domingo, 13 de maio de 2007

2º domingo de maio


Ontem eu descobri que Anna-alguma-coisa, Anna Jarvis, eu acho, a mulher que "inventou" o Dia das Mães nos Estados Unidos da América, pretendeu "desinventá-lo" quando percebeu que a data havia se tornado extremamente comercial. Morreu aos 84 anos de idade, e mesmo tendo feito campanhas de grande repercussão para que o espírito que originou sua idéia ressurgisse, pouco ou nada conseguiu...

Fui a uma festa de Dia das Mães, ontem. E ouvi filhos contando histórias lindas a respeito de mães igualmente belas. Ouvi um filho de 41 anos, abraçado a sua mãe, dizer que ela é o maior e melhor exemplo de todas as boas coisas do mundo. E contou que dos dez filhos que teve "só oito vingaram"; e quando o mais novo tinha apenas dois anos de idade o pai faleceu.
E ali estava u'a mulher viúva, com oito filhos pequenos, sem emprego e sem pensão. Moravam numa comunidade carente - comumente chamada "favela" -, na periferia da cidade, e os vizinhos, vendo as crianças órfãs e as condições da mãe, diziam mesmo que nada lhes restaria a não ser o mundo do crime, que seriam todos bandidos, a única saída. Pois aquele filho nos contou que a vida inteira jamais tomaram para si alguma coisa que não lhes pertencesse, porque foi assim que aprenderam com a mãe.
"Hoje", relatou aquele filho, ainda abraçadinho à mãe, já velhinha, bem vestida, com um relógio bonito no pulso e a face marcada pela dureza da vida, "todos os oito filhos estão bem de vida" e tudo isso, graças à mãe, da qual eles todos têm orgulho. E num beijo demorado e carinhoso, o filho encerrou sua declaração. Dos olhos cabisbaixos da mãe, que parecia repassar mentalmente o filme da sua vida enquanto ouvia seu filho falar, rolaram duas lágrimas. E eu sei que eram de pura emoção, porque dos meus olhos também escorriam as mesmas lágrimas...

14 comentários:

Mônica disse...

e os meus ficaram marejados aqui....

beijos especiais pra sua mãe!

JEANS E CAMISETA disse...

Terminei a leitura enxugando os olhos.
Beijos pra sua, pra minha e todas as mães do mundo.

Wallacy disse...

Que legal, num sabia dessa da mulher que inventou o dia das mães! E a história, seja ela qual for, sendo de mãe é única e emocionante!

Janaina disse...

Meus olhos estão totalmente úmidos com essa história linda. Cousa mais fofa, Suzi boneca linda!
Beijos!!!

Nena disse...

Que acabaram de escorrer pelos meus... Linda históra, Suzi!!!

Belíssima...

um ótimo fim de domingo pra vc!!!

beijão!

Ordisi Raluz disse...

Marcondes lá na história? Êba, sugestão registrada, rsrsrsrs.

Beijos honestamente Marcondianos.

Beto disse...

Mãe é sempre mãe. Um bj grande e ótima semana.

PS: desculpe o sumiço, ando mt sem tempo. Mas o teu é sempre o primeiro a ser comentado.

marta r disse...

Que se lixe o lado comercial, Mãe pode e deve ser celebrada.

Esta mãe que falas é uma heroína!

Miguel S. disse...

Comercial ou não, há sempre quem faça a diferença e nunca é demais homenagear uma boa mãe. Aqui, em Portugal, quisemos ser diferentes e por isso o Dia da Mãe calha sempre no 1º domingo de Maio.
Beijos

Luis disse...

«A professora mandou fazer um poema com o tema "Mãe há só uma!" Então a Maria escreveu "A minha mãe é muito linda porque cozinha e passa a ferro e limpa a casa e brinca comigo e é minha amiga por isso... Mãe há só uma!" Muito bem disse a professora, e tú Joãozinho? O João diz o seu poema " A minha mãe mandou-me ao frigorífico buscar duas cervejas e eu abri a porta do frigorífico e disse - Mãe, há só uma...»
Beijos...
=;o))

Suzi disse...

Espero que todos os filhos e todas as mães, de alguma forma, tenham tido um dia especial, como foi o meu.

Beijos!

Jade disse...

Ai Suzi fiquei também com os olhos marejados viu... eu sei o sacrifício que é criar um filho sozinha...
Beijos!!

Mosana disse...

ooooooooooooooooo
q historia mais linda!!

Suzi disse...

é, meninas...
mãe é tudo!