domingo, 11 de maio de 2008

Minha mãezinha querida

Na escola, a gente cantava, e hoje eu sei que essa é u'a música para toda a vida. Lembro da segunda série. Eu, Maria, Ivana, Harrison, Marcelo Cardoso... O presente era um vasinho de flores. Lembro dele até hoje, e da emoção que era cantar e presentear a nossa mãezinha, naquele dia especial:

"Minha mãezinha querida
Mãezinha do coração
Eu te amarei toda a vida
Com grande emoção
É tua esta valsinha
Feita com dedicação
Oh! Minha mãe, minha santa querida
És o tesouro que eu tenho na vida
Eu te ofereço esta linda canção
Mãezinha do coração!"


Uma das minhas fotos preferidas foi tirada enquanto eu estava numa banheira, com um ano e pouco de idade, talvez. Eu estava de chupeta, cabelos com cachinhos e um sorriso bem gostosinho.

Hoje, quando vi esta imagem, lembrei da minha infância, lembrei de muita coisa que me aconteceu para que hoje eu me tornasse quem eu sou, e todas elas envolvem o carinho que recebi da minha mãe. Sem dúvida, se até as palmadas e as broncas tinham amor e carinho, elas também ajudaram a moldar meu caráter; mas estou me referindo àqueles gestos típicos de carinho de mãe.

Dizem que tenho uma boa memória, e então, volta e meia, nos papos de família, relembro fatos da nossa infância; e nós três, os irmãos, terminamos sempre rindo das coisas que nos aconteciam... Aliás, meus irmãos também têm sempre alguma coisa igualmente interessante para contar, e as reuniões de família terminam sendo um sarau, onde se canta, bate papo, contam-se e ouvem-se histórias.

Hoje, há dois grandes motivos para nos reunirmos em comemoração. O dia das mães, este ano, coincidentemente, caiu no dia do aniversário da nossa mãezinha. Meu irmão e sua família não estão por perto, e sentiremos a falta deles. Não estaremos juntos, neste dia. Mas você não imagina a alegria que pôde significar para a mamãe-sogra-vovó ouvir seus netinhos cantando pra ela, em francês, uma canção de Dia das Mães, e perceber que seu filho e nora, mesmo geograficamente distantes, estão presentes e fizeram a sua homenagem.

Mãe é carinho. Mas mãe não é apenas doação. O carinho que ela nos oferece precisa retornar, para fazê-la feliz. Mãe, sinônimo de carinho e amor; tanto para dar quanto para receber. E se é dando que se recebe, o que você está esperando para retribuir o que recebeu a sua vida inteira?

Por fim, parafraseando aquela velha composição... (e isso é uma "piadinha interna", me desculpem):

"Mãezinha querida
do meu coração
eu te amo muituuuuu
você é bonitão!"

10 comentários:

Anônimo disse...

Suzi, que linda declaração! Lendo suas frases, me lembrei de quando era criança e preparava as homenagens para minha mãe na escola... Uma delas era um lindo caderno de receitas em forma de chapéu de cozinheiro... Era a alegria dela receber tais presentinhos que, mesmo com sua imperfeições, representava um pouco do amor genuíno de um filho para sua mãe.
Muito bonito seu texto!

Miss Joo disse...

Olá!
Que lindo adorei este post e adorei a foto. Aliás, este post me fez ganhar até uma lágrima no canto de olho, não por tristeza, mas porque o amor de mãe é incrivel mesmo. Seja em que país for.
Até...

Clecia disse...

Oi, Suzi! Amei seu blog!Parabéns! O post em homengem às mães está maravilhoso! Um abraço e boa semana!

deize disse...

Também havia essa:
Mamãe, mamãe, mamãe,
Tu és a razão dos meus dias
Tu és feita de amor e esperança.
Mamãe, mamãe, mamãe,
Eu cresci e o caminho perdi,
Volto a ti e me sinto criança.
Mamãe, mamãe, mamãe,
Eu quisera o chinelo na mão,
o avental todo sujo de ovo,
Se eu pudesse eu queria outra vez, mamãe
Começar tudo, tudo de novo.

É isso aí.
Não dá para começar tudo de novo, mas o carinho, os ensinos, o acolhimento, o amor e a esperança se renovam a cada dia no seu coração.
Felicidades, mãe. Te amo.

Suzi disse...

Oi, Caio,
caderninhos de receitas eram presentinhos bem legais, também. Sempre tinham a nossa marca. E as imperfeições eram justamente o charme da coisa! rs*

Grande abraço!
E que por aí o Dia das Mães tenha sido também muito feliz!

Suzi disse...

Oi, 1ª das pimp,
ter boas lembranças, passadas e recentes de nossa mãezinha e do amor que ela nos dispensa são coisas que, realmente, nos fazem rir, sorrir e chorar. Uma delícia, em qualquer lugar do mundo!

Beijos!
Que também aí o Dia das Mães (domingo passado, não foi?) tenha sido também muito feliz!

Suzi disse...

Oi, Clécia,
seja bem-vinda por aqui!
Que o seu Dia das Mães (como mãe e/ou como filha) tenha sido também muito feliz!

Suzi disse...

hehehehehe

Agnaldo Timóteo e Ângela Maria!!

Ó, mas não era "eu quisera o chinelo na mão...", não. Tá maluca??? É "eu me lembro o chinelo na mão"!!!!!

kkkkkkkkkkkkkk

Beijos, Deize!
E que seu Dia das Mães tenha sido ainda melhor que o meu. Afinal, você comemora como filha e como mãe!
;o)

Amigao disse...

Amiga, manda um grande beijo pra sua mãe.
Parabéns pela mamãe,pelo aniversário e pelos filhos dela.

bjs

Suzi disse...

é claro que darei seu beijo.
e obrigada pela parte que me toca.
:o))