quinta-feira, 14 de dezembro de 2006

Mais uma do carioca

Aqui ao lado, a foto da calçada do Consulado Geral dos Estados Unidos, na Rua México, no Rio. É quase um deboche, o nome da rua...

13.12.2006. Já passava de uma da tarde; então, você pode conferir, só havia meia dúzia de pessoas na fila - que se forma do lado de fora, faça chuva, faça sol.

Pela manhã, a cena é quase deprimente. Dezenas - talvez centenas - de pessoas buscando um visto de entrada no país do Mr. Bush, enfileiradas, do lado de fora, aguardando que a bondade dos "donos do mundo" permita que entrem no prédio.


Ainda na calçada, um pouco mais à frente, um retrato da criatividade do carioca. Porque na Embaixada você tem de entrar acompanhado, apenas, de você mesmo. É isso aí! Sem nada na mão, seja caderno, livro, caneta, telefone celular, pasta, bolsa... Absolutamente nada!
Isso é complicado, porque ninguém anda de mãos abanando, por aí. Até porque se você for alguém que anda de mãos abanando eles vão negar seu visto. Então, as pessoas íam para a fila acompanhadas de outras, para que essas outras ficassem tomando conta das suas coisas enquanto elas passavam pela sabatina e pela sessão de tortura, na esperança do carimbo no passaporte.
Até que um brasileiro, criativo como aquele que cobra R$ 0,30 pela informação, montou sua barraquinha.

No começo, há uns meses, era uma barraquinha mais simples: um banquinho onde ele sentava e um armário daqueles de faculdade, com umas seis portinhas, com chave. Não sei quanto cobrava pelo serviço, mas com certeza o retorno foi suficiente para ampliar o negócio, montar uma proteção para chuva e até dispor cadeiras no interior da banquinha, para conforto dos clientes, provavelmente com o patrocínio da cervejaria Antarctica (veja o detalhe da foto).



O fato é que o serviço está em franca expansão!


Não bastasse, há plaquinhas em português e em inglês - o cara é bilíngüe!! - anunciando os serviços.


E, o melhor: um quadro, pendurado na árvore, com fotos dos clientes satisfeitos! (veja foto abaixo)

Agora, me diga: onde mais você encontraria isso, a não ser no Rio de Janeiro??



Eu ousaria dizer que o problema do desemprego, no Brasil, está mais ligado à falta de disposição de alguns que à impossibilidade de se ganhar dinheiro, trabalhando. Porque quem tem criatividade ao menos não passa fome!

34 comentários:

Taia disse...

Isso é demais!
Hahaha
Tomara que a prefeitura deixe o cara trabalhar, mas o que me espanta é que os americanos ainda não o tenham tirado de lá a pontapés.
Bj Tri, bom dia

Anônimo disse...

vamos combinar que o cara teve visão, um empreendedor nato...kkkkkkkkkkkk....mas a festa dele pode acabar graças ao prefeito maluquinho ou aos americanos doidos de pedra!

beijos, boneca

Suzi disse...

Meninas, mas ele já está por lá há mais de um ano!!! Acreditem!!!
No começo era só a cadeirinha dele e o armário improvisado. Agora já é quase uma sala VIP!!
E os seguranças ficam de papo com ele... Ainda deve ser bom de lábia!
Impressionante!

Zorze Zorzinelis disse...

Muito bom! Este post está mesmo fantástico - gabo-te a paciência de ires aos detalhes; aos pormenores! É engraçado que no Rio e noutros pontos do Brasil, o pessoal arranja sempre maneira de sobreviver. Uma vez vi uma reportagem de indivíduos que ganhavam dinheiro da forma mais estranha e curiosa possível. Pelos vistos, mais um ano e esse senhor consegue montar um estaminé de tijolo.

Quando aos EUA e à dificuldade que impõem aos brasileiros - e não só! - de entraram naquela nação, é pura parvoíce. Mais parvo ainda é aquele muro gigante, parecido com o que foi levantado na Faixa de Gaza, que os states querem contruir junto com a fronteira no México!

Já me alonguei muito, sorry...

Gioconda disse...

hahahahahahah Suzi, espetacular!!!! Espetacular! O melhor é a barraquinha em inglês...ai, coisas do centro da cidade né não...às vezes tenho pena que não frequento o local e acabo não vendo estas coisas.
bjs

Luís F disse...

Fantástico Suzi... É a lei do "desenrasca" que aqui em Portugal também é muito utilizada...

Nina Souza disse...

Ninguém merece né??? Oo
smacks!

Custódia C. disse...

É isso Suzi. Colocar a imaginação e a criatividade ao serviços de nós próprios!

rps disse...

Belo post. Gostei deste retrato do Rio tão diferente daqueles já gastos, com que nos deparamos habitualmente.

Luis disse...

"Em terra de cegos que tem olho é Rei..."

marta r disse...

Ai, Suzi, adorei. Simplesmente genial! Adoro conhecer soluções engenhosas que combatem políticas rídiculas. Imagine-se: ir tratar de documentação sem poder levar nada nas mãos...
Quem fica mal neste "retrato" são os norte-americanos!

Anônimo disse...

Suzi. Sucesso absoluto! Adorei, é claro. Acho que nós, portugueses, deixámos de herança esse "espírito do desenrasca", mas, sem dúvida alguma, os brasileiros em geral, e os cariocas em particular, elevaram a coisa ao nível quase artístico. Muito bom. =:0)
Já a necessidade de emigrar e de ter de suportar o duro e vexatório processo de escrutínio, deixa-me bem menos sorridente. C'est la vie!

agá w disse...

criatividade desta menina: o "merchandising" no blog deve render bem mais de 30 centavos. rsrsrs
beijo!

Frederico disse...

