domingo, 27 de setembro de 2009

Resgatando antigos hábitos

Outro dia o Amigão contava que tomou por hábito ler a Martha Medeiros - uma coluna semanal que a moça escreve. Aquilo me fez lembrar que, com a internet e os sítios de notícias cada vez mais presentes e cada vez ocupando mais espaço do nosso dia, eu perdi o hábito de comprar jornal na banca...

Lembro da época em que embora eu fosse de carro pro trabalho havia quem me poupasse do "stress" que é dirigir no Rio, no horário de "rush", e então, antes de encarar o trânsito, passávamos na banca, comprávamos o jornal, e eu ía lendo alto durante todo o percurso. Esporte, política, cidade... Era um tempo muito bom, por várias razões - essa é apenas uma delas, mas aí já é papo pra outro post...

Decidi resgatar o hábito de ler o jornal escrito.

Acordei cedo, hoje. Cedo mesmo, para um domingo. O sol já despontava e ainda havia silêncio, na rua. Nenhuma criança correndo atrás de doces. Caminhei até à banca de jornal, que fica a dois quarteirões de casa, e voltei andando lentamente... Enquanto caminhava, assim de um jeito vagaroso, deliciosamente pausado e sereno, pra sentir na pele o calor do sol de primavera, as pessoas passavam por mim, indo ou voltando da missa. Cumprimentavam-se, davam-se bom dia. Sorri para todas, desejei bom dia, certa de que o meu já estava sendo, e esperando, sinceramente, que todas tivessem mesmo um bom domingo.

Uma das vantagens de começar o dia cedo é exatamente essa: enquanto a maioria das pessoas está dormindo, você está ali, aproveitando o espetáculo que o sol está oferecendo...

Tive vontade de fazer um bolo de chocolate, mas preferi, antes, aproveitar o sol na varanda. A leitura agradável só me permitia levantar pra beber água, e foram duas horas muito bem aproveitadas. E não vai demorar muito, até que o cheirinho do bolo tome conta da casa inteira.

A manhã ainda não terminou, e eu já me sinto tão completa!
Humor dez! Disposição dez! Alegrias mil.
E é nesse espírito que eu desejo que seu bom domingo seja bom mesmo!
É isso aí. Um bom domingo! Mas bom domingo mesmo!

5 comentários:

Estava Perdida no Mar disse...

Curioso, eu tb perdi muito o hábito de ler o jornal impresso. Tô ficando acostumada demais a ler pela Web e até assinar conteúdo completo online. E como é bom mesmo acordar cedo, faz o dia render. Gosto, mas só qdo não fui dormir tarde demais no dia anterior...rs
Q domingo gostoso, hein!

Lilica disse...

Eu acordei tarde hoje Suzi, mas é porque dormi às 2 da manhã ontem, mas fiquei feliz em ver o sol ao me levantar.
Com relação a leitura, jornal nunca foi minha praia, mas revistas eu não dispenso! Mesmo que publiquem tudo nos sites, eu gosto de pegar na mão, deitar no sofá e me deliciar com a leitura! Prazer que não tem preço!
Bejão

Jade disse...

Eu acordo cedo no sábado, faço as unhas, vou tomar luz na Santa Casa e quando volto, compro o jornal e venho lendo no metrô, não tinha valorizado isso ainda até ler sobre seu domingo... adorei!!
Vou tentar voltar a fazer isso aos domingos também!!
Inclusive com o bolo de chocolate!! hehehe!
Beijos!!

JEANS E CAMISETA disse...

olá Suzi! Sim, sou eu...estou viva graças a Deus. Estive longe da net por todo esse tempo devido a um acidente q tive e precisei desse tempo. Estou de volta, aos poucos mas estou. Obrigada por seu carinho q mesmo a distancia consigo sentir. Deus abençoe muito sua vida tao querida.
Bjim

Amigao disse...

Eu também acordei tarde e até te mandei um email completamente sem noção de madrugada, ainda bem que vc não respondeu.
Sobre jornais. Eu nao compro jornais pois tem acesso no trabalho aos exemplares do Brasil inteiro.
Mas eu foi recolhendo os cadernos 2, segundo caderno, Ilustrada, caderno D,as Revista da Folha, do O globo, a Época, a Veja e acabo dormindo em cima desse monte de papel. A internet me dá sono, graças a Deus.