quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Pensamentos que reúnem um tema - Adalgisa Nery

Estou pensando nos que possuem a paz de não pensar,
Na tranqüilidade dos que esqueceram a memória
E nos que fortaleceram o espírito com um motivo de odiar.
Estou pensando nos que vivem a vida
Na previsão do impossível
E nos que esperam o céu
Quando suas almas habitam exiladas o vale intransponível.
Estou pensando nos pintores que já realizaram para as multidões
E nos poetas que correm indefinidamente
Em busca da lucidez dos que possam atingir
A festa dos sentidos nas simples emoções.
Estou pensando num olhar profundo
Que me revelou uma doce e estranha presença,
Estou pensando no pensamento das pedras das estradas sem fim
Pela qual pés de todas as raças, com todas as dores e alegrias
Não sentiram o seu mistério impenetrável,
Meu pensamento está nos corpos apodrecidos durante as batalhas
Sem a companhia de um silêncio e de uma oração,
Nas crianças abandonadas e cegas para a alegria de brincar,
Nas mulheres que correm mundo
Distribuindo o sexo desligadas do pensamento de amor,
Nos homens cujo sentimento de adeus
Se repete em todos os segundos de suas existências,
Nos que a velhice fez brotar em seus sentidos
A impiedade do raciocínio ou a inutilidade dos gestos.
Estou pensando um pensamento constante e doloroso
E uma lágrima de fogo desce pela minha face:
De que nada sou para o que fui criada
E como um número ficarei
Até que minha vida passe.

Adalgisa Nery in “Mundos Oscilantes – Poesias Completas”

De repente estou assim, tão pensativa, que nem Adalgisa. A chuva... sei lá. Uma espécie de inquietação, sensação de incompletude, um vazio molhado, palavras, palavras, cantilenas. Pensando... pensando... pensando bem, qualquer pensamento de "até que minha vida passe" é desditoso demais para um dia de chuva. Inditoso demais para mim. Recolho-me. Afasto-me dos pensamentos doridos. De grave, basta o cinza.

13 comentários:

Anônimo disse...

A nostalgia, a quietude, sempre nos faz reflectir mais...
Beijos *.*

Suzi disse...

É, Guiga. Coisas da chuva...

Anônimo disse...

Daqui a pouco a chuva se vai e que ela leve consigo o cinza das nuvens que te trazem tanta inquietude. E aí, daqui a pouco, o céu vai estar igualzinho a você... brilhando com um belo sol a nos aquecer. Você é assim, nasceu para brilhar... O brilho que irradia através dos seus textos aquecem o nosso coração.

Suzi disse...

tomara que o sol volte mesmo, anônimo(a).
que venham a primavera e o verão!!
:o))

Suzi disse...

xiiii!! quase em tempo real! rs*

Estava Perdida no Mar disse...

Ah é, tem dias em que a única coisa a se fazer é pensar, pois é o único que nos resta...mas pensar consiste em enxergar nós mesmos com lente de aumento. Tem horas que cansa.

Ah, e como carioca...sim, eu tb acho q é a chuva que faz isso com a gente. Impressionante, como esta cidade não combina com tempo ruim, nem com chuva. Existem chuvas que iluminam o coração, mas aqui no RJ fica tudo muito cinza.

Beijocas

Adriana Hanna disse...

Tudo parece bem. Mas, às vezes, um único pensamento pode mudar essa sensação. Dá um nó na garganta, uma vontade de ficar quietinha.
Uso a água quente do chuveiro para lavar e levar as idéias.
Então, o dia amanhece... o sol sorri pra gente e tudo recomeça, de um outro jeito. ;)

Beijo, Suzi!
Lindo poema!

Anônimo disse...

Que texto forte Suzi!
Vou levar esse texto para meus momentos devocionais.

Bj. (Saudades daqui)
Inté!

Suzi disse...

estava perdida, lembrei de um cartãozinho que li uma vez: "é bom pensar em você... mas cansa..."

hehehehehe

bj!, sumida!
;o)

Suzi disse...

Annah, eu uso água quente do chuveiro pra tudo! TUDO!!! Quente, fumegando, embaçando todos os espelhos. hohohoho!!
Delícia! E me faz muito bem!
;o)

Suzi disse...

Bonita idéia, Vidal! Bonita idéia!
Compartilhe.
Beijo e saudades (de lá).
:o)

Alba Regina disse...

adalgisa maravilhosa. incrível como o marido ismael nery. minha melhor amiga da vida inteira é neta de adalgisa e ismael. são todos meio bruxos...minha adolescência e início de juventude foi regada com os dois e pelas histórias q o filho deles me contava. conheço tão poucos q os conhecem...fiquei feliz de vir aqui hj e ler adalgisa...coisas da vida. beijo suzi!

Suzi disse...

que gracinha isto, albinha! que adolescência e início de juventude mais bem regados! gostei de ter contribuído positivamente para este momento-nostalgia!
;o)