Olá. Pois enfrentei a fila do consulado americano em outubro passado. Escrevi um post sobre isso que vale a pena ler. O endereço é esse, http://imblogliocarioca.blogspot.com/2006/10/jeitinho-uma-pitada-de-malandragem-e.html .
(quem não me conhece, não me tome por esnobe. Acho que se algo é bom, deve-se admitir, mesmo se for de própria lavra. Então, sim, o texto é bom - e instrutivo). Por sinal, Suzi, não nos conhecíamos então. Dá lá uma olhada. // Quanto à barraca montada ao lado do consulado, MUITO me surpreende o consulado deixá-la permanecer ali. E, ADEMAIS (e acho que falo disso lá no post), ela se tornou inútil: quando foi criada, não havia com quem deixar seus pertences. Agora numa ante-sala, já DENTRO do consulado, há armários ou um espaço maior se preciso, com toda a segurança - e gratuito - onde se pode deixar os badulaques. Ah sim! as fotos são de "celebridades" que passam por ali para pegar visto. O dono da barraca é um negão de trancinhas, tira foto abraçado com todo mundo famoso que aparece.

Frederico disse...

cacete, bonequinha, vc escreve rápido demais. Comparado com isso aqui, o imBLOGlio é um fóssil, paradão paradão. Então já que é assim, falo aqui: MUITO BONITO seu post sobre o MENGÃOOOOOOO !!!!! Essa letra do samba, dá vontade de sair cantando que nem um doido. Pô, eu pensei em fazer um post também, ontem, sobre a HISTÓOOORICA conquista, mas não consegui, o tempo voa! enfim, deixo aqui minhas saudações de membro da maior torcida do mundo, A Nação!

Anônimo disse...

Uau!! adorei essa postagem hiper esclarecedora, embora seja antigo o cargo que esse carioca esperto ocupa por lá,rsss
brasileiro é esperto e carioca virador!
linda noite,bunita
beijossssssssss

Anabela disse...

Olha Suzi, essa história está fantástica!

Aliás, eu penso que seria altura de pedir um subsídio ao consulado, para o homem da barraquinha. E já agora, se não fosse pedir demais, um ar condicionado (porque trabalhar com esse calor, não dá).

Concordo com o comentador Zorze, ele tocou na ferida!
Continua a falar da tua cidade, sobre o teu Brasil, para lá do samba e do carnaval. Gostei.

Suzi disse...

Zorze,
antes de tudo, seja muito bem-vindo por aqui! Não tenho o conforto da barraquinha do rapaz, mas temos uma boa roda de amigos, por aqui. Volte sempre, a qualquer hora. A casa abre de dia e de noite, e vai pela madrugada adentro!
;o)

Quanto ao mais, acho que aquela frase muito usada por aqui, funciona mesmo: "eu sou brasileiro e não desisto nunca!"

Acho que é por aí mesmo!
:o)

Suzi disse...

Gio,
minha vontade é estar sempre com a câmera na mão; há coisas hilariantes pelo centro da cidade.
Hoje fotografei um andaime com dois operários. Ainda vou fazer um post sobre isto.
Beijos!
;o)

Suzi disse...

Luís,
aí também? Não é à toa que somos mãe e filha!

:o))

Suzi disse...

Nina,
o cara é "esperto da mente", como diria meu sobrinho H.

;o)

Suzi disse...

Ccc,
e pra ter idéias basta parar pra pensar, né? Todo mundo consegue!
;o)

Suzi disse...

rps,
nem só de céu azul e mar de ondas branquinhas vive o Rio de Janeiro, né?
:o)

Suzi disse...

Lad,
é um rei! e a cabeça dele não serve apenas pra "separar as orelhas", né? rs*

Suzi disse...

Martinha,
eu, realmente, acho que eles SEMPRE ficam mal na foto...

:o\

Suzi disse...

Miguel,
quem adorou fui eu! "...elevaram a coisa ao nível quase artístico". Adorei isso!
;o)

Suzi disse...

Agá, você me deu uma boa idéia!! Vou lá recolher uns reais com o dono da barraca! Mas prepare-se: ainda há histórias a serem contadas sobre o rapaz!

:o)

Suzi disse...

Frederico,
eu não diria que se tornou "inútil", porque o movimento continua, e forte! Aliás, há "detalhes do serviço prestado" que eu descobri hoje, e amanhã vou contar, aqui.

Mas que já há uma sala, lá dentro, para a guarda dos pertences, é uma novidade que eu desconhecia. Também... só vejo aquilo por fora. Não vou lá dentro desde o ano 2000!
E. cá entre nós, nem sei se volto, no ano 2010...

Suzi disse...

Bj!, Frederico!
Vou lá ler seu post.
;o)

agá w disse...

e com a cervejaria não vai pegar nada, Suzi?
;o)

Suzi disse...

Frederico,
sobre o Mengão, sempre é tempo!!
Acho que o momento é mais que apropriado. Domingo tem final entre Inter e Barcelona. O Inter é o Brasil. Mas o Barça tem o Deco (o brasileiro-português, alegria dos meus amigos blogueiros de Portugal), tem Ronaldinho Gaúcho (que jogou muuuuito, hoje, maas que quando chega na Copa do Mundo não joga NADA!!!) e, o melhor, tem RAFA MÁRQUEZ...
O que fazer????

Suzi disse...

É isso, Marcinha.
Dando um jeito e tratando de ser feliz!

;o)

Suzi disse...

Agá, essa cervejaria é a mesma que fabrica o Guaraná?? Se for, pego minha cota em guaraná...
Será que rola?
:o))

Suzi disse...

Anabela,
aqui costumamos dizer o seguinte: "a gente ganha pouco mas se diverte".

Acho que é por aí!
O cara tá na boa e feliz.