quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Velha infância

Hoje eu vi um Karmann Ghia branco, na rua!
O motorista, um homem, vestia camisa social, gravata, carregava no rosto uns óculos, e dirigia orgulhoso sua máquina. Deixei que passasse e o moço deve ter imaginado que eu não queria levar poeira, mas o que eu queria mesmo era olhar de perto. Parei atrás dele, no sinal. Fiquei vendo as letrinhas desenhadas, na traseira: Karmann Ghia, como se fosse uma assinatura.

E aí me peguei pensando nas coisas antigas da vida. No tempo em que havia o fusca vermelho do Reinaldo, sem banco atrás, e que cabia umas dez pessoas; no tempo em que a gente ía pra rua tomar banho de chuva, catar pedrinhas de gelo, molhar os cabelos... tempo em que pra telefonar a gente usava "ficha de telefone", e pra andar de ônibus ganhava fichas coloridas, de plástico.

Pensamento vai, pensamento vem, lembrei das brincadeiras em casa... da gente lustrando o chão brincando de carrinho, porque eu, pequenininha, a caçulinha, sentava num pano, e meus irmãos me puxavam, arrastando pela casa, para dar o brilho da cera...

E pensando nisso tudo, tive saudades da infância... da cuca de banana da minha mãe, do leque que o meu pai fazia com o dinheiro do pagamento... saudades do meu irmão, que está longe, e da minha irmã, que está aqui perto; saudade dos meus pais... saudade de uma espécie de felicidade que a gente só tem quando é criança...

16 comentários:

Nessita! disse...

puxa, que lindo, Suzi. me vi viajando nas tuas palavras e revivendo teus momentos. :)

é tão bom ser criança, né?

Márcia disse...

As fichas coloridas do ônibus que para cada percurso tinha uma cor, boa lembrança bunita ;)
Aqui no prédio uma amiga tem um Karmann Ghia vermelho, é tão bem tratado que serve de espelho, um luxo de originalidade e lembranças!
noite linda querida
beijos

Amigao disse...

Fichas coloridas nos ônibus, ficha de orelhão. Acho que foi dai que surgiu a expressão: "Caiu a ficha". Só assim pra eu entender pq não é do meu tempo. Sou da era digital.

marta r disse...

Pronto, agora fiquei nostálgica....

Luís F. disse...

Gostei da camisa social e do título "roubado" aos Tribalistas... Adorei o texto e as tuas recordações, para nostalgias também estou cá eu…

Bom Fim-de-Semana!

Hip! Hip! Hurra!

Suzi disse...

É, Nessita. Ser criança não é só a melhor coisa da infância. Acho que é a melhor coisa da vida toda!
;o)

Suzi disse...

E no ônibus ainda tinha um lance, Marcinha, de "meia" e "inteira", conforme o destino. Aí é que vinha a diferença nas cores, no mesmo ônibus, né? hehehehehe

A moça tem um Karmann Ghia, aí? E vermelho? Uia! É um luxo, mesmo! Ele é algo dos anos 60, não?
Imagino sua amiga indo a uma festa com vestidinho de anos 60 e carrinho também! hohohohoho!! Show!!

Suzi disse...

É, amigão, falei com o nosso geriatra e ele disse que é pra não te contrariar. A tua era é a digital, mesmo.




hihihihihi

Suzi disse...

Pois é, Martinha, e assim, de repente, não dá até uma dorzinha, no coração?
;o)

Suzi disse...

"camisa social" é aquela de mangas compridas, que se usa com paletó e gravata, saca, luís? já vi que aí tem outro nome. qual é, hein? vamos enriquecer nosso vocabulário. rs*

bem sei que és fã dos tribalistas; e foi mesmo a velha (não tão velha) canção que me veio à mente, na hora de escrever o título:

"E a gente canta
E a gente dança
E a gente não se cansa
De ser criança
A gente brinca
Na nossa velha infância..."

Custódia C. disse...

Assim de repente, como diz a nossa amiga, acho que todos viajámos no tempo :)belo texto Suzi!

Suzi disse...

de vez em quando, assim, de repente... a nostalgia toma conta da gente, né, ccc?
;o)

beijinhos!
bom final-de-semana!!

Mônica disse...

fichas de telefone e de ônibus???? isso me fez sentir fazendo parte da época jurássica, boneca!!!!!

Suzi disse...

que nada, mumumu,
isso foi um pouquinho antes.

hohohohoho!!

deize disse...

Ai, Ai! Fazer chorar não vale!

Suzi disse...

;o)

é... pois é...
beijos!
amáveis.