sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Jardim Botânico do Rio de Janeiro



Já há alguns finais-de-semana eu tenho me programado para passar a manhã de domingo no meio das árvores do Jardim Botânico. E aí, a cada domingo é uma coisa que acontece... e a idéia fica na cabeça e não passa pras pernas. Geralmente é a chuva. Outras vezes, a chuva e o sono. Algumas outras, trabalho. Enfim...

O Jardim Botânico do Rio tem algo de especial. Meio mágico, até. Aquelas palmeiras imperiais têm um quê de Jardim do Éden. Eu imagino que o paraíso, de certa forma, lembre o Jardim Botânico da minha cidade. Você mergulha naquele verde, ouve os barulhinhos de água e de pássaros, e esquece as buzinas lá de fora, a poluição, o cinza, as mazelas sociais, a violência. Esquece. Por uns instantes. Vejo uma vitória-régia e fico pensando que uma daquelas folhas praticamente me agüenta, em cima. Tenho vontade de experimentar, ver se me agüenta mesmo. Vejo as mangueiras carregadinhas de frutos e penso: o Brasil é mesmo uma terra abençoada! A tal do "em se plantando, tudo dá". E isso encanta você de uma tal maneira, que quando se dá conta, já é de tarde.

Tenho uns amigos que moram no bairro. Mas é como morar de frente pra praia e não curtir praia, ou não ter tempo de mergulhar. Não é porque moram ali, pertinho do Jardim Botânico, que passam, freqüentemente, suas manhãs de domingo infiltrados na natureza. Que pena. Já nos acostumamos tanto ao barulho e aos monóxidos de carbono, que ter uma pracinha arborizada em frente de casa, mesmo que toda envolta de carros estacionados, muitas vezes já é suficiente, como "contato direto" com a natureza. E aí, seja pela correria do trabalho, seja por outros compromissos, se vai deixando de aproveitar o pedacinho do céu que Deus deixou no Rio. Que pena.


Jardim Botânico, para quem quer conhecer

6 comentários:

Miguel S. disse...

Ora aqui está uma belíssima proposta de passeio para o fim-de-semana que se avizinha!
Beijo

Anônimo disse...

Tenho uma vontade enorme de conhecer o Jardim Botânico. Sempre que ouço falar, sempre que vejo na tv, dá-me vontade de apanhar o primeiro avião directo para aí. Mas, nem sempre conseguimos tudo o que queremos. Quem sabe um dia não passeamos lá as duas! ;)

O vosso país é mesmo abençoado! Penso no Brasil, como penso no continente africano, abençoado por Deus, pela natureza, e com tantos problemas.
Infelizmente, cada vez mais me apercebo, de que a perfeição mão existe!

Beijinhos e um óptimo fim-de-semana!
Experimenta ir lá este domingo que se aproxima! ;)
*.*

Custódia C. disse...

Sabes que também adoro o Jardim Botânico de Lisboa?
Só as palavras já têm uma sonoridade verde, muito verde :)

rps disse...

Foto fantástica!

Arcanjo D'Prata disse...

Pedacinho do céu feito por Deus ainda não destruído pelo homem, né Susi. E que maravilha de pedacinho! Sobre sua visita ao Verdejante, espero que vá mesmo pois vai adorar o ambiente, já que vc anda com esse espírito "natureba" rs, q é ótimo por sinal. Ah, como posso dizer isso, bom é que eu disse muitos prós daquele lugar, o único contra é que um bom prato da comida à quilo não sai por menos de 20 reais. Achei um pouco caro, mas se bem que a degustação compensa, rsrs. E lembre-se q eles só aceitam cheque ou dinheiro.

Abraços! Um bom findi!

Anônimo disse...

Tenho saudade enorme de todos os nossos passeios que jamais fizemos juntos ao Jardim Botânico...