Completamente diverso, basta olhar da janela, de onde quer que você esteja, para perceber que a vida é outra, num dia de chuva que cai de mansinho. Os homens da obra trabalham, mas não assobiam sambas-enredo do próximo Carnaval; o sibilar é do Bolero de Ravel. As empregadas domésticas ouvem notícias, no rádio, e abandonam a 98 FM, num dia em que a chuva cai de mansinho. Do forno, em cada cozinha, sai um pão de queijo. O café quentinho perfuma os ambientes e nada se faz no ritmo alucinado de um dia de sol quente ou no pianissimo típico de uma grande tempestade, quando parece que debaixo do edredon o tempo vai parar. Não se lava a varanda, porque chuva que cai de mansinho nem parece molhar; também não se lava roupa, porque não vai secar. Chuva assim, de mansinho, só lava a alma...

Pode-se pensar em tudo, num dia de chuva. Se a chuva é forte, pensa-se na tragédia, no se eu morrer, nos barrancos que se quedam, nos deslizamentos de terra; se é de vento, a chuva, pensa-se nas saias que levantam, nos cabelos que se fingem lisos e não vão resistir, no guarda-chuva que vira, no frio que faz; mas se é mansinha, a chuva que cai, só se pensa no passado ou no futuro, como se entre a vida e a morte só existisse o amor...

Num dia de chuva que cai assim, de mansinho, deseja-se um dia inteiro de boas recordações, porque a nostalgia é a única que bate a nossa porta, e se não abrimos ela fica ali, sentada, à espera, passando bilhetes por debaixo da porta, soprando melancolia pelo buraco da fechadura até que nos rendamos. E se é pra entrar, que traga boas lembranças.
Se cai um temporal, é diferente. Corre-se para trancar tudo, portas, janelas, coração... não há frestas, nenhuma tv ligada, e só se pensa na proteção. Na chuva que cai de mansinho, você sabe, o coração é o primeiro a se abrir, e nem nos barracos de pau-a-pique existem a correria, a apreensão, as orações de quem tem medo de que a casa caia. Ninguém imagina que a casa vá cair porque abrigou mais um por um dia. Mesmo que o hóspede seja a nostalgia, só até a chuva passar. Só por este dia...

Quando a chuva cai de mansinho lá fora, tudo é poesia aqui dentro; não a poesia frenética das paixões de verão com marcas de sol sobre a pele nem a poesia estrondosa de um céu cheio de raios e trovões das grandes tempestades; é a poesia acústica, do ritmo próprio de um dia em que a chuva que cai cai de mansinho.

33 comentários:

marta r disse...

Que inspirada Suzi! Belo texto. Até fiquei com vontade de apanhar uma 'chuva mansinha'...

marta r disse...

Esqueci-me de te perguntar: recebeste o meu email?

Custódia C. disse...

O que uma chuva de mansinho consegue fazer :)
Nós por aqui, finalmente, fomos brindados com um belo sol de Inverno

mir disse...

domingo. chuva de mansinho é domingo, seja em que dia fôr. e é tão bom se fôr domingo...

felizmente cá está sol, para ajudar a 2ª feira!

Nina Souza disse...

Nooooossa... fiquei apaixonada pelo teu texto. É exatamente assim. Perfeito, perfeito!!!

Dias de chuva de mansinho, em mim, faz a saudade apertar mais. Nostalgia e saudade, são os que chegam a nós.

Confesso que seu texto me emocionou, e até uma lágrima de mansinho apareceu. rs...

Posso copiar e mandar para meus amigos, por email? Juro que cito teu blog. ^^

beijos!!! parabéns, perfeito!!!

Luís F. disse...

E fez-se poesia…

Fantástico, Suzi!!! Li de mansinho para não acabar rápido….

:)

Camila disse...

... chuva me lembra tanta coisa boa que nem caberia aqui... e vc me lembrou de tantas outras! Delícia!!!

beijos daqui...

Amigao disse...

"Quando a chuva cai de mansinho lá fora, tudo é poesia aqui dentro" O mais dificil é colocar isto no papel e você conseguiu. Parabéns ficou lindo.
Pena que é segunda feira.

bjs

Anônimo disse...

Que lindo texto Suzi. Adorei! Fiquei completamente presa e, apesar de estar um dia de sol, consegui imaginar-me num dia de chuva miudinha. Lindo... :)
Beijinhos e presenteia-nos mais vezes com estas tuas prosas!
*.*

Suzi disse...

haverá mais dias de chuva mansinha por aí, martinha. curte o sol porque o inverno ainda promete!
;o)

(recebi teu e-mail, sim; e vou responder-te. estamos empatadas no quesito tempo. ou melhor, falta de tempo. LOL)

Suzi disse...

isso, custódia. aproveita os raiozinhos de sol, por hoje.
tudo inverteu-se. hoje, pra nós, em pleno verão, não há sol; nem uma pontinha de raio de sol.
surpresas da natureza para não nos deixar cair na mesmice!
bj!

Suzi disse...

um sol, na segunda-feira, mir, ajuda a encarar esse dia "tão amado" por todos.

e a chuva, mansinha, num domingo, é coisa pra amolecer qualquer coração!
;o)

saudades de ti por aqui!

Suzi disse...

