segunda-feira, 28 de julho de 2008

Diário de bordo - parte 2

Eles são encantadores, os chilenos. Sim, até no modo de falar. Porque nós, aqui, quando gostamos muito de alguma coisa, simplesmente dizemos algo do tipo: "Eu adoro isso!", "É o máximo!", "Eu me amarro!", enquanto eles dizem singela e docemente: "Muito me encanta!"

Vamos combinar, "muito me encanta" é encantador!!

A cidade está repleta de brasileiros e é incrível como os chilenos se esmeram em nos atender carinhosamente. Sabem que basta falar devagar para que um brasileiro compreenda o que querem dizer, e então se preocupam em falar pausadamente. Alguns falam até bastante bem o Português.

Nosso motorista, o Rafael, foi de uma simpatia incrível. Já nos recebeu sorrindo e foi durante todo o percurso "hablando portuñol". Falava Português, aliás, muito bem!, e imagino que, àquela altura, na cabecinha de Amélie, Tico e Teco estivessem pensando: "Mas como esse tal de Espanhol é fácil de entender... Muito mais fácil que a língua dos Argentinos, o castelhano..."

Eu sempre comentei que se existe uma cidade linda de se chegar, de avião, essa cidade é o Rio de Janeiro. Não à toa Tom Jobim compôs o "Samba do Avião"...
Não conheço muito do mundo mas, do que eu conheço, o Rio é imbatível. São Paulo, por exemplo, é horrível. Tudo cinza - cimento e ar -, e me desculpem meus amigos de Sampa, é assim mesmo, ressalvas àquele pedacinho verde, o Parque do Ibirapuera. Então eu ainda não havia visto, de cima, nada tão lindo quanto o meu Rio de Janeiro, e de repente dou de cara com a Cordilheira dos Andes... O que é aquilo??? Que maravilha é aquilo?? Coisa mais linda do mundão de meu Deus!

Chegar a Santiago é, por si só, um espetáculo. Perguntaram pra mim, no sábado, se não dá medo, sobrevoar aquelas rochas todas. Confesso a você que não senti nenhuma espécie de medo; eu estava encantada demais para algum sentimento negativo se aproximar de mim. Imagine um prato, à mesa, servido com porções de chocolate crocante cobertas de chantilly. Pois aquilo é algo mais ou menos assim. A impressão é de que você está tão próximo quanto um prato à mesa estaria de você, sentado na cadeira. E a idéia daquela cobertura de chantilly se derramando sobre os morrinhos do sorvete de chocolate desperta em você o desejo quase incontrolável de esticar a mão e passar o dedo, pra provar.

Dois dias depois, estar ali, numa estação de esqui na Cordilheira dos Andes, foi outro espetáculo incrível! Até chegar lá no alto, em Valle Nevado, são contadas 61 curvas, pelo caminho aberto nas rochas. Depois de uma porção delas, nosso motorista perguntou: "- São 61. Quantas vocês acham que nós já fizemos?"
Fiz um cálculo rápido e respondi toda animada: - Umas 17!
As respostas foram variadas, mas giravam mesmo em torno de 20, tantas eram as curvas que já havíamos feito.
Ele riu e disse:
- Nenhuma! Isso que fizemos até agora não é considerado curva...

Hohohoho!! O que nos aguardava, a partir dali, era uma seqüência de 61 curvas de 180 graus cada, com uma "parada obrigatória" na curva 40 para adaptação à altitude.
61 curvas! Você tem idéia?? Pois eu amei! Afinal, meu pacote de viagens era "com emoção"!


Parada para que o corpo se adapte à altitude. Primeiro "contato pessoal" com a neve. Fotos na casinha de pedra e nenhum frio. Pois é... Eu, sem frio.


Já em Valle Nevado. Há quem se hospede nos hotéis que ficam na estação (são três hotéis que ficam repletos, nessa época do ano). Gente que vai ao Chile só pra esquiar, mesmo.


El Farellones. Outra estação de esqui. Nessas casinhas, vivem as pessoas do povoado. Ali, a 2.500 metros do nível do mar, você pode esquiar nos cerca de 1.000 hectares aptos para a prática do esporte. E tem imagens lindas para recordar para sempre.

15 comentários:

Luís F. disse...

Estou a adorar os teus relatos de viajante! E as fotos estão fantásticas… Adoro cenários de neve, são tão tranquilizantes…

Custódia C. disse...

Não estou com muito tempo para grandes comentários, mas vou lendo tudo e adorando :)

Suzi disse...

Fotos de neve eu já achava lindas, Luís F., agora tu podes imaginar o que eu achei, tocando aquela brancura toda???
Pois é... Uma carioquinha toda tropical apaixonada pelo céu azul que se encontra com o verde do mar, agora também apaixonada pelo céu azul que se encontra com o branco da neve!
Conclusão: cenários coloridos são o máximo!!!

Suzi disse...

Ccc, não há problemas. Percebo que o tempo, por aí, anda curtinho. Mas te mandarei um e-mail, como já prometi (ainda falta-me tempo, também), com mais fotos e detalhes.
Aguarde!
;o)

Anônimo disse...

Ai... Eu quero! lol
*.*

Suzi disse...

:o))

Estava Perdida no Mar disse...

Tudo...tudo que tô vendo e lendo aqui "muito me encanta".
Essa frase é linda.

Suzi disse...

É de uma doçura espetacular, não?
Coisa pra gente incorporar ao vocabulário, não acha!
;o)

Beijos!

Anônimo disse...

Muito me encanta ver você tão bunita, tão feliz, tão animada!!
Privilégio usufruir de tanta beleza natural, de bacaditos gelados de meu Deus.

lindos dias querida
beijos

Amigao disse...

Fotos de neve me lembram frio.E eu não gosto de frio.Mas você descreve também que fiquei encantado. Pois é, isto muito me encanta.
Beijão

Suzi disse...

Dias lindos pra ti também, Clarinha!
;o)

Beijitos!!

Suzi disse...

Olhe o céu azul e vai se sentir quentinho, Amigão.
Muito me encanta saber que te encanto. rs*

Mosana disse...

caraaaaaaaaaaca
minha tia ficou num desses hoteis ai.. na verdade parece com o q saiu na sua foto! as fotos dela ficaram fantaaaaaaaaaaaaasticas tb!
kissssssss

Suzi disse...

Pra quem quer esquiar direto, é a melhor pedida, porque não precisa subir e descer todo dia, Mosana.
E o lugar é liiiiiiindo!!!!

cibele disse...

D-e-m-a-i-s!!!! Mas não precisava acabar com a minha Sampa também, né? Chegando à noite de avião aqui é maravihoso o show de luzinhas!! Ok, não se compara com a cordilheira nem com o Rio que sim, é lindo! rsrs... Vc nunca mais me venha com aquele papo de que não aguenta frio, depois dessa, hein? Primuska, que bom que vc curtiu! Vc é minha corresnpondente internacional predileta!!