quinta-feira, 24 de abril de 2008

Idiotas

- Você é um idiota, ridículo!
- Idiota é você, seu imbecil!

Sempre impliquei muito com quem chamava alguém de "imbecil" ou de "idiota". Sempre combati essa linguagem, repreendendo e educando meus alunos quanto à impropriedade do termo utilizado até mesmo em brincadeiras. Meus pequenos estudos de Psicologia e a especialização em Psicopedagogia me ensinaram que a "idiotia" é o mais alto grau de comprometimento da capacidade cognitiva do indivíduo. Débil mental, imbecil e idiota formam, nessa ordem, relativamente ao grau do déficit intelectual, a tríade do que se chama "oligofrenia". Idiotas, portanto, são aqueles indivíduos portadores do menor grau de desenvolvimento intelectual. E isso não é brincadeira.

Ontem li um texto que falava da origem de algumas palavras. Lá no meio, estava "IDIOTA". Aguçou minha curiosidade. Estava escrito:

"Em Grego, idios significava 'pessoal, privado'.

Idiotes queria dizer 'indivíduo privado', no sentido de que ele não exercia um oficio público. A partir daí, a palavra passou a ter o sentido de 'homem comum' - ou seja, sem especial distinção - e depois começou a indicar 'sujeito ignorante, de pouca inteligência e pouca valia', pois não era capacitado para ter cargo oficial.

Do Grego esta palavra passou ao Latim como idiota, tal como é hoje usada em Português e Espanhol.
...

Há muito derivados de idios usados atualmente na área científica, como:

Idiócero - um tipo de inseto, de idios mais keras, "chifre".
Idiociclófano - um cristal que apresenta reflexos coloridos em anel, de idios mais kyklos, "círculo" mais phaínein, "brilhar, mostrar".
Idiomografia - descrição, estudo da linguagem, de idioma com graphein, "escrever".
Idiólatra - pessoa que adora a si mesma (coisa tão comum...), de idios mais latreúo, "adorar".
Idionomia - é a condição de organizações que seguem leis próprias, de idios e nomos, "lei, regra". Idiotismo - peculiaridade de determinado idioma. Em Português do Brasil, por exemplo, dizemos 'pois sim' quando queremos dizer não, e 'pois não' quando queremos dizer sim. Isto é um idiotismo. Quem tentar usar esta palavra como desaforo estará demonstrando ignorância. Não deve ser confundida com idiotice."


Um idiotismo é, portanto, para a Gramática, uma gíria, uma expressão idiomática, um modismo, uma "frase feita", uma expressão particular de uma língua.
O Dicionário Michaelis define IDIOTISMO assim:
s. m. 1. Med. Idiotice. 2. Gram. Dicção, termo ou expressão de uma língua, que não tem correspondente em outra.

Vemos, então, que há uma definição própria da Gramática e outra específica da Medicina. O articulista nos insta a não confundir com IDIOTICE que, por seu turno, é assim definida no mesmo dicionário já mencionado:
s. f. Ato ou expressão de idiota; idiotia, idiotismo.

De tudo o que se viu, remanesce a bronca: o "idiotismo" pode até ter dois significados (um na Medicina e outro na Gramática), mas o que se faz quando se chama alguém de "idiota", ou "imbecil" ou "débil mental" é demonstração de ignorância e de desrespeito, não com a criatura contra a qual desferimos o "xingamento", mas, realmente, com aqueles outros que, por infortúnio, possuem um défict intelectual.

30 comentários:

marta r disse...

Eu confesso: já chamei idiota a muita gente, incluíndo a mim mesma.

Mônica disse...

eu sou do clube da marta..

Anônimo disse...

Eu também já chamei, mas concordo com a Boneca, é uma enorme falta de respeito.
Acho que ninguém gosta de ser chamado assim, então, por que chamar? Por que ofender?
Tenho tentado levar minha vida de forma mais leve, ela é muito curta. E respeitar as pessoas em qualquer circunstância faz parte desse aprendizado...

Beijos.

Amigao disse...

Odeio isto.Chamar e ser chamado.Mas quando dito na brincadeira, até um "cala boca idiota" soa bem bonitinho.

osátiro disse...

Excelente explicação!
Acho importante sabermos sempre mais alguma coisa sobre a nossa língua...
Bjs

Custódia C. disse...

Eu às vezes, também me auto-intitulo :)

Luís F. disse...

Pois...

Admito que utilizo algumas vezes a palavra idiota...

Bom Fim-de-Semana, Suzi!

Anônimo disse...

Obrigada professora Suzi! :D
Beijinhos e bom fim-de-semana!
Amanhã é feriado cá, o 25 de Abril, Dia da Liberdade!
Beijinhos *.*

Anônimo disse...

Oie!
Coloquei um post lá no meu blog hoje e lembrei-me de vc. Então pensei: vou fazer uma provocaçãozinha com a Suzi... hehehehe.
Vê lá!
Beijão!

Anônimo disse...

Precisarei policiar mais meu vocabulário! Obrigado pelo puxão de orelha... hehe

Beto disse...

Uma aula! Professora, vc tá de parabéns!
Vou pensar duas vez antes de chamar alguém de idiota
bjin

Beto disse...

E o almoço grátis hein? rsrsrs
bjin

Suzi disse...

(risos)
Martucha, menos mal quando nos vemos do modo como muitas vezes vemos o outro. Quantas vezes a gente pensa: "sinto-me um perfeito idiota"??
:o))

Mas, falando sério, eu acho que a ofensa, mesmo quando dirigida ao outro ou a nós mesmos, atinge, de fato, a quem sofre de idiotia...

