quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Azeitonas - um post bem dona-de-casa

Eu tenho o costume do conversar com os prestadores de serviços, com o pessoal da limpeza, com o ascensorista. Lá no trabalho, por exemplo, tem a menina que vende Avon; eu sempre compro alguma coisa, mesmo quando não preciso. Outras pessoas compram, também, mas acho que ninguém dá muita idéia pra ela. Tem quatro filhos, não tem marido, às vezes tem, faz aniversário em novembro, coisas que só sei porque converso com ela. É vero que sempre tem aquele pessoal que abusa. Se é mulher, se acha amiga íntima e tal; se é homem, acha que você tá dando mole - como o ascensorista que, porque eu dava "bom dia!" sorrindo, se achou no direito de me dar um beijo na véspera do recesso, sob o pretexto de votos de um Feliz Natal; no rosto, é claro, mas, convenhamos, totalmente despropositado, além de ter me dado um susto do caramba! Entrementes (acho essa palavra "entrementes" muito charmosa!), é um risco que ainda acho que vale a pena correr.

Dia desses eu estava no mercadinho aqui perto de casa. Aquele, do loiro, lembra? Pois é. Queria comprar besteirinhas básicas, como azeitonas, champignon, queijinho... Eu sempre peço pra provar a azeitona, que não pode estar salgada demais nem de menos; então, preciso ser simpática com os atendentes, porque, afinal, vou comer de graça... Além disso, não quero que pensem que sou daquelas mulheres bem bestas ou bem nojentas. Peço pra provar e já vou batendo papo. Peço azeitonas sem caroço, recheadas ou fatiadas, porque não compro aquelas com caroço. E não é só pela preguiça... é uma questão de economia, mesmo, porque meu dinheirinho só entra na conta na base do suor, e então não pode escorrer pelo ralo, saca?

E foi no papo com o atendente da seção que eu mais me diverti, naquele dia.
Ele disse que a azeitona com caroço estava bem mais barata e que não comprava das outras porque eram bem mais caras. Dei razão, quanto ao preço, mas apostei com ele que, quanto ao custo, ele estava errado. Eu disse que o caroço pesava e que se a gente não come o caroço, íam caroço e dinheiro pro lixo. Ele não acreditou.

Pegou uma azeitona com caroço, comeu, e colocou o caroço na balança. Eu ri.
Ele disse: "- Viu? Não pesa nada; não faz essa diferença que você está pensando."
Aí eu fiz o desafio: "- Pegue seis azeitonas com caroço e pese. Digite o preço e veja quanto vai dar."
Ele fez. A essa altura, dois adolescentes que esperavam pra comprar queijo começaram a se divertir também, com o papo.

O quilo da azeitona com caroço era algo em torno de oito reais, um pouco mais; a recheada custava mais de onze, o quilo. Pedi, então, que ele pegasse outras seis azeitonas, mais ou menos do mesmo tamanho, mas sem caroço, e que pesasse. A outra atendente já se aproximou pra acompanhar mais de perto. Chegou outro cliente.
Já éramos seis pessoas em plena diversão com a experiência, e ainda mais com o resultado: as seis azeitonas com caroço custavam beeeeem mais que as seis azeitonas recheadas, sem caroço. Todos acharam incrível!

Não consigo me lembrar os valores exatos, mas foi muito engraçado constatar que às vezes a gente pensa que está economizando, quando, na verdade, está gastando dinheiro à toa.

Eu disse ao atendente que sempre desconfiara dessa diferença no custo e que, seguindo minha intuição, sempre apostava nas verdinhas sem caroço, mas que nunca havia feito o teste da balança.
Agradeci por ele ter tido a paciência de testar a minha teoria, enquanto ele me agradecia por tê-lo convencido, com prova, de que é menos trabalhoso e bem mais barato comprar azeitonas mais caras.
Os adolescentes se amarraram na brincadeira e ainda me acharam o máximo!!! - Imagine... sou apenas uma dona-de-casa "esperta da mente", como diria H.

20 comentários:

Luís F. disse...

Tiveste muita sorte com o vendedor das azeitonas… teve muita paciência para toda essa experiência… Muito giro!!!

:)

Anônimo disse...

Eu sou do tipo que sabe o nomezinho de todos os vendedores!! saio perguntando ou faço leitura dinâmica de crachá, como diz minha amiga!!
E quando eles acabam de empacotar eu agradeço com um "obrigada, Michele". E elas(es)ficam todos orgulhosos, só porque sabemos seus nomes!!!
Beijinhos

Anônimo disse...

Não sei se você é "esperta da mente" ou "pão dura" mesmo...rs.

Bom dia

Suzi disse...

Tive mesmo, Luís F. Mas paciência, mesmo, tiveram os adolescentes e o outro cliente que chegaram depois de mim e ficaram acompanhando tudo. Ah, mas vamos combinar, eles se divertiram também!!

