quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Gratidão



Meus queridos, tenho boas notícias.
Foi um dia longo, muito longo e cansativo. Cheio de expectativas, porque a consulta, que seria a partir das oito horas, só aconteceu por volta de uma e meia da tarde, já que o prontuário de V. havia descido para o que eles chamam de "mesa redonda". Nessa junta médica, estavam decidindo o procedimento a ser adotado daqui em diante. Estranhei, porque a indicação era a suspensão da radioterapia e tratamento à base de "quimioterapia branca", já a partir de hoje...

Mas aguardamos, pacientemente, em meio a crises de choro de V., que queria ir embora assim que chegou, só de imaginar o sofrimento que a persegue nos dias que se seguem à quimioterapia. Precisei ser forte para não chorar junto, e insisti que se ela queria ficar curada, era preciso passar pelo tratamento. Mas dói dizer isso, especialmente se você vê seu amigo sofrendo tanto.

Já passava de uma da tarde quando o Dr. Rodrigo, médico de V. e excelente oncologista, nos chamou. Ficou conosco por quase uma hora, conversando e tirando cada uma de nossas dúvidas. Nem sempre os médicos têm paciência e disponibilidade para tanto. E quando você encontra um profissional sensível e humano, além de técnico, é preciso que ele saiba o quanto isso faz bem a um paciente. V. conseguiu ficar na sala, chorou, sim, mas recebeu carinho e atenção do seu médico, que ouviu de sua angústia, examinou-a, e abraçando-a disse aquilo que ela precisava ouvir.

Infelizmente (pra nós) o querido doutor estava em seu último dia no hospital, último dia no Rio de Janeiro... e foi a coisa mais linda quando V., com lágrimas nos olhos, lhe disse que ele havia feito a diferença na vida dela, ao tratá-la tão bem, desde o primeiro dia. E ainda pediu que dissesse a sua mãe que ela havia conseguido alcançar seu objetivo, porque toda a mãe ficaria orgulhosa de saber que tem um filho que pode fazer a diferença na vida das pessoas. Muito emocionado, tornou a abraçar V., disse que estava também quase chorando, e que coisas assim é que faziam valer a pena o desafio que é trabalhar na área de oncologia.

Por fim, está definido que V. fará um tratamento associado de radioterapia e hormonioterapia, que não traz nenhum daqueles terríveis efeitos colaterais causados pela quimio que ela estava fazendo. Por isso, saiu de lá mais animada, eu vim cantando, no carro, e combinando que a partir de agora podemos até marcar uns passeios ao shopping. Coisa de mulherzinha...

Muito grata a todos vocês que durante o dia de hoje dedicaram seus pensamentos à saúde de V.
Vocês foram carinhosos e sensíveis a sua dor. E Deus ouviu as orações.

23 comentários:

Luís F disse...

Fico muito feliz pela V.

Taia disse...

Fico feliz e aliviada.
Suzi, mas e as espectativas?
Tomara que todas sejam positivas.
Beijo nas duas queridas.

JEANS E CAMISETA disse...

Não conheço a V. mas pedi a Deus por ela e fico feliz com a notícia.
Bjim.

Suzi disse...

Querido Luís F.,
e eu fico muito grata por seu carinho e envolvimento.
Um beijo!

Suzi disse...

Taia,
eu pedi ao médico que dissesse a ela qual era a parte DELA no tratamento (porque desde que aquele primeiro médico mandou-a para casa dizendo que não havia mais o que fazer e que não iria "mutilá-la à toa ela tornou-se um desânimo só).
Então, o Dr.Rodrigo foi claro e disse o que todos dizemos: não se pode entrar em nada, na vida, já derrotado; que se a gente faz um concurso público, ou se vai se declarar para alguém... qualquer coisa na vida, se a gente já entra derrotado, a chance é muuuuito grande, de uma derrota. Que se ele a colocasse numa cadeira tomando soro e dissesse que aquilo era quimioterapia, que ela, com certeza, iria passar mal, ter enjôos, vomitar. No entanto, era apenas água e sal... Que a mente é muito importante. Acreditar é fundamental.

Então, ela conseguiu até fazer uma pergunta clara e direta, ao médico, com os olhos cheios d'água:
- E adianta? Eu tenho chances de ficar curada, no estágio em que a doença está?