Suzi disse...

a tia de um namorado meu, lá em minas, viviva chamando todo mundo: "...'diota!"
sem a menor maldade, menina! como se dissesse: "minino"!

agora veja!

Suzi disse...

É por aí, Juli.
Fico pensando assim: será que fulano sabe o que é um idiota??
Não é o mesmo que dizer: "tolinho..." ou "seu tonto!!"
Falando popularmente, é "brincar com doença". "Popularmente", pra não ter que dar azo, agora, a uma discussão sobre doença, síndrome, deficiência, debilidade... rsrsrsrs
Ou este aqui vai se tornar um blog chato, de conceitos politicamente corretos... e eu não quero isso!!!!!!

:o)

Suzi disse...

"Bonitinho", amigão???

Ô, meu... bonitinho é o irmão do feio, tá ligado, mano????

:o))

Suzi disse...

vivendo e aprendendo, né, o sátiro?
bom dia!

Suzi disse...

então, custódia, repito o que disse pra martinha: menos mal quando nos vemos do modo como vemos o outro.

:o))

mas um "bobão!" cairia bem...

Suzi disse...

"algumas vezes"...
isso já é bom, luís f.
é mais fácil deixar de fazer o que se faz apenas algumas vezes do que aquilo que se tem por hábito...

;o)

beijitos e bom final-de-semana!

Suzi disse...

agora entendi por que luís f. me desejou bom final-de-semana desde ontem...
você me ajudou a lembrar, guiga!

_____
como diria leo buscaglia, das minhas profissões, aquela que mais amo é a de educadora...
é u'a "mania" que não se perde...
;o)

beijos e bom feriado, moça!!

Suzi disse...

Oi, Danny... deve estar falando do Flamengo, ou do meu maridinho alemão... Vou lá ver. Já, já.

;o)

Suzi disse...

Oi, Caio!
Acho que já dei as boas-vindas a você num outro post. Mas como a minha memória anda meio sem bateria, caso esteja equivocada, seja bem-vindo! venha sempre que quiser.
Às vezes, a gente ensina, às vezes aprende, mas sempre compartilha. Essa é a graça da vida!
Grande abraço.

Suzi disse...

Aha!! Betonildo, o moço das aplicações, por aqui!!
Quanta honra!

Pense duas (mil) vezes, tá? Chame de "mulambada", por exemplo. Ainda é melhor...
:o)))
(eca!!)

Suzi disse...

ah, pois é...
a lição de investidor de mercado: "não existe almoço grátis"...

hehehehe

Éverton Vidal Azevedo disse...

"Idiota" é um dos meus xingos favoritos... Eu aprendi bastante com as explicaçoes. Vale a pena parar de dizer rs.

Suzi disse...

que bom! mais um que vai parar...
ou, ao menos, tentar.
:o)

Estava Perdida no Mar disse...

Eu tenho a mania de chamar as pessoas de idiota, mas só as pessoas que amo e chamo na brincadeira...como se tivesse dizendo "ninguém merece" ou algo assim. Só por debochinho. Mas acho tão triste quando a gente chama pra humilhar mesmo. Já fui muito chamada disso na época da escola. Deixa um buraco na auto-estima.
Beijos, professora.
Ps: Achei q vc fosse jornalista

Suzi disse...

pois é, menina... mas a minha implicância nem é por conta do efeito em quem estamos chamando de idiota... eu implico em atenção aos que são idiotas, mesmo. diagnóstico de idiotia, saca? acho que é um desrespeito com esses. é como chamar alguém de "mongolóide", como muito já se fez... na minha cabeça, isso ofende, efetivamente, os portadores da síndrome de down e não, exatamente, a quem está sendo xingado de "mongol".

quanto ao jornalismo, sempre foi minha paixão... mas trilhei outros caminhos. coisas da vida.

Unknown disse...

O linguageiro é uma "estrutura viva". Logo, com o uso e com o tempo, as coisas podem ir mudando e tomando até valores de uso antitéticos aos que originalmente tinham... Mas esse não é o caso...

Aqui, no uso atual, adicionou-se valor de desqualificação ao que já era uma não qualificação, exatamente pelo uso que a medicina faz do termo... Para detratar uma pessoa a incluímos no rol dos oligofrênicos... Isso não é ignorância nem nada... é xingação!!!
Eu particularmente gosto de chamar alguns políticos, jornalistas e outros produtores de mídia de debeis mentais e estúpidos e imbecis... sabendo que de fato eles são apenas malandros e oportunistas... de fato, os adjetivos detratantes cabem mais aos que acreditam no que esses últimos dizem... rsrsrsrs

mas adorei a aula da Suzi!!!

Unknown disse...

O linguageiro é uma "estrutura viva". Logo, com o uso e com o tempo, as coisas podem ir mudando e tomando até valores de uso antitéticos aos que originalmente tinham... Mas esse não é o caso...

Aqui, no uso atual, adicionou-se valor de desqualificação ao que já era uma não qualificação, exatamente pelo uso que a medicina faz do termo... Para detratar uma pessoa a incluímos no rol dos oligofrênicos... Isso não é ignorância nem nada... é xingação!!!
Eu particularmente gosto de chamar alguns políticos, jornalistas e outros produtores de mídia de debeis mentais e estúpidos e imbecis... sabendo que de fato eles são apenas malandros e oportunistas... de fato, os adjetivos detratantes cabem mais aos que acreditam no que esses últimos dizem... rsrsrsrs

mas adorei a aula da Suzi!!!