sexta-feira, 6 de junho de 2008

Estorvo - excerto - por Chico Buarque


"Amigo mesmo só me lembro de um. Era alguns anos mais velho e dizia que eu tinha um futuro. Vivia lendo os jornais, as revistas especializadas, depois me contava que era tudo mentira. Recebia correspondência do estrangeiro, ouvia os clássicos, ia publicar em breve um tratado polêmico sobre não sei mais que matéria. Inventou que queria me ensinar uma língua chamada desesperanto, tendo organizado uma gramática e farto vocabulário. Dedicou-se numa fase à escultura comestível; ergueu no apartamento uma cidade inteira de marzipã, mas nunca chegou a expor. Também era dado a premonições; fazia certas previsões que ele mesmo se assustava e emudecia por uma semana. E parece que tinha em seu passado uma história conhecida e admirada por gente da sua geração. Dessas histórias ele nunca me falou, e por isso eu o admirava mais. No bar, quando bebia além da conta, ou quando já chegava cheio de estimulantes no pensamento, dizia poemas. Havia noites, geralmente noites de sábado quando lotava o bar, que ele deixava cair na testa a franja negra e cismava de declamar em francês. Eu ficava sem jeito porque ele declamava alto demais e olhando para mim, e as outras pessoas na mesa não entendiam os versos. Eu, ele achava que eu pegava o sentido. O resultado é que sobrávamos só nós dois na mesa, porque as poucas pessoas que suportam poesia, não suportam francês.

Não sei o que essas pessoas pensavam de mim, do meu amigo, da nossa amizade. Mas quando ele estava lúcido, e falava coisas que para mim eram revelações, os outros mal o ouviam, olhavam-no com a fisionomia embaçada. Era como se estivessem separados dele, não por uma mesa, mas por camadas de tempo. Às vezes eu achava que ele preferia mesmo dizer coisas que os outros só pudessem compreender anos depois. As palavras que buscava, as pausas, e sobretudo o seu tom de voz tão grave, faziam-me crer que ele era dessas poucas pessoas que sabem pensar e falar com o tempo dentro..."

15 comentários:

Anônimo disse...

Eu amigos tenho poucos, mas são excepcionais! :)
Bom fim-de-semana!
Beijos!!!

Não esqueças de apoiar PORTUGAL contra a Turquia!!!
É amanhã!!!
FORÇA PORTUGAL!!!

Beijos *.*

Suzi disse...

Eu também nunca quis ter um milhão de amigos, como o Roberto Carlos (rs).

Amanhã sou Portugal. E hoje, mesmo sendo um amistoso, tu és Brasil, combinado?
:o)

Anônimo disse...

Combinadíssimo! :D
BRASIIIILLLLLLLLLL!!!! *.*

Taia disse...

Férias em julho, por aqui, também!!
O que vamos fazer, hein??
Suzi | Homepage | 06.06.08 - 12:27 pm | #

Tá falando sério?!

EU QUERIA TER IDOOOOOOOOO

Marcelo tava lá, a trabalho e secando.

Acho que vou me increver da Liga Desportiva Universitária, virar aluna de lá, hahahahaha.
LDU desde criancinha!
Se não der certo:
FLA MANCHESTER!!!
Desse eu tenho camisa e tudo!
Renata Taia | 06.06.08 - 1:26 pm | #


Percebe o grau de loucura?
Só rindo!

Taia disse...

Ah Tri, esqueci de comentar:
Algo deve ser feito em Julho sim!
Urgente.
Vou até solicitar uns dias de sol, de calorzinho, praia e amiga.
Que tudo!


Amigos, amigos, amigos!

Anônimo disse...

O Chico Buarque é meu ídolo! Muito legal seu espaço, parabéns!

Abraços.

Suzi disse...

Taia, minha tri querida,
eu te mandei um e-mail.
Vamos ao Caribe?
:o))

Suzi disse...

E o placar, Guiga? Vamos arriscar??

Portugal 3 x 1 Turquia

(não exagerei no placar porque meu coração termina batendo um pouquinho pela Turquia, você sabe. embora Zico não seja exatamente o treinador da seleção, ele é técnico de um time na Turquia, né?)

:o)

Suzi disse...

Olá, peixinha!
Seja bem-vinda por aqui!
Agora, vamos combinar, quem de nós não ama Chico Buarque???

;o)

volte sempre que quiser!

Amigao disse...

Eu sou das poucas pessoas que suportam poesia e não suportam francês.
Em compensação gostaria de saber falar com o tempo dentro.
É isso. Amigos eu tenho aos montes, poucos são excepcionais.
Mas amo todos.

beijao da boneca

Suzi disse...

"incruvísio" eu??

:o)

Custódia C. disse...

Amigo,quando verdadeiro, é mágico!

Suzi disse...

amigos... só deviam existir os verdadeiros...

Éverton Vidal Azevedo disse...

Eu lembro de muitos amigos. Mas hoje eu me pergunto sobre os níveis daquelas amizades, acredito que as amizades tèm níveis, e têm também idades.

Belo texto.

Suzi disse...

também acredito que, assim como no amor, na amizade há níveis, e não tipos.
grande abraço, éverton!