terça-feira, 1 de maio de 2007

"Há um tempo certo para cada coisa"

Na hora de estudar, estudar;
Na hora de brincar, brincar;
Na hora de pescar, pescar;
Na hora de ler, ler;
Na hora de ver tv, ver tv;
Na hora de ir ao cinema, ir ao cinema;
Na hora de navegar na internet, navegar na internet;
Na hora de caminhar na praia, caminhar na praia;
Na hora de comer fora, comer fora;
Na hora de mergulhar, mergulhar;
Na hora de passear, passear;
Na hora do lazer, lazer;
Na hora de trabalhar...
Pernas pro ar, porque ninguém é de ferro!!


FELIZ DIA DO TRABALHADOR!

Afinal, "Dia do Trabalho", "Dia do Trabalhador" ou "Dia de quê?" ????

Em 1886, no dia 1º de maio, em Chicago, EEUU, houve um conflito de classes. Havia uma Federação, que unia os trabalhadores dos Estados Unidos da América e do Canadá, e organizados por essa Federação duzentos mil operários entraram em greve. A polícia enfrentou os grevistas e no choque causou a morte de muitos deles, além de prender alguns de seus líderes.

Desde a época de Vargas, no Brasil, as leis e projetos que traziam benefícios aos trabalhadores eram anunciadas no 1º de maio, sempre. E você deve se lembrar que até há alguns anos o "novo salário mínimo" começava a vigorar a partir dessa data, todos os anos. Foi também num primeiro de maio que se comunicou a redução da jornada de trabalho para oito horas, por exemplo. Era assim.

Houve uma época em que os Sindicatos eram bastante fortes e na moda estava o Marxismo. Nesse tempo, o dia era passado na base de manifestações da classe trabalhadora, grandes manifestações dos operários. Hoje, convenhamos, ao menos no Brasil, a data é muito mais de confraternização entre os trabalhadores; feriado pelo feriado. É dia de festa. Não é dia de luta. Há shows como o de hoje nas areias de Copacabana e pela cidade afora...

Penso que algumas tradições haveriam de ser mantidas. E se já há festa o ano inteiro, penso também que o "Dia do Trabalhador" haveria de ter destaque no cenário nacional, até no mundial, como um dia em que se levantassem bandeiras para garantir - ou ao menos para se lutar por - melhores condições de trabalho. Afinal, "a gente não quer só comida; a gente quer bebida, diversão e arte", todos os dias do ano.

2 comentários:

Custódia C. disse...

E é sempre tempo certo para a Festa sim! - e para o trabalho também :)

Suzi disse...

Pra colocar as pernas pro ar, então... rs* Sempre é tempo!!
:o))