terça-feira, 10 de junho de 2008

"Não vos preocupeis com o dia de amanhã..."

Amanhece. Delicadamente o dia amanhece... Ela vê o sol surgindo, pelas frestas da persiana, e embora tente ignorar a paisagem, há um azul que a atrai. É quase inverno, mas o céu de outono na cidade do Rio de Janeiro remete quem o percebe a lembranças das manhãs de verão... Revelando-se azulzíssimo, anuncia o convite irrecusável para um passeio à beira-mar.

Ela desperta. Um banho rápido para refrescar-se, os cabelos soltos balançam enquanto divide-se entre o escovar dos dentes e o separar o biquine; o rádio noticia o trânsito complicado para quem vai em direção ao Centro, e ela prepara-se para ir na direção do mar...

Enquanto separa a canga e os óculos de sol, conta as moedas e notas do dinheiro que há de gastar para aplacar a sede enquanto caminha; a cadeira na mala do carro, boné à mão, ela não se dá conta de que esqueceu de pegar um livro para ler no fim-de-tarde. Pede a proteção de Deus antes de sair, desce pelo elevador e deixa um rastro de felicidade no caminho que segue.

Encanta-se de tal modo com o azul do céu, e só lhe vem à cabeça "Todo Azul do Mar", do Venturini e do Ronaldo Bastos. Canta pelo caminho e se lembra do que acabara de ler: "ninguém é responsável pelo rosto que tem; mas cada um é responsável pela fisionomia que constrói". Decide que seria uma segunda-feira de quietude, nada obstante a desordem que houvesse por dentro. Um dia para cultivar rugas de felicidade. E seguiu.

Num recorde espetacular, parou o carro no estacionamento do Shopping, subiu pelas escadas, dobrou à esquerda, entrou na terceira loja, em frente a um Café. Era uma livraria. Toda de portas e paredes de vidro, já de fora avistou o livro que queria. Tomou-o nas mãos, certa de que era ele mesmo, e sorrindo perguntou como saberia o preço.

- Eu vejo pra você - disse gentilmente a atendente, comprovando que gentiliza gera gentileza, e delicadamente respondeu: - R$ 29,90. Com 30% de desconto, R$ 20,90.

- 30% de desconto por conta dos meus lindos olhos castanhos?-ela perguntou ainda sorrindo.

- Sim! Pelos seus olhos castanhos e pelo pagamento em dinheiro.

Pagou pelo livro, guardou-o na bolsa de praia, caminhou até a porta e, virando-se, prometeu que voltaria em breve para mais um agrado aos seus lindos olhos castanhos. Como já se disse, num recorde espetacular, desceu as escadas aos saltos, pulando feito criança feliz; na saída do estacionamento fez questão de perguntar ao rapaz o tempo que gastara, desde a entrada.

- Três minutos e doze segundos - ele respondeu.

Ela sorriu satisfeita, um risinho maroto, de quem estava orgulhosa de si. Comprara seu livro e ainda saíra a tempo de não pagar o estacionamento!

Na praia, depois de caminhar ao sol, estendeu sua canga, arrumou a cadeira e sentiu a brisa soprar, enquanto respirava fundo e suspirava profundo...

Abriu o livro e devorou-o como quem saboreia morangos com chantilly. Reviu os amigos, mergulhou na imensidão do mar. Deitou-se de costas pro sol, e se pôs a admirar as ondas. Gastou incontáveis minutos a explorar os sons que elas produziam. Nunca houvera pensado nas ondas do mar como instrumentos de uma grande orquestra. Pela primeira vez percebia uma combinação de sons, e imaginou que os peixinhos cuidavam do "sustain", o pedal que faz prolongar as notas e os acordes.

Não se deu conta de que o sol já se punha por trás das montanhas, porque se encantara também com as crianças que brincavam na areia, alheias ao mundo.

Dobrou a canga, guardou o livro, pendurou os chinelos e a bolsa na cadeira, e sentou-se bem pertinho do oceano... As águas cristalinas agora tocavam seus pés, e nem mesmo num giro de 180° seus olhos podiam captar outras gentes. Sentiu-se dona do mar. A única, na platéia, para a exibição da Natureza. Continuou a ouvir os acordes, as síncopes, o vibrato. Tomou de volta o livro, cruzou as pernas e dividiu seus olhares entre as letras e as gotas que espirravam do bater das ondas.

Caiu a noite.

Silenciosamente, agradeceu o espetáculo; e na quietude de seus passos, despediu-se do mar que já havia crescido, aguardando o crescente da lua. Deixou suas pegadas na areia, finamente desenhadas; do calçadão, virou-se outra vez para a praia. Uma grande onda bateu, e era como se fosse o acorde final de um "bis" que espontaneamente o mar quisera lhe oferecer.

