sexta-feira, 5 de janeiro de 2007

Sexta-feira sem sal? Não! Apenas sem sol.

Acordei depois do meio-dia. Não é sempre. Mas quando acontece é bom demais.
Ontem ficamos conversando e vendo filme até quase quatro da manhã de hoje. Desde que eu me mudei para este apartamento, em julho de 2006, acho que A. só dormiu aqui em casa uma única vez. Depois de um rodízio de pizzas dormiram todos aqui - J. (a da "dancinha"), A. e seu namorado. Então resolvemos fazer um "Clube da Luluzinha", ontem!

Enquanto ríamos, a chuva chovia. Chovia rios. Achamos que não haveria sol para praia, hoje, e então o plano era amanhecer e bater perna por aí. Mas depois de um "café da manhã à uma da tarde", achamos que nosso corpo e nossa pele precisavam mesmo era de um mar de sal, mesmo sem sol, e fomos direto pro Posto 5, na Barra, nada obstante o aviso de "nuvens plúmbeas", que a Mumumu nos dera.


Ficamos ali, perto da escolinha de surf, mas nem ondas suficientemente altas havia. Então, um ou outro se arriscava a pegar uma onda, e para os demais a prancha servia de apoio pro corpo boiar.
Enquanto isso, na areia, contávamos histórias do tempo do colégio, lembrávamos das paixões platônicas, dos desencontros amorosos (os meninos que queríamos nunca eram os que nos queriam) e às vezes gotas de chuva caíam delicadamente sobre nós...


De vez em quando o sol deixava escapar seus raios por entre as nuvens. Só o suficiente para fazer brilhar as águas e banhar de beleza os nossos olhos. Pequenos pedacinhos de céu azul vez ou outra se abriam no céu, e a tarde foi passando até que já passava das sete da noite, quando resolvemos vir embora.
Uma caminhada breve pela areia, a vista maravilhosa de um dourado no céu e no mar, e voltamos pra casa.


A natureza oferece sempre um espetáculo diferente, todos os dias. Se soubermos olhar, há beleza em toda a parte.
E sentir-se feliz é, muitas vezes, apenas uma questão de opção.

12 comentários:

Anônimo disse...

Um dia bem passado, deduzo pelas palavras e pelas imagens. Mesmo com chuvinha no horizonte. Afinal, as crónicas de NR, percebi agora com mais atenção, ainda não terminaram. Muito sinceramente, pelo que já li, acho um exercício curioso sobre o amor, mas não me revejo muito no que ele escreve. Okay, a humanidade não sabe amar e qual é a referência para chegar a essa conclusão? A Natureza e as suas formas mais simples de afecto. Pode ser. Que me me desculpem os incondicionais de NR, mas não fico muito convencido.

Suzi disse...

Miguel, um pressentimento de que segunda-feira, primeiro dia de retorno às atividades laborais e o sol virá firme e forte, me empurrou para o mar, hoje, mesmo sem sol. As gotinhas de chuva que caíam estavam mesmo gostosas. E foi uma tarde agradável, na companhia da amiga de infância, cuja amizade preservamos até hoje, pra nossa felicidade.

Quanto ao NR, não sou admiradora de seus textos. O que me admira é que tenha tratado do amor de forma tão sentimental, quando, usualmente, sua visão do amor é exposta de outro modo, muito diferente. Quanto a concordar, exatamente, com as palavras dele nesses textos, tenho lá minhas reservas, também. Não acho que haveremos de sofrer para sempre porque sempre haveremos de amar errado. Mas acho que ainda engatinhamos, no amor. Erramos e acertamos. Ensaio e erro. E ainda temos que aprender a andar e a correr, em termos de amor. Porque nem sequer sabemos ser claros quando queremos e quando não...
:o\

Anônimo disse...

delicioso dia, isso não tem preço!
beijosssss

Suzi disse...

Sim, Marcinha. Delicioso dia.
Beijos, loirinha!

Alba Regina disse...

vc vai achar q sou totalmente maluca mas, vc sabe q eu adoro ir à praia em dias assim? adoro! ^^

Anônimo disse...

olha só, vc me pediu o serviço meteorológico das bandas do posto 9....a do 5 meus olhinhos não alcançam...kkkkkk

mas o que vale é que vc teve um dia gostoso, em companhia agradável e estar perto do mar e de amigos queridos é coisa que não tem preço, certo?

beijo

Taia disse...

Fui a praia ontem também, maravilha que Deus fez...

Custódia C. disse...

Gosto muito destes teus posts, tão ....... pessoais (estava a faltar o termo)!
Há sempre tanta sensibilidade! São deliciosos de ler :)
E assim vamos imaginando a Suzi.. enquanto esperamos o final do ano :):):)

Suzi disse...

Albinha,
em dias assim, o mar é mágico; tem um encanto sóbrio, dócil... É relaxante. A praia fica quase vazia, a gente fica cheio de paz, um sentimento bem fácil de se ter, de frente pro mar molhado da chuva que cai.

Você nem é doidinha. Ou então... somos!
:o))

Suzi disse...

Maravilha meeeesmo, né, Taia? E essa areia branquinha de Cabufa é TDB!!!

Suzi disse...

Sim, sim, sim, Ccc!!!
Logo chegará o dia em que faremos nosso "Clube da Luluzinha" desse lado do Atlântico. E depois de umas horas de reunião, deixaremos a turma do "Clube do Bolinha" entrar. E então riremos todos juntos horas a fio...

Estou ansiosa!

Suzi disse...

Moniquete, no caminho troquei o 9 pelo 5. Acho que saudades do tempo em que meu irmão morava ali e era "o meu posto". Acho também que as tais "nuvens plúmbeas" estavam mais pra lá do que pra cá.

E foi divertido. Molhado e divertido!
;o)