segunda-feira, 30 de abril de 2007

Socorro!!


E acontece que estão construindo um prédio em frente ao meu. Eu atraio obras, já percebi. Há dois anos me mudei pra cá e o vizinho de cima resolveu fazer obra na cobertura; acabou em janeiro/fevereiro deste ano. Pasme!
Enquanto isso, há um ano, na rua da frente estão levantando outro edifício. Todo o barulho da obra vem para dentro da minha casinha. Incluindo serras elétricas, estacas, blá-blá-blá.
Agora, há alguns poucos meses, este prédio aqui da frente.
Tudo bem, faz parte. A poeira, inclusive.
Mas acontece que, não bastasse, os moços queimam "madeira velha" o dia inteiro. Hoje, desde as sete e vinte da madrugada a fumaça tomava conta. Contei até dez, vinte, mil... Contei até onze e meia da manhã.
Seguiu-se então o seguinte diálogo, quando liguei para o celular divulgado - "Apartamentos a preço de custo. Direto com o proprietário: Sr. A. Tel: xxxxxxxx":

- Bom dia, o Sr. A., por gentileza.
- Sou eu - sorriso nos lábios
- O senhor, então, é o responsável pela obra na Rua X?
- Sim - já sem muito sorriso
- Pois bem. Antes de manifestar qualquer interesse meu nos apartamentos que estarão à venda, permito-me procurá-lo para resolver um problema sério...
- ... (silêncio)
- São onze e meia da manhã, Sr. A. E desde as sete e meia estão queimando lixo, na obra. Convenhamos, não se pode admitir. São quatro horas, até agora...
- Não... Mas não é lixo... É madeira velha...
- (calmamente) Madeira velha não é lixo? Então por que está sendo queimada? É lixo, senhor. É lixo. Mas seja qual for o nome, é queimada. Além de agredir a natureza, o senhor agride outros seres vivos, que são as pessoas... Já choveu, já parou de chover, já nublou, já fez sol... e a queimada continua.
- É...
- Pois é... Só hoje, quatro horas de poluição, Sr. A. E de prejuízo direto à saúde das pessoas que moram no entorno da sua obra. Minha casa está totalmente fechada. Se eu abrir uma fresta da porta ou da janela, minha casa vai ficar branca como está branca a rua inteira... Isso não é correto, Sr. A. Eu estou sufocada e já estou espirrando, com alergia.
- É... Mas quem é que está falando, mesmo? A senhora disse que a sua cortina branca está pra fora da janela? É isso?

(nessa hora achei que estava falando com um louco... mas prossegui)

- Não, Sr. A., eu não disse nada disso. Eu disse que as portas e janelas da minha casa estão fechadas porque, do contrário, minha casa vai ficar embaçada, branca de fumaça como, aliás, está toda a rua... - e nessa hora eu me deparo com a casa da frente, ao lado da obra, e na janela uma cortina branca - Não atribua esta ligação à senhora ou seja lá quem for que tenha uma cortina branca em sua janela. E na verdade, quem está ligando nada importa...
- É, tudo bem. Eu vou mandar parar.
- Isso, Sr. A. Faça isso.
- Mas eu gostaria de saber quem é a senhora...
- O senhor acha mesmo que isso é importante, a esta altura? Eu estou ligando, mas o prejuízo é de todos, não?
- É que se eu souber quem é, quando nos encontrássemos eu poderia me desculpar com a senhora.
- Não se preocupe. Eu aceito, desde já, as suas desculpas se o senhor mandar parar já agora, com as queimadas. Inclusive, eu cuidei de ligar justamente para o Senhor, a pessoa certa, que poderia resolver a questão, em vez de me dirigir aos moços da obra, que, na verdade, não poderiam decidir nada... Então, fique tranqüilo. O senhor estará desculpado tão-logo dê a ordem.
- Tudo bem. Eu vou mandar parar agora. A senhora me desculpe.
- Tudo bem. Bom dia.

Em dois minutos um dos homens da obra estava com a mangueira apagando a fogueira. Levou mais de dez, porque era muito fogo e muita "madeira velha". Mas apagou.
A natureza agradece.
Meus olhos, meu nariz, minhas roupas, o chão da minha casa... e acho que até os vizinhos, todos, também agradecem. Até a senhora da cortina branca.

18 comentários:

Ordisi Raluz disse...

Isso aí moça valente. Há tempos, eu tive uma obra de um condomínio horizontal que ia encostar casas no meu muro e enfrentei o construtor, sem perder a linha. Ele afastou as casas. Há que peitar.

Beijos valentes.

Miguel S. disse...

Obras são um ó. Tudo bem que todos nós, numa fase ou outra, também as fazemos, mas há casos que ultrapassam todas as marcas.

Alba Regina disse...

clap clap clap clap!!! é isso aí! morei em búzios vc sabe e lá, infelizmente o 'povo' tem este costume de queimar 'coisa velha '. um dia estavam queimando 'pneus velhos! ah ... fui lá e fiz igual a vc. exerci meus direitos. é isso aí!!! beijoooo !!!

Anônimo disse...

Oi, pense no lado positivo, vc acabou com o fogo !!!!!!!
Que esse fato se repita no domingo,ai com toda certeza a imensa torcida rubro negra irá te agradecer.rsrsrssrs. Bjs.

Beto disse...

Tá aí uma coisa que as mulheres conseguem com uma boa conversa que os homens só conseguiriam se a porrada comesse...rs

Mônica disse...

eu, com certeza, não teria a metade da sua educação....

Sandra Vicente disse...

Até quando? Aguarde...

Sandra Vicente disse...

BOTAFOGO!!!!

Taia disse...

já disse que te amo?

Suzi disse...

Pois é, Or.
Sem perder a linha.
;o)

Suzi disse...

O pior, eu acho, Miguel, é essa atração que eu exerço!!!
rs*

Suzi disse...

Sim, Taio!!
Eu não havia percebido!!!
Acabei com o FOGO!!!
E domingo será o Flamengo e as cinzas!!
hohohoho!!

Suzi disse...

Pneus???
Valha-me, Albinha!!!

Suzi disse...

É, Beto. Não tem aquele papo de "de uma conversa ninguém escapa"? De repente foi isso.
rs*

Suzi disse...

Ai, Mumumu,
tô imaginando a cena...
kkkkkkkkkk

Suzi disse...

Sandra, hoje, pelo menos, não rolou!! (Feriado, também, né?)

Mas vamos ver. Se ele tornar a queimas, eu ligo outra vez e aviso que estarei, agora, tomando outras providências. E tomo mesmo!

Suzi disse...

E que gracinha é essa de ficar torcendo pelo"...FOGO", hein, Sandrita???
rs*

Suzi disse...

Taia,
já disse. Mas é uma delícia ouvir de novo e sempre e sempre.
:o)))