terça-feira, 20 de março de 2007

Boas-vindas ao outono, às 21h07min

Uma terça-feira qualquer do ano. Não exatamente... É a terça-feira que dá adeus ao verão e recebe o outono, a mais harmoniosa das estações. Eu acho. No outono não há excessos - nem de calor nem de frio, nem de cor nem de apatia. No outono há um frescor, um barulho e uma alegria diferentes. No outono a gente se senta debaixo das árvores pra ver as folhas caírem, e é gostoso pensar. Despretensiosamente, pensar.
Eu acho que o coração pede uma pausa, no outono. Menos movimento, mais paciência; menos vibração e mais intensidade; um pouco menos de confluência, um pouco mais de calma; menos artimanhas, mais manhas...

O trânsito nem estava ruim, hoje, na volta do trabalho. Eu escolhi uma rádio carioca, pouco ouvida, para fechar minha tarde. Rádio Roquete Pinto, uma emissora do governo do estado. O programa era algo do tipo "as melhores melodias de todos os tempos". Música clássica. Parece que eu senti o verão indo embora e o prenúncio do outono... Aquela música foi tomando conta de mim e de repente as lágrimas estavam escorrendo pela minha face. Que estação é essa, que mexe comigo??
...e de repente senti falta das coisas e das gentes que eu não tenho ou não tenho mais. Eu me senti péssima e maravilhosamente bem ao mesmo tempo. Muito mais péssima do que maravilhosamente bem. Um misto dessas duas coisas, num equilíbrio meio desequilibrado. Não sei o que é isso... Mas enquanto eu dirigia, minhas idéias nasciam, cresciam, voavam... Senti uma dor, lembrando de dores que já senti antes. Perguntei "por quê?" Respondi, eu mesma. Permaneci sem entender. E lágrimas continuavam caindo, lenta e inabalavelmente.
E continuam.


16 comentários:

Anônimo disse...

vez ou outra me bate essa saudade de não sei bem o que ou quem, que venha o outono nos trazer alegrias e brisa fresca...
carinho meu, bunita
beijossssss
veja esse link:
http://g1.globo.com/Noticias/0,,MUL12604-5603-6355,00.html

Suzi disse...

U-au!
Eu conheço o moço, já jantei com o moço, ri com o moço, com a moça do moço, a mãe do moço, o pai do moço...
O moço é um cientista gente boa ou o cientista é um moço gente boa??

Parabéns, Clarinha.
Orgulho puro, criar filhos para o bem da humanidade e ver que eles deram certo!
Interessantíssimas, a entrevista e a lucidez do entrevistado.

Taia disse...

Vamos lá:
eu amo o outono, é a estação do ano mais mais para mim.
saudades não sei de que. Sinto isso virou e mexeu.
Não gosto da Roquete Pinto, nem de Transito. Motivo de choro, hohoho
O filho da Marcinha hein? Que luxo total!
beijoca.

marta r disse...

O Outono é nostalgia pura. Dá moleza como a Primavera.

Pessoalmente, prefiro as estações extremas, dos excessos de calor ou de frio - o Verão e o Inverno. Do vai ou racha.

(Bonito texto, Suzi)

Custódia C. disse...

Suzi

Mais uma vez gostei muito de ler!
Enquanto tu entras no Outono, nós entramos na Primavera.
Tudo parece renascer por aqui!
Para ti um bocadinho desta luz :)

Luís F disse...

Suzi:
Esse misto de tristeza e alegria que tão bem descreves, deixou-me sem palavras…
Senti uma grande empatia com as tuas sensações. Ler um texto assim, pela manhã, só pode dar num dia bom…
Bjs.

Suzi disse...

Pois Taia, eu nem lembro de já ter ouvido a Roquete Pinto, antes. Até que domingo à noite, voltando de Cabufa, rolava um especial do Vinicius de Moraes. Aí, pronto! Gamei!
:o)

(Mó orgulho, pra Marcinha, não?)

Suzi disse...

Isso, Martinha. Acho que você acertou na palavra: nostalgia.

Minha estação preferida é o verão, você sabe, mas esse outono, sei lá... mexe comigo, menina!
:o)

Suzi disse...

Custódia,
a primavera é uma estação maravilhosa; renascimento, cores, aromas deliciosos das frutas e das flores... eu amo a primavera!
Ah! e ainda há as borboletas amarelas!!
;o)

Fico grata pelo tantinho de luz que me mandas, daí, e pelas tuas amáveis palavras.

Suzi disse...

Então combinamos, né, Luís?
Espero que combinemos também na parte do "dia bom"!!
;o)

Beijos, abraços e boa Primavera!

Anônimo disse...

Não chora não, Suzi. Ou melhor, chora se isso te alivia a alma. Não sou muito chorão, não por pactuar da velha máxima "homem não chora", mas porque não é do meu temperamento, mas, de quando em vez, é preciso. Vale por mil terapias. Feliz Outono, que é uma estação muito bonita (gosto de todas, na verdade).

Beto disse...

É, eu já escrevi sobre o outono uma vez tb... é uma estação do ano que me encanta sei lá porque. Acho que talvez por causa desse equilíbrio mencionado por vc.
bj de novo

Suzi disse...

Miguel,
agora até já parei. Porque a vida não pára enquanto a gente chora...
Mas gostei do carinho. Viu como o outono é a estação das manhas? E dá certo... Cafuné cibernético. Hohohoho!!!

;o)

Suzi disse...

É, Beto, então vamos dar as mãos!
Esse desequilíbrio, esse outono, esse Rio...
Feliz outono pra você, garoto!

Jade disse...

Eu adoro o outono... mas me sinto assim como vc às vezes, meio isso, meio aquilo...
Beijos!!

Suzi disse...

É, Dela,
daí a idéia de um equilíbrio meio desequilibrado...