sexta-feira, 7 de abril de 2006

"Toda verdade é provisória"

Quando fiz minha Pós, há uns seis anos, me especializei em Psicopedagogia. Dentre tantas coisas interessantíssimas, estudávamos também as idéias de Emília Ferreiro, psicolingüista argentina, que revolucionou a alfabetização, já em 1970, ao explicar como as crianças aprendem. Além de tudo, E.F. fez Doutorado, tendo como orientador Jean Piaget. (uau!!)

"Toda verdade é provisória", tem a ver com a idéia de que todo conhecimento é relativo; há uma incapacidade da inteligência humana de atingir o absoluto. Todo o processo de aprendizagem está sempre em construção (daí o termo "construtivismo").

"... A minha contribuição foi encontrar uma explicação segundo a qual, por trás da mão que pega o lápis,
dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam,
há uma criança que pensa"
(Emília Ferreiro)

Como se estivéssemos lendo "Le Petit Prince", vamos imaginar que isso pode se aplicar aos adultos também...

3 comentários:

Alba Regina disse...

e...algumas coisas observando meus filhos desenharem, fico pensando...que pensamento está passando na cabecinha dele??? como eles se ordenam ali dentro??? na cabecinha dos meus filhos...

Suzi disse...

É um mundo fantástico, "Bibinha".
Tem um livro muito show, chamado "Cuidado, Escola!". Do Paulo Freire. É baratinho. Uns vinte e poucos reais. Você compra até pela internet. Recomendo.

Alba Regina disse...

oba! vou comprar... amei o "Bibinha" era o apelido da minha vó q era alba tbm....beijo.