sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Através dos tempos

Há muitos anos deixei de anotar os telefones com caneta, num pedaço de papel...

Um encontro entre amigos que não se vêem faz anos, e na despedida eles dizem: "anota meu telefone." Imediatamente o outro pega o celular e se põe a "anotar". E dependendo da intimidade que tenha com o aparelho, "anotar" pode levar alguns generosos minutos.
Já foi mais fácil...

Mas tente voltar às origens e anotar um número de telefone num papel, e eu dou um doce a quem conseguir encontrá-lo depois. Acontece comigo. O papelzinho fica na bolsa, esquecido, ou num bolso de uma roupa qualquer, e aos poucos... aos poucos se desfaz - ou porque há muita coisa na bolsa disputando espaço com ele ou porque nenhum papel resiste a uma lavagem à máquina...

Quando se perde o celular, perdem-se junto todos os números de telefone dos seus contatos desde o último aparelho comprado. E é nessa hora que vem o lamento: "ai... perdi o telefone do fulano!"
A maior preguiça do mundo é "passar a limpo" os telefones de um celular para outro. Há quase três anos eu não troco meu aparelho para não ter de passar por essa aflição, e o aparelho anterior continua aqui na mesa do escritório funcionando exclusivamente como agenda eletrônica, sendo óbvio que não existem agendas eletrônicas que precisem de carga na bateria a cada três dias... É a preguiça de uma que se envolve com o capricho da outra.

Nos velhos tempos, a gente mandava carta pelo Correio, escrevia à máquina, discava o número do telefone quando queria falar com alguém. Nos tempos modernos, tudo segue por e-mail, qualquer texto é digitado - se você tem menos de 20 anos nunca, sequer, datilografou nada! - e nem se disca, mais, um número no telefone; até isso é digitado.
Definitivamente, eu me tornei um indivíduo nostálgico, uma boneca que sente saudade, com tristeza e abatimento profundos causados pelo afastamento de coisas que ama e pelo desejo de tornar a vê-las... Ou não se justificaria eu ter comprado, ontem, uma agenda de telefones, daquelas que a gente anota tudo com caneta, e se erra tem de rabiscar.


Dicionário Michaelis:
Nostalgia - Tristeza e abatimento mais ou menos profundos causados pelo afastamento de lugares, pessoas ou coisas que se amam e pelo desejo de as tornar a ver.

22 comentários:

Custódia C. disse...

Esse é o preço da passagem através dos tempos. Apesar de tudo mantenho uma agenda e de vez em quando, ainda anoto os números ....

Amigao disse...

(11)9813 2332
Amigão

Suzi disse...

Pois é, CCC, eu acabo de comprar meu "passaporte" para a máquina do tempo. E devo dizer que minha agenda de telefones é de papel reciclado, tá? Moderninha, né? Moderninha e ecologicamente correta!
:o)

Suzi disse...

hehehehehe!!
será anotado, amigão. com caneta!

Márcia disse...

Progresso bunita, ele quem manda....
Tenho em casa uma linda agenda onde repousam poucos telefones dos familiares e amigos, os de farmácia, pizzaria e entregas em domicílio ficam na geladeira, mas o campeão de armazenamento é meu celular, todos estão comigo e se o perder, babau, lá se vão meus queridos.
Mas não sinto falta de discar telefone, quebrava minha unha e usava um lápis pra isso, rsss
dia lindo bunita
beijos

Beto disse...

Essa modernidade...vem pra resolver os problemas e nos cria outros.
bj

Luís F. disse...

Está tudo tão tecnológico e frio…

Enfim...

Bom Fim-de-Semana, Suzi!!!!

:)

Anônimo disse...

Eu ainda tenho um livrinho de moradas e telefones. Adoro!
MAs, admito que grande parte dos contactos estão no telemóvel. Um dia se o perco, estou tramada!lol
Um óptimo fim-de-semana linda suzi! :)
Beijossss *.*

Anônimo disse...

Sabe que eu ainda mando carta pelo correio? (nunca recebo resposta, mas...)
Também comprei uma agenda de telefones, e uma para andar na bolsa. Celular é prático, mas dá um nó na nossa vida se acontece alguma coisa com ele...
Beijos.

Anônimo disse...

Meu filho diz assim: "Mãe na sua época tal coisa era como?" Aí percebo que estou MESMO ficando velha!
Bom findi, minina Suzi.
Beijão!

Anônimo disse...

Adoro agendas, blocos de anotações, canetas.
Enjôo de computador, da zoadinha das teclas.
Uááá

Sou mais que nostálgica...vivo lá, em algum lugar do passado.

hauahuahauahua

Blog tudoo!
beijoss

Janaina disse...

Rá! Eu tenho váaarias agendas. Hohohoho! Não confio em tecnologia. Amo, mas não confio, sabe como é? Utilizo-a tanto quanto posso... mas sempre tenho minhas agendinhas e caderninhos...

Adorei as imagens deste post, Suzi!

Mônica disse...

eu tenho uma agenda de telefone na bolsa e outra perto do telefone...hohoho... depois que meu celular caiu na privada, morrendo afogado e levando todos os números que me interessavam, desisti de confiar só nele!

Suzi disse...

Há muitos anos não tenho uma agendinha de mão, Marcinha. Hoje à noitinha colocarei tudo em dia. As anotações dos dois celulares (inclusive daquele velhinho que faz as vezes de agenda) e mais as da agenda eletrônica de verdade.
Haja mão!

Suzi disse...

É como tudo na vida, Beto. Tem o bônus, mas vem o bônus. Fazer o que, né?

Suzi disse...

Tens razão, Luís F., quanto à frieza... Essas agendinhas, escritas à mão, essas, sim, são pessoais.
Enfim...

Bom final-de-semana pra ti também!!

Suzi disse...

Ai que lindinho, isso, Guiga: "livrinho de moradas e telefones".
Chega a ser poético!
;o)

Suzi disse...

Olá, Juli! Bem-vinda por aqui!
Escreve pra mim que eu respondo, tá bom? rs*
Minha caixa de correios só recebe extrato bancário, propaganda, mala-direta, e contas a pagar.
Tenho um único amigo que insistia em mandar um cartão, a cada Natal, pelo Correio. Que me lembre, era mesmo o único. Mas este ano que passou, nem ele!

:o|

Suzi disse...

É, Danny... quando chega a esse ponto...

Eu ainda não cheguei nesse ponto.
(só porque não tenho filhos! hohohoho!!!)

Suzi disse...

Oi, Lila! Vá chegando e ficando à vontade, pra escrever suas coisinhas por aqui, viu? Quando não estiver esgotada do computador!

Também amo aqueles artigos todos, de papelaria. Fico horas, lá dentro. Ontem até comprei duas borrachas da "minha prima", a Barbie. kkkkkkkkkkk
Uma pra mim, uma pra L., lá do trabalho. As duas loucas que têm coragem de usar uma borracha cor de rosa na frente de todo mundo!

Suzi disse...

Muito bem, menina Jana! Muito bem! Mulher prevenida!

(a primeira imagem é do gettyimages; a segunda é "by suzi")
;o)

Suzi disse...

mumumu,
eu sabia que gato escaldado tem medo de água fria, mas nunca me passou pela cabeça que vaca com telefone escaldado também tivesse seus medos...

:o))