quinta-feira, 17 de maio de 2007

Poema para logo mais


O que há em mim é sobretudo cansaço —
Não disto nem daquilo,
Nem sequer de tudo ou de nada:
Cansaço assim mesmo, ele mesmo,
Cansaço.
A sutileza das sensações inúteis,
As paixões violentas por coisa nenhuma,
Os amores intensos por o suposto em alguém,
Essas coisas todas —
Essas e o que falta nelas eternamente —;
Tudo isso faz um cansaço,
Este cansaço,
Cansaço.

Há sem dúvida quem ame o infinito,
Há sem dúvida quem deseje o impossível,
Há sem dúvida quem não queira nada —
Três tipos de idealistas, e eu nenhum deles:
Porque eu amo infinitamente o finito,
Porque eu desejo impossivelmente o possível,
Porque quero tudo, ou um pouco mais, se puder ser,
Ou até se não puder ser...

E o resultado?
Para eles a vida vivida ou sonhada,
Para eles o sonho sonhado ou vivido,
Para eles a média entre tudo e nada, isto é, isto...
Para mim só um grande, um profundo,
E, ah com que felicidade infecundo, cansaço,
Um supremíssimo cansaço,
Íssimo, íssimo, íssimo,
Cansaço...

(Poema de Álvaro de Campos)


Logo mais, à noite, eu vou lhe contar que estou assim, com um supremíssimo cansaço, íssimo, íssimo, íssimo, cansaço. E você vai entender por que. Talvez me compreenda. Talvez não. Talvez insista. Ou não. Acho que estarei tão cansada que apenas conseguirei ouvir, além de dizer com meus olhos que há em mim, sobretudo, um cansaço...

19 comentários:

Custódia C. disse...

Subitamente pareceu-me estar a olhar para um espelho!
Mas .... lá fora está um sol fabuloso ... por isso vou de imediato deixar a minha secretária, sair e dar à volta ao jardim que rodeia a casa.
Vou apanhar 5 minutos de sol que, decerto, vão mandar o meu cansaço às urtigas, o físico e o mental.
Vens daí também?

Mônica disse...

hummmmmmmmmmm... simplesmente lindo e perfeito...aguardando o " mais tarde" então...

Zorze Zorzinelis disse...

De todos os heterónimos de Fernando Pessoa, Álvaro de Campos tem pérolas como esta. Lindo, não é, Suzi?

Unknown disse...

Adoro a forma como "olhas" e "vês" os pequenos (grandes)nadas do quotidiano. Para mim é um prazer espiritual ler-te e embora por vezes não comente, não resisto a passar por aqui todos os dias :-).

Um resto de bom dia e um beijo de amizade

Gioconda disse...

Sabe Suzi...eu entendo este cansaço. Às vezes eles surgem. Cada um tem por um motivo diferente. Este cansaço tem várias caras, várias faces diferentes. Adorei o texto. Diz muito pra mim, vc sabe. E fico aguardando o mais tarde. beijão

Ordisi Raluz disse...

Vivo sonhando/ e procurando/ um trevo no meu jardiiiiim... /quatro folhinhas, nascidas ao léu...

Beijos atrevidos.

Nena disse...

Suzi, eu ando uma duracel de tanta energia, affffffff!
O que é a expectativa numa mulher!!!

beijão

(esqueci de te mandar um mail, mas mando amanhã)

Anabela disse...

Suzi! Eu amo Álvaro de Campos! É o melhor de FP, sem dúvida.

Descansa, e depois diz-me o que achas dos meus óculos de sol. lol

marta r disse...

Ainda não descansaste, Suzi?
Toca a acordar!!!

Suzi disse...

Custódia, segui teu conselho e daqui também fui apanhar uns minutos de sol. Uns 120/150 minutos.
E acho que nos encontramos! Ao menos em pensamento, porque imaginei-te passeando em volta do jardim, enquanto meus pés se enchiam de areia da praia.

Beijos!

Suzi disse...

Mumumu,
já temos publicado, hoje, um poema em seqüência...
hummmmmmmmmmmmmmmmmmm...
rs*

Suzi disse...

Zorze, tenho também uma quedinha maior por Álvaro de Campos. Acho mesmo que ele me é mais queridinho que os outros...
;o)

Suzi disse...

Oi, Clau,
a tua carinhosa visita é querida e sentida independentemente do comentário que por acaso escrevas ou não. Para mim, escrever é um prazer. E saber que há quem leia já é um chamego e tanto! Imagine ler que é também um prazer para quem lê! Uia!! rs*

Beijo e
Bom dia!!

Suzi disse...

É, Gio, esse texto do AC tem também tudo a ver contigo, com esse momento...
Beijo, com imenso carinho!
;o)

Suzi disse...

Os sonhos, Or.
Ah, os sonhos...

Suzi disse...

É, nena,
o que é a expectativa numa mulher!! rs*
Mas lembre-se: não se deixe frustrar!

;o)

Aguardo o e-mail.

Suzi disse...

Concordo contigo, Anabela. AC é o melhor de FP, para mim também.

Mais tarde vou ver teus óculos novos.
;o)

Beijocas!

Suzi disse...

Martita,
dos sonhos a gente pode querer não acordar nunca... até que a realidade seja ainda mais agradável... Quero primeiro fazê-la assim, mais agradável.
;o)

Beijos de bom dia aqui e de boa tarde aí!
:o)

Anônimo disse...

Esse poema do Álvaro é maravilhoso!! Aquele Pessoa conseguiu resumir tuudo, rs!!!
Beijinhos