quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Chove ou faz sol, afinal??

Quando eu era criança, gostava de descer e tomar banho de chuva. Minha mãe deixava e isso era o máximo, porque havia mães que não deixavam seus filhos descerem. Minha mãe era legal!!! A gente ía de chinelinho, não ficava descalça, mas nossa mãe não nos proibia; aliás, ela deixava mesmo. Quando era chuva de granizo, então, nos dava baldinhos para enchermos de pedrinhas de gelo e eu vou te contar: isso é ter uma infância feliz.

O tempo, no Rio de Janeiro, tem variado, nas últimas semanas, entre sol e chuva. Muito sol e muita chuva. Não tem havido um equilíbrio. Ou chove de alagar e desabrigar famílias, ou faz um sol de rachar, e é terrível, em ambos os casos, para quem trabalha na rua, como minha amiga A., por exemplo, que é propagandista e visita os consultórios médicos, pelas ruas da cidade, carregando sua malinha com amostras grátis dos produtos de seu laboratório. E aí você lembra o que é um propagandista e fica pensando: "Sei... aquele cara que sempre entra na minha vez, no consultório do médico. Sei... chato pra caramba!" É. É chato perder a vez, mas lembre-se que é ele quem deixa as amostras com o seu médico. Aquelas amostras de remédios que custam uma grana e que seu médico dá pra você, geralmente em número suficiente para o tratamento inteiro. Então, já que toquei neste assunto, vou deixar meu recado: não maldiga os propagandistas, ok? Só os verdadeiramente chatos - aqueles que passeiam pelo consultório como se fossem os próprios médicos, ou os próprios químicos. Combinado?

Hoje, nas duas horas que decorreram entre eu acordar e sair de casa, já teve de tudo no céu mais azul do mundo. Choveu torrencialmente, fez sol de dar vontade de ligar o aparelho de ar-condicionado, nublou, choveu fraquinho, ficou tudo branco, depois tudo cinza, agora há pedacinho do céu azul aparecendo, e enquanto escrevo, venta um vento forte carregando as nuvens brancas e aproximando as negras.

Ando com medo das chuvas... A chuva que chovia quando eu era criança, até onde eu sabia, era chuva que vinha alegrar a gente, chuva que vinha pra brincar. Hoje a chuva derruba casas, deixa desabrigados, e pessoas morrem porque construíram onde era barro, por negligência ou por necessidade...
Ou a chuva mudou ou a gente cresce e descobre que tudo, na vida, tem seu lado bom, mas não somente.

18 comentários:

marta r disse...

Eu acho que é mais "a gente cresce e descobre que tudo, na vida, tem seu lado bom, mas não somente".

(Propagandista aqui é Delegado de Propaganda Médica. Vou ter em atenção as tuas palavras, no futuro, porque nunca fui muito com a cara dessa classe. ADORAM PASSAR À NOSSA FRENTE!)

Custódia C. disse...

Eu acho mais que é ter medo do homem, que faz com que a chuva não caia no ritmo certo :(

Suzi disse...

Final das contas, Martinha, COMO ERA BOM SER CRIANÇA!!!

_______________
Muito mais bonito esse nome, hein?? "Delegado de Propaganda Médica". Minha amiga A. vai gostar de saber dessa; talvez queira até se tornar Delegada em Portugal. hohoho!!! E vai agradecer o teu novo olhar, para a classe. ;o)

Suzi disse...

Tens razão, Custódia. Muita razão. É o caso de se ter medo do homem...

Luís F. disse...

Sou sincero, também não simpatizo muito com essa classe. A verdade é que estão a fazer o seu trabalho, mas quem tem de esperar pela consulta do médico, é uma grande chatice… Mas ok, vou tentar ter uma atitude diferente. A sorte é que não vou muito ao médico.

:)

Quanto à chuva, quando era miúdo, também gostava de sair para a rua e apanhar umas gotinhas, tudo era brincadeira e inocência… Mas agora já há inocência…

:(

Anônimo disse...

Aqui também tem estado um tempo muito desiquilibrado. Chove, faz sol. Enfim...
Devem ser sinais dos tempos!
Beijinhos *.*

Anônimo disse...

Ah Suzi, eu tenho muito medo de chuva...medo e trauma, já que onde moro dá enchente e de vez em quando o bicho pega por lá. Sou fão do sol! Beijos

Anônimo disse...

E... o dia agora está lindo! A galera lá de casa foi passear no Cristo e eu aqui... working.

Amigao disse...

O mais legal de tudo isso era jogar futebol na chuva.Adorava.

Naõ sabia que existia esta profissão pq em toda minha vida eu só fui ao médico uma vez, ano passado lembra? Como to pensando em fazer aqueles exames novamente, vou prestar atenção.Mesmo que passem na minha vez é pra tratar bem né? Ok.

Suzi disse...

mas não precisa ter paciência e bom humor com todos, luís f. há aqueles pedantes, que se acham os donos do mundo. a esses podes destilar teu simpático ódio.
hohohohoho!!!

e viva a inocência das crianças!!

Suzi disse...

é, guiga. o tempo dando sinais dos tempos!
;o)

Suzi disse...

ai, lilica... compadeço-me de ti e de todos os que passam por situações de enchente.

os governos precisam trabalhar mais e as gentes precisam cuidar do meio ambiente, cuidar dos rios, não jogar lixo nas ruas...

Suzi disse...

pois é, danny. cheguei no trabalho e a vontade era ir para a praia... céu azulzinho. pode??

Suzi disse...

bem, amigão, eu não jogava futebol nem na chuva nem no sol, mas imagino como devia ser bom. aliás, tudo o que a gente fazia, quando criança, era bom. depois a gente cresce. e aí...

p.s.
eu havia esquecido que sua estréia em consultórios médicos foi ano passado. ahahahaha!!!

JEANS E CAMISETA disse...

Minha mãe também fazia parte do clube das mãe legais que deixavam os filhos se divertirem na chuva...mas nunca descalços, claro.
Eu, como você, sou muito grata por ter uma mãe como a minha. É, eu tive uma infância maravilhosa. Ô saudosismo lasqueira!!! Rsrsr
Bjim

Suzi disse...

Pois é, Cris.
De vez em quando essa nostalgia boa toma conta da gente, já percebeu??

;o)

Mônica disse...

então eu sou uma mâe legal....kkkkk...

mas propagandista é o Ó!!!!! ainda mais qdo se consideram os reis da cocada preta e atrasam as consultas....a pediatra dos meninos reserva o primeiro horário só para eles...acho o máximo!

Suzi disse...

esses aí que se acham são mesmo "uó".
eu anoto o horário e o laboratório (é só ver na mala); aí, procuro o 0800 e ligo pra reclamar da postura da criatura. ligo mesmo.
pois é. é exatamente isso o que eu quero dizer quando digo "não maldiga os propagandistas, ok? Só os verdadeiramente chatos - aqueles que passeiam pelo consultório como se fossem os próprios médicos, ou os próprios químicos."

sacou??