segunda-feira, 15 de maio de 2006

Sobre ser gentil

Ser gentil é o que faz a diferença, muitas vezes. Porque eu não sei o que vai me acontecer depois daquela palavra áspera que eu falar. Pode ser que eu nunca tenha chance de voltar atrás, de me desculpar. Não é bom arriscar... É bom ser gentil.
Não estou falando de ser gentil com os desconhecidos; isso é relativamente fácil. Trata-se de ser gentil com os conhecidos; até com aqueles que às vezes são grosseiros, aqueles que não têm tato pra falar com a gente. Esse é o grande lance. Tem a ver com jeito de ser. Um jeito de ser gentil, de falar com bom humor, com amabilidade, com elegância, com um sorriso. E é só uma questão de prática. Todo mundo consegue, se quiser. E vai fazer toda a diferença. É o que eu acho.

3 comentários:

Mosana disse...

tb acho.. pena q nem todos pensem assim

gnoveva disse...

isso não é tão fácil quanto parece. aliás, isso não é NADA fácil. consegues?

Suzi disse...

mosana, é mesmo uma pena...

...

gnoveva, é uma questão de praticar. mesmo!

durante 8 ou 9 meses precisei exercitar isso com alguém que não sabia falar docemente; era um convívio quase diário e igualmente quase insuportável.
e a idéia era, deliberadamente, levar-me a perder a calma.

falar com amabilidade, ser gentil, não é fácil; não é meeeesmo. mas quebra barreiras.
é um jeito de ser que dá paz, no final do dia.
às vezes, a gente escorrega; mas é levantar e tentar de novo.