sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

O "pesar" e a "depressão" - qual a diferença?

"Quando perguntaram a Santo Antônio no deserto como podia diferenciar entre anjos que vinham a ele humildemente e demônios que vinham sob rico disfarce, ele disse que podia perceber a diferença pelo modo como se sentia depois que iam embora. Quando um anjo nos deixa, nos sentimos fortalecidos por sua presença; quando um demônio nos deixa, sentimos o terror. O pesar é um anjo humilde que nos deixa com pensamentos fortes e claros, e uma noção de nossa própria profundidade. A depressão é um demônio que nos deixa aterrados."
(A.Solomon)

6 comentários:

Taia disse...

A diferença é clara.
Tri, to aqui.
Beijo e forte abraço.

Custódia C. disse...

Continuamos aqui, a pensar positivo.
Beijos.

Alba Regina disse...

sei suzi ... não gosto muito desta colocação mesmo q simbólica. depressão-demônio. sei não...algumas coisas mesmo eu compreendendo q são figuras de linguagem, me incomodam. sei não. beijo enorme! ( muito obrigada pela força! amututatu!!!! ) ;)

Gioconda disse...

Taí uma coisa que se comprova na prática...a evolução dos pensamentos. Graças a Deus isso e não a depressão. Porque com isso podemos mudar o que nos interessa mudar.
Mas realmente...este simbolismo, li o que Albinha ecsreveu...parece intenso demais, ainda que simplesmnete simbólico...

Anônimo disse...

E pra esse tal "demônio" inventaram o antidepressivo. Não fosse ele, sei lá se eu estaria aqui de pé seguindo a vida.... coisinha chata essa tal de depressão viu! Beijos

Suzi disse...

Estou lendo um livro, que comprei há mais de um ano e estava na estante. A leitura é forte, e eu estava muito envolta em trabalho e outras atividades mais lúdicas, e então ele foi ficando lá, a minha espera.
Tem quase 500 páginas.
Semana passada resolvi começar a ler. O nome é "O Demônio do Meio-dia", de Andrew Salomon, Editora Objetiva. O livro é chocante, ao mesmo tempo em que comove. É a história pessoal do autor, aprofundada com experiências de outros, pesquisas, implicações históricas, sociais, químicas, e físicas sobre a depressão, o estresse, e o nosso jeito de viver. Na verdade, isso que acabo de escrever é apenas um resumo, algumas palavras da orelhinha, misturadas a minha visão e leitura daquilo que estou recebendo das palavras escritas. Mas é muito mais que isto. Eu diria que é profundo, com todo o profundo sentido que isto possa fazer pra você.

Vencedor do Prêmio Nacional do Livro, em 2001 (EUA), "O Demônio do Meio-dia - Uma anatomia da depressão", é um livro que vale a leitura.

Beijos, queridos!
;o)