:o))

Suzi disse...

É um barato, isso, né, Ana?
Gosto de chamá-los pelo nome, também, quando usam crachá. Ficam felizes mesmo!
:o)

Suzi disse...

Nem se fosse apenas pelo dinheiro seria pãodurismo... (ainda não estou rasgando dinheiro; nem por estar sobrando nem por ser louca.)

Mas tem também o fator praticidade (quem cozinha sabe muito bem que as azeitonas fatiadas ou sem caroço facilitam a vida de um "chef") e o fator preguiça!

Anônimo disse...

Prática, você é prática e ponto!
Legal que o carinha topou pesar para comprovar sua tese, bom para todos, rss

Bunita, e nosso encontrinho que não rolou na quarta?
Aff! fiquei esperando de novo :(

lindo dia querida,
beijos

Suzi disse...

Clarinha, eu estava de saída, do trabalho, e liguei pra Mumumu, pra confirmar o lugar. Mas ela não pôde... Até combinei com ela de marcar outro encontro pra hoje, pra você poder furar, ficarmos quites (um furo de cada uma... rsrsrsrs) e marcarmos um, sem direito a furadas, semana que vem. Ficou pra terça, tá bom pra tu?

;o)

A gente aproveita e pede uma pizza cheia de azeitonas. Que tal???
:o)

Anônimo disse...

És um espectáculo, adorei! :D Fiquei com vontade de estar lá, a assistir! :D

E gostei da expressão "dona-de-casa "esperta da mente"!" hehe
Beijos *.*

Adriana Hanna disse...

Hahahahahahaha, ADOREI!!!
Essa história me fez lembrar do dia em que pedi pro menino dos queijos pesá-los como se fosse para a mãe dele.
- Bem caprichadinho, hein, fofura de titia!
Ele vira pra mim e fala: - Ô dona, eu não gosto da minha mãe. Ela me abandonou. Foi minha vó quem me criou.
Imagine minha cara...
Aquilo quase virou uma sessão de psicanálise, hahahah.

Anônimo disse...

hahahaha...
Adooorei, eita moça esperta!
E qnto a simpatia..
Hoje são raaras as pessoas que conseguem ser simpáticas e atenciosas, temos que fazer a diferença!!
Beijão, Suzi

Suzi disse...

Pois é, Guiga. Esse papo de "esperta da mente" é coisa do meu sobrinho, que quando tinha uns 3 aninhos ouviu alguém falar em "espertamente" e entendeu "esperta da mente" e dizia que era muito "esperto da mente". hohohoho!!!

Suzi disse...

Annnnaaaahhhhh!!! caraca!!!! só tu!! meu pai... imagino a cena e a tua cara!!
que furo, meu pai!
kkkkkkkkkkkkk

Suzi disse...

Su, ser assim faz a maior diferença, no atendimento que a gente recebe. Algumas pessoas são mais fechadas, mas outras se sentem mesmo tão orgulhosas e felizes, como disse a ana de toledo!

As meninas do caixa, desse mercadinho, são outras com quem eu me amarro em conversar.
Meu comentário preferido, quando vou lá aos domingos ou bem tarde, perto de fechar, é este:

- "Eu, hein! Esse povo parece que não tem casa, né? Não tem novela pra assistir, não tem família... Isso é dia (hora) de vir pro mercado??? Eu, hein!"

Elas morrem de rir, porque sabem que eu estou criticando a mim mesma e falando o que elas gostariam de falar mas não podem...

:o))

Amigao disse...

Legal esta experiência, mas eu queria dizer que eu AMO azeitonas verdes.Com caroços ou sem caroços.
Mas eu adoro mesmo é azeitona fatiadas.
Aquilo com maionese no pão francês, não tem preço.

Beijão do amigão

deize disse...

Chamei H. para ler. Ele achou muito legal. Falou como sempre: eu falava isso!
Bjs.

Suzi disse...

Sabe do que eu gosto, amigão? Chegar em casa, à noite, cortar um tomate em cubinhos, fatiar champignon, misturar com azeitonas, temperar com uma pitadinha de sal, e regar com azeite.
Depois, sentar em frente à tv, e mandar ver!
Delícia!!!!

Omelete com esses mesmos ingredientes também é uma delícia! Umas tirinhas bem fininhas de queijo esférico no meio daquilo tudo também caem muito bem!!

Suzi disse...

Pois é... H. sempre se surpreende com as próprias sabedorias!!

:o)

Lilica disse...

Ah Suzi! Minha mãe é assim também, uma dona de casa que sabe como economizar! Beijão

Suzi disse...

Então vai aprendendo, Lilica.
"ôoo, Lilica, pode esperar,
a tua hora vai chegar!"

:o))