sábado, 13 de janeiro de 2018

Não se trata de dar, e sim de partilhar.

Continuo aprendendo com Leo Buscaglia. Todos os dias.
Quem me apresentou esse Educador fantástico foi S., meu amigo que era do Rio, foi morar em Londres, voltou já faz um tempo, nem sei quando, e mesmo assim nunca mais eu o vi... Mas desde aquela época Leo se tornou meu queridinho.

"O mesmo acontece com o amor. Eu podia amar a todos nesta sala, se tivesse a oportunidade de conhecê-los..."

E continua dizendo que poderia amar todos com a mesma intensidade, e mesmo assim "ainda teria o mesmo potencial de amar que tenho neste momento. Não terei perdido nada...".

Ele falou isso num contexto em que explicava a diferença entre "dar" e "partilhar" e sobre ter o melhor para partilhar o melhor. Ele disse: "(...) E só posso ensinar aquilo que sei. Portanto, se pretendo ser um grande professor de deficiências da aprendizagem, então vou ter de saber tudo o que puder sobre as deficiências da aprendizagem. E o extraordinário é que eu poderia ensinar a todos nesta sala tudo o que sei, e no entanto não teria perdido nada - continuaria a saber tudo o que sei. Assim, não se trata de dar, e sim de partilhar.".

Pense nisso hoje. Partilhe. Sem mesquinhez. Partilhe seu saber, seu amor, seu carinho. Mas para isso é preciso que você tenha saber, amor, carinho, da melhor qualidade. Porque "se o meu amor for neurótico, se for possessivo, doentio, eu só lhes poderia ensinar um amor neurótico, possessivo, doentio."

Pense. Pratique. Tenha um FELIZ SÁBADO!! 


Leo Buscaglia in Vivendo, Amando e Aprendendo, pp.25 e 26. Ed. Record. 1999


2 comentários:

Custódia C. disse...

"E o extraordinário é que eu poderia ensinar a todos nesta sala tudo o que sei, e no entanto não teria perdido nada - continuaria a saber tudo o que sei."

Que coisa tão simples, mas com tão grande significado. Partilhar é bom, muito bom!

Suzi disse...

Leo é simples no falar e faz ser fácil de compreender.