segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Autobiografia

Nasci em Alegrete, em 30 de julho de 1906. Creio que foi a principal coisa que me aconteceu. E agora pedem-me que fale sobre mim mesmo. Bem! Eu sempre achei que toda confissão não transfigurada pela arte é indecente. Minha vida está nos meus poemas, meus poemas são eu mesmo, nunca escrevi uma vírgula que não fosse uma confissão. Ah! mas o que querem são detalhes, cruezas, fofocas... Aí vai! Estou com 78 anos, mas sem idade. Idades só há duas: ou se está vivo ou morto. Neste último caso é idade demais, pois foi-nos prometida a Eternidade.

Nasci no rigor do inverno, temperatura: 1 grau; e ainda por cima prematuramente, o que me deixava meio complexado, pois achava que não estava pronto. Até que um dia descobri que alguém tão completo como Winston Churchill nascera prematuro - o mesmo tendo acontecido a sir Isaac Newton! Excusez du peu... Prefiro citar a opinião dos outros sobre mim. Dizem que sou modesto. Pelo contrário, sou tão orgulhoso que acho que nunca escrevi algo à minha altura. Porque poesia é insatisfação, um anseio de auto-superação. Um poeta satisfeito não satisfaz. Dizem que sou tímido. Nada disso! sou é caladão, introspectivo. Não sei por que sujeitam os introvertidos a tratamentos. Só por não poderem ser chatos como os outros?

Mario Quintana - em 1984



O que você diria de você, se alguém lhe perguntasse:
"Quem é você?"

O que eu diria de mim, se alguém me perguntasse:
"Quem é você?"

Mais que isto, quem somos nós, além daquilo que pensamos e dizemos que somos?

26 comentários:

marta r disse...

Desde que esbarrei na frase - "o maior chato é o chato perguntativo. Prefiro o chato discursivo ou narrativo, que se pode ouvir enquanto se pensa noutra coisa" - fiquei fã do Quintana.
Um sábio!

Anônimo disse...

Quintana deve estar se perguntando: Quem fui eu para que todas as pessoas sensíveis falem de mim?
Quanto a mim, Márcia, digo que sou assim meio divertida até para camuflar meu eu definitivo, esse é danado e imprevisível[no bom sentido].
Li uma bobagem que achei uma bobagem engraçada, olha só:
Não gosto de "FoFocas" prefiro os "PinPingüins" rsss.
dia lindo, bunita
beijos

Luís F. disse...

Não consigo falar de mim, prefiro sempre ouvir o que os outros pensam...

Mônica disse...

olha o idolatradosalvesalve aqui de novo!!!!

eu??? bom, eu tô com Clarice: eu sou uma pergunta!

beijos, boneca....

Jade disse...

Eu não gosto que me perguntem quem eu sou, prefiro que olhem e vejam... difícil né?
Beijos!!

Suzi disse...

Pois é, Martita,
o moço tem letras lindas!!!

Suzi disse...

Bobagem engraçadinha mesmo, Marcinha. Isso me lembrou o Pin e o Güim!
;o)

Suzi disse...

Luís,
cada um se percebe e nos percebe de uma forma diferente, eu acho.
É sempre uma descoberta.
;o)

Suzi disse...

beijos, mumumu!!
dependendo do dia, às vezes sou pergunta, às vezes, exclamação!
;o)

Suzi disse...

Quando nos descobrem, vêem-nos mais verdadeiramente, não é, J@de?

By Ana D disse...

rsrsrs...acho que tal como Quintana e tantos mais que tentaram, (inclusive eu)) falar de si mesmo seria apenas por um amontoado de pequenos fatos, gostos, passagens de vida, detalhes...Porque na verdade cada ser humano é um universo infindável de definições. Bj.;)
Ana D (Céu Azul) - só consegui comentar como "anônimo" rsrsrs

Anônimo disse...

Sinceramente, não sei se seria capaz de responder a essa pergunta. Devia ser fácil fazê-lo, mas não é.
MAS, adorei o texto. É de uma escrita maravilhosa!

Beijosssssssss *.*

Taia disse...

Bom dia tri!

Anônimo disse...

´difícil responder isso não



moça meu céu tb é azul! adorei!

Anônimo disse...

"Sei que nada sei."

Gioconda disse...

hummm realmente isto é dificil...

Anônimo disse...

saudades boneca.. adorei o texto..
mas ainda não sei muito bem quem eu sou.. e acho que o dia que eu souber verdadeiramente.. será tarde de mais pra responder..
beijos

Suzi disse...

Olá, Ana D!
Não saiu como Anônimo, não. Saiu direitinho "ANA D."!
Seja bem-vinda por aqui, viu?
E volte sempre que quiser!
:o)

Suzi disse...

Pois é, Guiga,
o moço sabe mesmo escrever!
E nos fazer pensar.
:o)

Suzi disse...

Agora já é hora de boa noite, né, Tri?
Então...
Boa noite, Taia!!!!

Suzi disse...

Pois é, Morg, fácil ou difícil, uma hora haveremos de nos pegar pensando nisso.

;o)

Suzi disse...

Já é alguma coisa, Danny.
;o)

Suzi disse...

Difícil?? Mas eu saberia descrever você bem bonitinho, Gio!
;o)

Suzi disse...

saudades de você também, momô.
qualquer hora dessas descobriremos quem somos.
;o)

cibele disse...

Eu a-m-o o Quintana, justamente porque achando que não está dizendo nada sobre ele, ele diz coisas sobre a alma de todos nós... tão simples e cotidiano quanto profundo! DEMAAAAAIS!!!

Suzi disse...

como dizem vocês, aí em Sampa, ele é um fofo!
;o)