segunda-feira, 3 de abril de 2006

Gravata apertada / glaucoma

Ouvi na CBN, outro dia, que gravata apertada aumenta o risco de glaucoma, nos homens. O colarinho precisa permitir a passagem de um dedo de forma folgada, sabia?

A pesquisa concluiu que gravata apertada aumenta a pressão intraocular em até 70% das pessoas! E o aumento da pressão intraocular induz ao glaucoma, que, por sua vez, pode levar à cegueira.

O teste foi feito com 40 homens - 20 que já sofriam de glaucoma e 20 que não apresentavam nenhuma doença ocular. Os homens tiveram a pressão calculada em três situações: sem-gravata, com gravata corretamente ajustada, e com gravata apertada por três minutos.
Com a gravata apertada por 3 minutos, a pressão intraocular subiu 60% nos portadores de glaucoma, e mais de 70% nos demais. E a diferença (60% x 70%) é justificada, porque aqueles já se encontravam em tratamento da doença.

É claro que há outros fatores de risco, como idade acima de 40 anos, histórico da doença na família, diabetes e hipertensão arterial. Mas cuidar do nó da gravata passou, agora, a ser mais uma preocupação pros meninos de terno...

Nenhum comentário: