quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Millôr Fernandes

"...Carioca, é. Moreno e de 1,70 metro de altura na minha geração, com muitos louros de 1,80 metro importados da Escandinávia na geração atual, o carioca pensa que não trabalha. Virador por natureza, janota por defesa psicológica, autocrítico e autogozador não poupando, naturalmente, os amigos e a mãe dos amigos - ele vai correndo à praia no tempo do almoço apenas pra livrar a cara da vergonhosa pecha de trabalhador incansável. E nisso se opõe frontalmente ao 'paulista', que, se tiver que ir à praia nos dias da semana, vai escondido pra ninguém pensar que ele é um vagabundo..."

Millôr, in "Que País é Este?", excerto de "O Carioca É. Antes de Tudo."

Este texto é para lembrar Millôr Fernandes, mas também para me lembrar que o Rio de Janeiro é uma cidade de praia, sim, embora não pareça, nestes últimos dias...

14 comentários:

Lis. disse...

Adoro os cariocas pelo estilo de vida descompromissado. Não há como ter lazer sem ócio, e as coisas boas da vida ttazem prazer. Ao meu ver, ser feliz é ter prazer...

Quanto aos contrastes ficam por conta das ideologias...

Anônimo disse...

Adorei o texto! :)
E tenho uma curiosidade enorme em conhecer as duas realidades, Rio e São Paulo.

Beijos! *.*

Beto disse...

Apesar de ainda frio, hoje está um dia lindo. Perfeito pra dar essa escapada aí na praia...não sei porque eu sou tão preguiçoso e nunca dou um pulo lá...rs

bjs

marta r disse...

E é verdade isto tudo, Suzi? Tu és assim?

Anônimo disse...

She´s a carioca, she´s a carioca. Just see the way she walk´s. Nobody else can be what she is to me I look and what do I see When I look deep in her eyes ...

Beijinhos, menina Suzi.

Jade disse...

Tadinha da Suzi sofrendo nesse frio!! Ah garota eu tô amando viu? Hoje então que tava sol foi um dia lindo!!
E eu que nem gosto muito de praia adoro praia no inverno!! hehehehe!!
É eu sou uma carioca esquisita...
Beijos!!

Mônica disse...

vamos combinar que esse frio já deu, né? aff....

Suzi disse...

Ki-colado, São Paulo e Rio de Janeiro são como Flamengo e Vasco. Não existiria um sem o outro. A graça é a convivência misturada à concorrência, tudo na paz e na alegria.
;o)

Suzi disse...

Vem, Guiga! O Rio está de braços abertos! E tenho certeza de que São Paulo também. Ao menos a Mosana, o amigão, a pronto, falei!, o ki-colado... rs*

;o)

Suzi disse...

Pra quem não parou na sombra tava legal, Beto. O visual também tava bacana. mas praia??? Nessa friaca??? Só tu e a J@de, merrrrrmo!!

Suzi disse...

Sim, sim, sim, Martinha. Fora a parte do moreno de 1,70m e louro de 1,80m, é claro!
hehehehehehe!!!

Suzi disse...

Yeah!, Danny!!
I am.

;o)

Suzi disse...

J@de, você e a Taia podem dar as mãos. Ê, cariocas doidas que adoram o frio!

:o))

(eu sigo aqui, sofrendo, sofrendo...)

Suzi disse...

é, mumumu, tá combinado; mas esquecemos de avisar ao frio...
:o\