é claro que pode, né, nina?

seria bom se sempre pudéssemos passar adiante coisas boas que tocaram nosso coração; e que recebêssemos, também, de coração aberto, as coisas que tocaram o coração das outras gentes...

tudo o mais, se não fosse bom, deveria morrer na própria nascente.

beijos.
saudades de você.

Suzi disse...

que bonitinho, isso, luís... "li de mansinho para não acabar rápido…"
lindo!
;o)

Suzi disse...

chuva de recordações, né, camilinha?
então, abramos a porta depressa, e aproveitemos!

;o)

Suzi disse...

mas já imaginou, amigão, se a chuva toda, mesmo mansinha, só viesse nos finais-de-semana? reservemos as doces segundas-feiras para elas...

:o)

Suzi disse...

pois é, guiga. agora, veja! aí, pleno inverno, um dia de sol; por cá, verão de 40 graus e chuva fininha, caindo de mansinho...
a natureza gosta de novidades!

beijos!

Mônica disse...

caracaaaaaaaaaaaaaa, boneca! a chuva te inspirou, hein? arrasou!!!!!

Suzi disse...

;o)

Anônimo disse...

Que delícia de texto! Até gostei um pouquinho de chuva!
Beijão!

Jade disse...

Que lindo esse texto Suzi, lembrei da minha infância quando a gente repara muito mais nos dias de chuva!!

Obrigada pela solidariedade no comentários querida!!

Beijos!!

Suzi disse...

pois é, danny, eu também não sou a fã número 1 dos dias de chuva, mas vamos combinar que essa chuvinha de hoje, caindo de mansinho, foi tudo de bom!
;o)

Suzi disse...

verdade, jade.
quando a gente é criança, sabe-se lá por que, mas a gente repara mesmo com muito mais atenção nos dias de chuva. cada gotinha que cai é beleza. depois, crescemos, nem reparamos. muitas vezes, só reclamamos. especialmente se estamos neste rio, que é de sol de janeiro a dezembro.

____
as tristezas fazem parte da vida, muito embora jamais nos acostumemos com certas agonias.
um beijo e um abraço afetuosos.

Zorze Zorzinelis disse...

Bela prosa, Suzi! Atrevo-me a dizer que este foi o melhor texto que li por aqui. Deves andar apaixonado... é a minha tese! ;) Beijos do outro lado do Atlantico ***

UmZé disse...

Minha querida, estou voltando. Te ler sempre é muito bom, ainda mais quando dei de cara com esse texto, já que adoro chuva. Não no sentido do inverno, do frio, mas acho muito legal "molhar a cabeça com a água que vem do céu". Acho mágico e poderoso. Sempre gostei disso desde menino (e olha que lá vai tempo!!!). Estou de faxina na casa e voltando. Um beijão cheio de saudade.

Miguel S. disse...

O que um dia de chuva de mansinho pode fazer a uma pessoa... Tanta coisa boa... não me digas que é já a nostalgia dos dias da meia de dedo e do edredão? :-)

Suzi disse...

A gente precisa se manter apaixonado, sempre, Zorze. Acho que sempre estou. Por alguém, por algo, por alguma coisa... paixão pela vida. E ontem, incrivelmente, pela chuva.
;o)

Suzi disse...

Olá, Zé!!
De volta? Tirando as baratas que povoavam aquela casa? rs*
Bem, quando vc já tiver escritos uns 3 post 9e a imagem das baratas estiver lá embaixo, de um jeito que eu não precise ver) eu passo por lá.
:o)))

E, para os que gostam, temos aqui um prato cheio: chuva a semana inteira, segundo os meteorologistas.

Suzi disse...

Nãaaaaaaaaaoooooo!!! rsrsrsrsrs
Ainda preciso acumular energia antes que cheguem de novo os tempos da meia de dedinhos e do edredon, Miguelito.
;o)

bj!

Anônimo disse...

olá!! vc não me conhece... nunca tivemos contato virtual, muito menos pessoal... mas gostaria somente de elogiar este MA-RA-VI-LHO-SO texto que expôs aqui... que texto doce, calmo e tranquilizador... amei.. está de parabéns pelo seu bom gosto...

Suzi disse...

Olá, Anônimo!
Agradeço seu comentário carinhoso e aproveito para dar-lhe as boas-vindas.

Curiosamente, desde o dia em que choveu bem de mansinho, aqui no Rio, chuva que me levou a escrever o texto, o tempo não mudou mais! Já estamos no dia 31 e praticamente todos os dias, a chuva tem caído desse mesmo modo... de mansinho. E tudo isso em pleno verão carioca. vai entender... talvez seja a natureza pedindo, do seu jeito, que a gente mude um pouco o ritmo da vida...

Grande abraço e volte sempre que quiser.

ney disse...

Suzi,
Cheguei por acaso no seu blog, procurando algo sobre chuva no google. Encontrar sua "chuva de mansinho" foi demais, você de mansinho nos passa as melhores sensações dessas chuvas do nosso caminhar. Suas explicações em "QUEM SOU EU", dizem bem da pessoa de bem com a vida que você é... PARABÉNS! Só não vi as fotos porque não estou autorizado. ney/

Suzi disse...

Olá, Ney!! Quanto atraso para as boas-vindas!! Mas aqui estão elas.

As fotos? É um blog de testes e intenções. Por isso o cadeado. rs*