sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

Academia Brasileira de Letras


Ganhou uma iluminação artística, esta semana, a tradicional fachada da Academia Brasileira de Letras.


Um símbolo da "belle époque", o prédio da Academia fica ali, pertinho do Consulado dos Estados Unidos da América, e me causa uma certa indignação. E eu explico o porquê...


Com sua arquitetura estilosa, sigo meu caminho inconformada, cada vez que passo por perto, só de lembrar que existe um tal imortal chamado "Paulo Coelho" a dividir as honras com verdadeiros nomes das letras - Guimarães Rosa, Austregésilo de Athayde, Antônio Callado, Ruy Barbosa, Rachel de Queiroz, Jorge Amado, Zélia Gattai, Manuel Bandeira, só para citar alguns - e, salvo melhor juízo, na linha de sucessão de José do Patrocínio!! Eu me revolto. Quem foi a escritora que disse que sairia pela porta dos fundos, se Paulo Coelho entrasse na ABL?? Não teve uma história dessa? Hoje, você percebe, minha memória está muito estranha. A bateria precisa de recarga. Uma boa noite de sono tranqüilo! Assim, de repente, como diria a Marta R., é hora de dormir...

"update" especialmente dedicado à Mônica:
à propósito das três eleições perdidas por Mario Quintana para membro da Academia Brasileira de Letras, acabo de descobrir que "eles passarão... eu passarinho" foram versos que o escritor fez justo por conta dessa terceira derrota. Além de tudo, tinha bom humor.

"Todos esses que aí estão/ atravancando meu caminho,/ eles passarão.../ eu passarinho!"

A foto da nova iluminação da ABL é uma foto de divulgação.
As outras eu tirei num dia desses, de sol e calor, quando andava por ali.

16 comentários:

Anônimo disse...

Belas imagens de uma bela arquitetura agora realçada por tão bela iluminação [aff! como falei a palavra bela, né?, mas pode substituir por bonita, elegante,clara,iluminada,rsss]
Feliz noite,bunita
beijossssssssss
Sobre o Zico, mesmo quem não é flamenguista admira esse homem integro e maravilhoso jogador.

Mônica disse...

vamos combinar que Machado de Assis deve se revirar mil vezes no túmulo cada vez que o Senhor Coelho veste aquele fardão...afff...e pensar que meu querido amado idolatrado salve salve Mario Quintana nunca foi aceito por lá.....

Anônimo disse...

A fachada iluminada ficou linda!!! E em gênero, número e grau com a mônica, sobre o Machado de Assis e o Mario Quintana.
Beijão

Suzi disse...

É, Marcinha,
a luz deu um efeito belíssimo!
( eo "belo" nunca é demais; fique tranqüila!)

Beijinhos.

(e o Zico é D+, mesmo!)

Suzi disse...

Pois é, Lizzie.
Totalmente incompreensível, a ausência do Quintana, por exemplo. E totalmente justificável a revirada de túmulo do Machado de Assis...



E você seja muito bem-vinda por aqui! De dia, de noite e de madrugada, você pôde perceber, a casa está sempre de portas abertas, viu? (ainda mais nesse calor!! rs*)
Vá chegando e vá ficando.
Um beijo e, desde já, FELIZ 2007!!

Suzi disse...

Moniquinha,
e a porta da Academia lhe foi fechada TRÊS VEZES, não é mesmo? Como compreender que Mario Quintana não esteja lá? Como pode Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meirelles, Augusto dos Anjos, Graciliano Ramos, Érico Veríssimo, Oswald de Andrade, "só para citar alguns", não serem imortais e o tal do Coelhinho ser????

Não é revoltante?
:o\

Suzi disse...

Moniquinha, eu havia respondido seu comentário falando em DUAS DERROTAS. Mas aí descobri que teve uma terceira e que por conta dessa terceira derrota eles fez uns versos. Vivendo e aprendendo... Eu conhecia os versos, mas não a origem deles.
Fiz um "apideite" especialmente dedicado a você.
;o)

Anônimo disse...

ohhhhhhhhhhhhhhh.... ganhei apidêite especial!!!!!
pois é..perdeu 3 vezes e ganhamos nós com esses versos... a ironia de Quintana é que o faz tão especial pra mim!!!!!

marta r disse...

Assim, de repente, Suzi, compreendo muito bem a tua indignação. Só não compreendo como é que o 'Coelhinho' é, provavelmente, o autor brasileiro que mais vende neste momento em Portugal.

Mas a fachada da ABL está linda, linda.

rps disse...

Adoro esse tipo de traça neoclássica!

Custódia C. disse...

Ouvir falar, ou ler o nome, provoca-me urticária, por isso nem repito!
Mas o edifício é muito bonito!

Suzi disse...

Moniquete,
acho que foi por ser "simples demais" que ele não sentou numa cadeira de imortal. Seus textos são de uma simplicidade e beleza invejáveis. Isso deve fazer mal aos "eleitores"...

Eu estou contigo: pra mim, ele é genial. E pronto! Tem lugar na nossa estante. Não é, enfim, o que conta, para um escritor??

Suzi disse...

Pois é, Martinha,
o cara vende na França, também, adoidado!! Tem algo errado no mundo, não???

Suzi disse...

Muito bem, rps. Vamos nos limitar a falar do estilo arquitetônico da Casa!
;o)

Suzi disse...

Isso! isso! isso!, Ccc.
Não vamos mais repetir o nome. Vamos ler Clarice, né?
:o)

Luís F disse...

Junto-me à indignação... Não compreendo a loucura à volta desse senhor, enfim...

Adorei a arquitectura e respectiva iluminação...