quinta-feira, 12 de junho de 2014

Da série COPA DO MUNDO - 3ª edição (parte 4)

Tudo a seu tempo

Na hora de brincar, brincar.
Na hora de estudar, estudar.
Na hora de comer, comer.
Na hora de dormir, dormir.
Na hora de protestar, protestar.
Mas na hora da Copa do Mundo, é hora de festa, como sempre foi!

"Há um tempo certo para cada coisa", lecionou o sábio Salomão. Tudo a seu tempo e no seu lugar. O que não vale é a turma que não curte futebol aproveitar a deixa pra se fingir de politizado, vestir a capa de ativista, e tentar estragar a festa. Também não vale protestar apenas pra fazer barulho e tentar perturbar a alegria daquela brava gente brasileira que se permitiu dar um tempo e curtir a festa. E não me diga que a Copa influencia o resultado das eleições porque essa história é velha, e já deu. 
Brasileiro sempre amou futebol, torceu, sim, pela Copa do Mundo no Brasil, fazendo festa e piada, e agora vai curtir os jogos do Brasil, da Alemanha, da Itália, da Bósnia (a Seleção da Bósnia e Herzegovina, que vai ter a maior e mais apaixonada torcida do mundo a seu favor desde o primeiro jogo, e principalmente nele, e que, se depender de nós, vai atropelar a Argentina!). Nem por isso esqueceu as mazelas, os problemas na saúde, na educação, na segurança, no transporte... Não é porque curte o futebol e a Copa/2014 que não se lembra das outras coisas. A insatisfação, contudo, assim decidimos, não pode manchar a alegria e a hospitalidade que, tradicionalmente, caracterizam o brasileiro. Os gringos estão aqui. E vão sair encantados, como todos os que vêm de férias e se apaixonam. É preciso sorrir para eles, tratá-los bem, e isso não tem nada a ver com ser alienado. Há um jeito inteligente de combater a corrupção, a desfaçatez dos governantes, o abuso das autoridades. Há um jeito inteligente de fazer isso. 
Além de tudo, vamos botar a mãozinha na consciência: faz protesto na rua mas joga lixo no chão; reclama da Copa mas não respeita o pedestre; esculacha o Governo, mas não devolve o troco errado que a mocinha do mercado deu a mais; vai pra rua, mas estaciona na vaga de deficiente quando vai ao shopping. 
"Todos reclamam reformas, mas ninguém se quer reformar", já dizia o Marquês de Maricá.
Vambora pra rua, sim. Mas que me desculpem os que se acham cheios de razão... 'bora pra rua fazer a festa!!

Brasil-il-il-il!!!!

4 comentários:

Amigao disse...

Faço minhas suas palavras.Meu único medo nesta copa é o Galvão gritar pro Julio Cesár: "Pega que é sua Julio Cesar!". E o infeliz não escutar.
De resto é isso, a festa é nossa e sabemos fazer festa muito bem, do nosso jeito.
Os visitantes vão adorar e vão voltar com certeza.
Boa festa pra você também!

Suzi disse...

Teu amigo Galvão vai de megafone, hoje! Rs

Custódia C. disse...

Muito bom texto Suzi.
Compreendo perfeitamente.
Os meus Portugas lá em Campinas estão deliciados com o carinho brasileiro :)
Ah e conta comigo, vou torcer pela Bosnia :) :) :)

Suzi disse...

Ahahahahaha!!!
Valeu, CC!
Bósnia!!!!!!!!!!!!