sexta-feira, 9 de março de 2007

Um post sobre presentes

No dia 31 de janeiro, quando fui levá-la ao médico, caminhando por aquele hospital enorme nós nos deparamos com uma lojinha. Curioso como nós duas batemos a vista ao mesmo tempo na mesma coisa: uma agenda. Fomos olhar de mais perto, mas o quiosque estava fechado. Mais tarde, naquele mesmo dia, fomos a outra Unidade do Inca para marcar a radioterapia. Próximo à saída, havia também uma loja. Eu vi primeiro. Mostrei. Estava aberta. Corremos pra lá. Não vi exposta, a agenda, e então perguntamos. A senhora disse que tinha, sim, e delicadamente colocou-as no balcão, para escolhermos.

Enquanto eu pensava em dar de presente pra ela, ela agia. Rapidamente sacou o dinheiro e pagou as duas. Eu queria dar de presente. Ela também. Insisti. Ela também. Do jeito dela, foi brigando comigo, porque queria me dar a agenda, pagando a conta, e me puxando pra sair, dizendo pra senhora que nem tocasse no meu dinheiro, porque era falso.

E foi assim que eu ganhei o último presente; e você não me viu sair de casa, um dia sequer, desde então, sem a minha agenda.



Dias depois, com semelhante amor, C.C.C. me deu estas palavras:

"E de novo acredito que nada do que é importante se perde verdadeiramente. Apenas nos iludimos, julgando ser donos das coisas, dos instantes e dos outros. Comigo caminham todos os mortos que amei, todos os amigos que se afastaram, todos os dias felizes que se apagaram. Não perdi nada, apenas a ilusão de que tudo podia ser meu para sempre."
[Miguel Sousa Tavares]

14 comentários:

Nessita! disse...

Que amiga maravilhosa que ela deveria ser, Suzi! Entendo por que a tua saudade é tão imensa... :)

Sinta tudo o que tem para sentir!

bjs

Anônimo disse...

Querida Suzi, são saudades e muitas , de um sorriso, um gesto de carinho, um telefonema, um e-mail, um abraço, uma palavra de apoio e de incentivo, uma flor, um bilhete, um cartão postal, um aceno, um bombom, um copo com água.
Esta agenda é especial e ela sabia.
beijo grande
Zeds

Suzi disse...

Sim, Nessita.
Amiga do tipo irmã mesmo!
E que bom que são saudades boas. Que bom!

Suzi disse...

É, Zeds...
parece que ela sabia mesmo...

Anônimo disse...

=;o)
Bjos

Suzi disse...

;o)

Anônimo disse...

Saudade recheada de boas lembranças de momentos únicos, que coisa doce essa amizade...
noite feliz,bunita
beijosssssssss
*fui por 1 ano voluntária do INCA e te garanto que aprendi tanto...

Suzi disse...

Foi voluntária, Clarinha? Que experiência fantástica, não?
Muito bacana!

Custódia C. disse...

Passo, leio e deixo um beijo e um abraço...

Mônica disse...

e eu apelei pro ctrl c, ctrl v e peguei o fim do post pra eu ler e reler...e ver se aprendo....

Suzi disse...

Beijo e abraço pra ti também, Custódia!
Sábias palavras, belo presente.
;o)

Suzi disse...

É, Moniquinha...
Doce, às vezes amarga, ilusão.

:o|

Jade disse...

Que texto lindo esse texto, viu? Que bom que vai a ilusão mas fica a lembrança, e no fundo acho que somos donos de tudo sim...
Beijos!!

Suzi disse...

É, J@de,
o texto foi um presentão da Custódia.
E o ser ou não ser dono de tudo, fica para reflexão.
;o)