quarta-feira, 11 de julho de 2007

Gertrudes pede um conselho - epílogo

...
De repente pareceu-lhe que depois de ter vivido aquela tarde, não poderia continuar a mesma, estudando, indo ao cinema, passeando com as amiguinhas, simplesmente... Distanciara-se de todos, mesmo da antiga Tuda... Alguma coisa se desenrolara nela, a sua própria personalidade que se afirmara com a certeza de que no mundo havia correspondência para ela... Surpreendera-se: podia-se então falar no... "naquilo" como de algo palpável, na sua insatisfação que ela escondera com vergonha e medo... Agora... Alguém tocara levemente nas névoas misteriosas de que vivia há algum tempo e de repente elas se solidificavam, formavam um bloco, existiam. Faltara-lhe até o momento quem a reconhecesse, para ela própria reconhecer-se... Transformava-se tudo! Como? Não sabia...

Clarice Lispector in "A Bela e a Fera"

14 comentários:

Anônimo disse...

Bonito excerto. Suponho que seja do livro que estás a ler.
Qualquer dia tenho de colocar do que ando a ler, do meu Saramago.

Beijos!
Uma óptima quarta-feira! *.*

Taia disse...

Eu tenho uma bela e uma fera aqui dentro.
Vai saber quando uma ou outra que está nocomando, hehe.
Tico e teco tão com sono e cansado de tanto "trabalho".
Depois eu juro que entendo melhor a Clarice.
beijo

Nena disse...

Eu ando lendo "Felicidade Clandestina"... Fascinante como ela descreve pensamentos!

boa escolha, novamente, Suzi

beijo

Anônimo disse...

Essa surpresa de um dia é fascinante, a descoberta de auto afirmação é resultado da permissão de mim comigo, simples assim, como? Não sei.
Bunita, lindo dia
beijos

Mônica disse...

amanhã levo um papo com Madame Lispector e me aprofundo na questão....( será q rola uma sessão de mesa branca na Estação da Luz???????????????)

marta r disse...

Suziiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!
Cadê você???

Suzi disse...

Sim, Olga. É Clarice. Livros que sempre estamos a ler. Sempre. Saramago é também uma ótima pedida!
Beijos, e já agora uma ótima sexta-feira para ti!
;o)

Suzi disse...

Taia-Bela-Fera-Tico-Teco-Tri,
Clarice estará sempre aqui. O concurso não é assim "tão dado". Então, dedique-se a ele, agora.
;o)

Suzi disse...

Nena, gosto muito de "Perdoando Deus", de Felicidade Clandestina.
Ótima leitura!
;o)

Suzi disse...

Saber nem sempre é o mais importante, Clarinha. Viver, sim.
;o)

Suzi disse...

A esta hora você já está voando de volta pelo céu deste Brasil, para pousar no seu lar-doce-lar. E, se bem lhe conheço, moça, está que é felicidade pura!!!!

Programaço!! (ainda pretendo ir também)

Suzi disse...

É, Martinha, eu, que andava dizendo que estava mergulhada em trabalho quase me afoguei nele, esta semana. Mas vai melhorar. Este final de semana já será mais tranqüilo, e isso já é um bom começo!

:o)

Anônimo disse...

YESSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS!

Felicidade nada clandestina, boneca!!!! O treco é um troço!

Imperdível, mil vezes imperdível!

E, qdo for, vou contigo! E em setembro estarei lá nos Correios, porque é simplesmente genial, genial, genial!!!!!

Suzi disse...

Uia!!!!
Tô ansiosa pra quando chegar minha vez!!!