sábado, 21 de junho de 2008

Feliz Sábado!!

Esta semana tivemos uma festa, no meu trabalho. Comemoramos o aniversário de quatro colegas.
L., geralmente, é a responsável por organizar tudo, desde recolher o dinheiro até a ordem final: "Vamos começar!"

Ela cuida do cardápio, do horário e das lembrancinhas - até quando o aniversário é o dela. E ainda faz cara de surpresa quando desembrulha o próprio presente!

Este ano, M.J. ganhou uma blusa e um filme em Dvd.

M.J. é daquelas garotas altas, bonitas, descoladas, e é cheia de sorrisos e sentimentos bons. Desenvolvemos um hábito bastante agradável de trocar textos, ao longo da semana. E acho que isso tudo começou com ela. Quando é um texto engraçado, passa de mão em mão, e todo mundo ri. Às vezes, é de Português, e a gente acaba sempre aprendendo mais uma. Na maioria das vezes, porém, o texto é de algum escritor querido, da nossa literatura brasileira. E aí... a gente se emociona. Sim, emoção de encher os olhos d'água!

Quando M.J. ganhou o filme, entrei logo na fila. "- Eu quero ver de novo! Eu quero!" Temos a mesma opinião: o filme é bárbaro! Porque é cheio de ensinanças e aprendizagens e todo envolto em sentimentos. Meu irmão viu seis vezes, no cinema, pra você ter uma idéia. Eu já vi umas quatro. E ontem à noite, aqui sentada... assim, de repente... senti uma vontade imensa de lembrar das cenas, dos poemas, da emoção que rege a vida da gente e do sentido que se há de colocar nas coisas e na vida, pra não se esmorecer, pra não se viver em vão.
Já disse, outro dia, que "ando tão à flor da pele que qualquer beijo de novela me faz chorar", e então dá para imaginar o tanto de lágrima que rolou quando revi, no youtube, Sociedade dos Poetas Mortos - a cena final.

Eu espero que você compreenda que lágrimas e prantos não traduzem, unicamente, tristeza, ou você vai imaginar que ando triste demais, estes dias. Não é exatamente isso. É que nem sempre minha emoção se traduz da maneira mais prática...

E para que o nosso sábado seja muito feliz, fiquemos com este poema, de Walt Whitman, o poeta do filme.

Carpe diem! Tenha um sábado feliz!


"Aproveita o dia,
Não deixes que termine sem teres crescido um pouco.
Sem teres sido feliz, sem teres alimentado teus sonhos.
Não te deixes vencer pelo desalento.
Não permitas que alguém te negue o direito de te expressares, que é quase um dever.
Não abandones tua ânsia de fazer de tua vida algo extraordinário.
Não deixes de crer que as palavras e as poesias, sim, podem mudar o mundo.
Porque, passe o que passar, nossa essência continuará intacta.
Somos seres humanos cheios de paixão.
A vida é deserto e oásis.
Ela nos derruba, nos lastima, nos ensina, nos converte em protagonistas de nossa própria história.
Ainda que o vento sopre contra, a poderosa obra continua, tu podes trocar uma estrofe.
Não deixes nunca de sonhar, porque só nos sonhos pode ser livre o homem.
Não caias no pior dos erros: o silêncio.
A maioria vive num silêncio espantoso. Não te resignes, e nem fujas.
Valoriza a beleza das coisas simples; pode-se fazer poesia bela, sobre as pequenas coisas.
Não atraiçoes tuas crenças.
Todos necessitamos de aceitação, mas não podemos remar contra nós mesmos.
Isso transforma a vida em um inferno.
Desfruta o pânico que provoca ter a vida toda a diante.
Procura vivê-la intensamente, sem mediocridades.
Pensa que em ti está o futuro, e encara a tarefa com orgulho e sem medo.
Aprende com quem pode ensinar-te as experiências daqueles que nos precederam.
Não permitas que a vida se passe sem teres vivido...


Feliz Sábado!! Carpe diem!

13 comentários:

Éverton Vidal Azevedo disse...

Carpe Diem é realmente muito Bom.

O Captain! my Captain!

rs.

Suzi disse...

"Carpe diem"!

;o)

Anônimo disse...

Eu vivo, Tu vives, Ele vive...
É por isso que digo "eu te amo" sem cansar.
dia lindo bunita
beijos

Amigao disse...

é meu filme preferido. Assisti não sei quantas mil vezes.
Foi tema de palestras (a época que eu palestrava).
Realmente um bom filme e o seu post ótimo.

Luís F. disse...

Um dos meus filmes preferidos de sempre… Também vi umas 5 vezes no cinema e quando revejo emocione-me sempre…

Luís F. disse...

...emociono-me...

:)

Suzi disse...

É, Marcinha. Amar, a vida e na vida, é prioridade.
Beijos e boa semana!

Suzi disse...

É um filme intenso. Como a vida deve ser.
Beijo, Amigão! E boa semana!

Suzi disse...

Percebo, Luís F., que a "Sociedade dos Poetas Mortos" tem seu clube, aqui mesmo.
Já somos 3, aqui, a elegê-lo como o preferido.
É daqueles filmes que a gente não se cansa de ver. E de aprender com ele, sempre com emoção.

Beijo, e boa semana!

Lilica disse...

Tenho saudades dessas festinhas no trabalho. Aqui onde estou agora são poucas pessoas, então nem rola nada disso...no máximo um presentinho...Quando eu trabalhava na outra empresa, era eu quem organizava tudo. E tb fingia cara de surpresa ao abrir o presente! Faz parte do ritual né!!!! Beijão e boa semana

Jade disse...

Eu também vi muitas vezes, e sempre choro!!
Beijos!!

Suzi disse...

Ah, Lilica, implementa as festinhas aí também. Chama o pessoal do escritório ao lado... rsrsrsrs

Se não rolar, me avisa, que na próxima eu te chamo! rsrsrsrs
Lá, a gente convida até o pessoal que trocou de setor e já nem trabalha mais com a gente, menina!
O negócio é fazer festa!!

:o))

Suzi disse...

Isso aí, J@de! Bem-vinda ao clube!!
;o)