Saiu parafraseando o Livro Sagrado: "Não vos preocupeis com o dia de amanhã. Basta a cada dia o seu mar..."


- Todo Azul Do Mar - Flávio Venturini e Ronaldo Bastos -

Foi assim, como ver o mar
A primeira vez que os meus olhos se viram no seu olhar

Não tive a intenção de me apaixonar
Mera distração e já era momento de se gostar

Quando eu dei por mim nem tentei fugir
Do visgo que me prendeu dentro do seu olhar
Quando eu mergulhei no azul do mar
Sabia que era amor e vinha pra ficar

Daria prá pintar todo azul do céu
Dava prá encher o universo da vida que eu quis prá mim


Tudo que eu fiz foi me confessar
Escravo do seu amor, livre para amar
Quando eu mergulhei fundo nesse olhar
Fui dono do mar azul, de todo azul do mar

Foi assim, como ver o mar
Foi a primeira vez que eu vi o mar
Onda azul, todo azul do mar
Daria pra beber todo azul do mar
Foi quando eu mergulhei no azul do mar

Foi assim, como ver o mar
A primeira vez que os meus olhos se viram no seu olhar

Não tive a intenção de me apaixonar
Mera distração e já era momento de se gostar

Quando eu dei por mim nem tentei fugir
Do visgo que me prendeu dentro do seu olhar
Quando eu mergulhei no azul do mar
Sabia que era amor e vinha pra ficar

Daria prá pintar todo azul do céu
Dava prá encher o universo da vida que eu quis prá mim

Tudo que eu fiz foi me confessar
Escravo do teu amor, livre para amar
Quando eu mergulhei fundo nesse olhar
Fui dono do mar azul, de todo azul do mar

Foi assim, como ver o mar
Foi a primeira vez que eu vi o mar
Onda azul, todo azul do mar
Daria pra beber todo azul do mar
Foi quando eu mergulhei no azul do mar

14 comentários:

Mônica disse...

UAUUUUUUUUUUUUU!

( só vc, com tão belo texto, para me fazer sair do silêncio)


* e para não perder o costume, vamos de piadinha interna: MIM Não assina nada....kkkkkkkkkkkkk


beijos, boneca

Amigao disse...

A musica do 14 bis é uma das mais lindas declarações de amor que já ouvi.

Para cada "dia o seu mar...." é excelente.


Um beijo e bons dias!

Anônimo disse...

Impressionantemente lindo!
Ontem, li um poema do Jorge de Lima, em que, teoricamente, ele pega uma notícia de jornal e tira dali a poesia. E concordo com ele: "há poetas míopes, que pensam que o espetáculo de sangue é o arrebol". Você não é um desses poetas míopes. Seus olhos estão bem abertos e vivos e o que eles vêem e você nos mostra por meio das suas palavras encanta. De verdade.
Beijos.

Anônimo disse...

Uia!!
Aplausos para a mais bela dissertação de um dia ma praia...
Bunita é poeta, é sim, eu sei que é.
Cada um se banha no mar que merece, o seu é cristalino.
dias lindos querida
beijos

Anônimo disse...

Caraca, que texto lindoooo!!! Eu sou completamente suspeita de comentar, porque sou particularmente apaixonada pelo mar. Todos os dias, seja inverno ou verão, eu tenho que passar pela praia... adoro o som que as ondas produzem, é um sintonia maravilhosa. Sou daqulas que vai pra praia 08:00 da manhã e só saio de noite... mas o horário mais fascinante é quando o sol está indo embora, ele pinta o céu com cores lindas, e o mar simplesmente reflete tooda aquela beleza, parece que nesse horário as ondas canta mais alto, canta em B (si maior)... não sei, nem consigo entender os acordes... a única coisa que posso dizer, é que gosto de sentir essa sensação todos os dias, se possível/!!
Adorei o texto e o belo poema!!
Abraços...

"Não vos preocupeis com o dia de amanhã. Basta a cada dia o seu mar..."

Suzi disse...

;o)

Custódia C. disse...

Quando vivi um ano em Paris, sabes uma das coisas que mais falta me fez? O mar!
(Belo texto, como sempre!)

Suzi disse...

Pois é...
o mar. ah, o mar...

Anônimo disse...

Lindo texto!!!
E toca a torcer pelos viriatos hoje!!!
PORTUGAL!!!

Beijos *.*

Anônimo disse...

Bom dia bunita...
beijos

cibele disse...

O mar te inspirou mesmo, hein?
E fez uma invejinha carinhosa na primuska paulista, rsrs.
Que saudade de ir no Recreio com vc!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Amei amiga. Lindo..viajei com vc.. me senti na praia com vc..
Bjs no coração

Jade disse...

Eu que não sou fã de praia adoraria ter tido um dia desses!!
Beijos!!

Suzi disse...

;o)