segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

A sociedade do futuro

Sete e meia "da madrugada" e eu já acordada, sonhando em poder dormir um pouquinho à tarde. 

Ontem eu estava lendo um livro e encontrei uma citação, publicada no "Pacific Health Journal", em junho de 1890. Sim! Junho de 1890.

"A elevação ou decadência do futuro da sociedade serão determinadas pelos costumes e pela moral da juventude que cresce ao nosso redor. Como a juventude é educada e como é moldado o seu caráter na infância em hábitos virtuosos, domínio próprio e temperança, assim será sua influência na sociedade. Se os jovens são deixados sem esclarecimento e sem controle, tornando-se voluntariosos, intemperantes em apetite e paixão, isso vai influenciar e moldar a sociedade. As companhias que a juventude mantém agora, os hábitos que forma, os princípios que adota, são uma indicação da espécie de sociedade do futuro."

Fiquei pensando nas coisas que temos visto e lido... manchetes de jornal, comportamentos na rua,  letras de funk, posturas políticas... 

A tal sociedade do futuro taí, fruto da educação e do jeito como foi moldado o caráter da juventude... Acho que não se importaram muito com isso em 1890. Mas ainda é tempo, se quisermos transformar as gerações futuras.


2 comentários:

Custódia C. disse...

Fiquei na dúvida se tinhas trocado o 8 pelo 9 e querias dizer 1980. Tão actual no Séc XIX como no Séc XXI...

Suzi disse...

Parece incrível, mas é isso mesmo! 1890 e tão atual...