terça-feira, 3 de março de 2009

Do Sudeste ao Nordeste, num post só

Estou lendo "O Código da Vida", do Saulo Ramos. É uma autobiografia pouco convencional, que traz como pano de fundo o caso de um pai que perdeu o direito de ver e estar com seus filhos. No fundo, é um romance. É também um livro de História do Brasil. Um relato dos bastidores dos Governos nos últimos 50 anos. Há também poesia, nas páginas. Críticas ferrenhas e relato de fatos curiosos.

Pra quem não sabe ou esqueceu, Saulo Ramos foi Ministro da Justiça e Corregedor Geral da República. É um jurista renomado. Poeta, também. E jornalista.

Nasceu numa cidade de São Paulo que, se eu não digo que é em São Paulo, você bem poderia pensar que era na Rússia, na Prússia, em qualquer lugar bem longe do Brasil - ele nasceu em Brodowski. Pra seu governo, a mesma cidade em que nasceu Cândido Portinari - e Saulo Ramos tem um retrato seu à "crayon" com dedicatória do pintor. Não é pouco.

Bem, estou lendo o livro, que (apenas ontem eu soube) se transformou num "best seller". Recomendo a leitura, não apenas aos operadores do Direito. É um livro com linguagem clara, sem "juridiquês", e até poética. Traz citações ótimas e narra uma história de uma forma incrivelmente bem contada.

De lá, eu trago o seguinte trecho, quando, lá no capítulo 159 ele se põe a falar nos repentistas. Demonstra um carinho e admiração enormes pelo povo nordestino e seu bom humor. Conta de Severino Pinto, "o maior repentista de todos os tempos na história das cantorias do Brasil". Diz que um dia Severino pelejava com um violeiro mais jovem que cantou assim:

"Isso foi quando era homem
Quando você era macho;
Mas surgiu alguém mais novo,
Cortou o produto por baixo,
Jogou no meio da rua,
E o gato comeu o cacho."


Severino, então, respondeu com sua viola:

"Ofendido agora me acho
Por violeiro mau e bruto.
É verdade, ainda me lembro
Quando perdi o produto:
Sua mãe ficou tão triste
Que até hoje está de luto."


O povo do Nordeste é mesmo fantástico! E eu resolvi contar desse livro e trazer essa parte da história apenas porque tive saudade de uma turma muito fabulosa, lá do Recife. As primas S. e R., que ficaram quase uma hora de papo comigo, neste final de semana, me fazendo rir e me morder de saudade!

Beijo, meu povo desse Nordeste querido!!

10 comentários:

Anônimo disse...

Meu avô paterno pernambucano arretado como homem do bem, de Olinda terra mais linda, me orgulho dessa gente.

beijos de lindo dia, bunita

Custódia C. disse...

Ainda estou rindo aí do bate-papo Severino /Violeiro :):):)

Amigao disse...

Deu vontade de ler o livro apesar de não conhecer bem o autor e não gostar do que pouco que conheço.

Falar em livros, eu to com uns 200 livros pra ler desde o ano passado que por enquanto só estão servindo de enfeites.

Beijão e boa semana!

Anônimo disse...

Orgulho de ser nordestina!! =D

Suzi,
tô com sauudade!!
BEijos

Suzi disse...

Meus avós também são de Pernambuco, Marcinha!! Recife e Olinda!!
Ê, terra boa, oxente!
;)

Suzi disse...

Sim, Amigão, é um sujeito um tanto falastrão, mas posso assegurar que isso garante a pitada de humor da leitura.

:o))

Suzi disse...

Severino, "esperto da mente", como diria meu sobrinho.
;)

Suzi disse...

Orgulhe-se mesmo, Su!!
E se quiser comemorar, me chame pra um baião-de-dois que estamos juntas!!!
:o))

Natália disse...

Ai, Suzi, eu morro de vontade de conhecer Recife/Olinda.
Pelo que todo mundo fala, é encantador.
Esse ano ainda, certamente, eu estarei por lá, aí eu vou poder te dizer com conhecimento de causa.
By the way, concordo com Você: o Nordeste é bom demais!

Beijos

Suzi disse...

Muitas fotos, então, viu?
Tô no aguardo.
;o)