Ele disse que SIM, Taia.
Disse que se não houvesse chances ele falaria. Que seria uma notícia dura, mas ele falaria, porque é preciso falar, porque as pessoas têm pendências, na vida, tem que cuidar das suas coisas, e ele falaria. Mas que ela tem chance, sim, de cura.

E uma coisa bacana que ele disse, também, é que a vida ele não pode garantir, mas a cura está aí. E que também a cura não é a única coisa que eles, lá, podem oferecer. Que eles têm outras coisas a oferecer, quando a cura não é possível. Há outras preocupações, como a qualidade de vida que o peciente pode ter... e tal e tal.

Foi um anjo, no atendimento. Tomara que ele faça a diferença em outras vidas, no outro estado em que vai trabalhar. E que muitas vidas sejam salvas.

Suzi disse...

Cris,
acho que de todos os que vêm por aqui, somente eu mesma e S. é que conhecemos V.
E é muito bacana sentir o carinho de todos vocês. É aquela história que Jesus Cristo ensinou: "chorar com os que choram e se alegrar com os que se alegram".
Valeu!!
;o)

Anônimo disse...

Nossa, Graças a Deus...vai dar tudo certo, precisamos ser muito fortes nestas horas né...Para dar força a quem precisa!
bjs

Anônimo disse...

Querida amiga Suzi, quando vi o post sobre a V. , pedi em oração que D'us desse serenidade e fizesse o melhor e tambem forças para ti.Passei por tudo isto com a minha irmã ,é muito doloroso a fase inicial e graças a D'us ela esta curada.
Grande abraço para as duas.
Zeds
Ps: te adoro muito !!!!

Anônimo disse...

Fico feliz por a esperança, por mais pequena ou trémula que seja, tenha voltado à vida da tua amiga V. Acredito que isso faça a diferença para ela e para quem a ama. Bjos

Suzi disse...

Poxa, Zeds, palavras de carinho e esperança, como as suas, dão sempre um ânimo e um especial conforto.
Muito grata!

(e também gosto um tantão assim, de você; sinto até falta, quando você não aparece... some não. mesmo que seja pra falar que Ballack-meu-bem não está rendendo o esperado e que seu Manchester está despontando cada vez mais.)

Bj!

Suzi disse...

Sim, Miguel, quando se perde a esperança, sei lá... acho que perde-se praticamente tudo.
Um beijo, querido.
;o)

Suzi disse...

Gio, estamos esperançosos de que realmente tudo dê certo.
V. é uma criatura única e especialmente divertida, alegre, alto astral. Sinto muito a falta da sua companhia em coisas que fazíamos juntas. E espero que tenhamos forças para lutar e fé, para que logo, logo, tudo volte a ser como era antes. E que ela tenha uma linda história de vitória pra contar.
Beijo, querida!
:o)

marta r disse...

Eu sabia que as notícias iam ser boas!

Custódia C. disse...

Coisa boa de ler Suzi Querida!
Continuamos a torcer pela V. e que muitos dias de notícias boas, como a de ontem, sejam uma constante na vida dela:)

Anônimo disse...

Suzi, continuamos todos mandando bons fluidos para sua amiga. Que Deus cuide de todos por aí. Bjs.

Anônimo disse...

Suzi, continuamos mandando bons fluidos para sua querida amiga. Que Deus acompanhe e cuide de todos vocês por aí. Bjs

Suzi disse...

martinha, e eu sabia que você era uma das que estaria torcendo para isso!
valeu!
;o)

Suzi disse...

Ccc, muito grata pelos bons desejos.
Tenho certeza de que toda essa união em prol da saúde dela está fazendo efeito!
Valeu!
;o)

Suzi disse...

Dani,
é muito bom poder contar com o carinho e os bons pensamentos e desejos de todos vocês. Isso não tem preço!
Valeu mesmo!
;o)

Mônica disse...

nada a dizer além de Graças a Deus..... e pedir que outros sejam abençoados em encontrar um Dr. Rodrigo pelo caminho....

Suzi disse...

Sim, Moniquinha. Um médico e tanto! Muito especial.
E felicidades pela injeção de esperança. Graças a Deus, sim.
Beijo!

JEANS E CAMISETA disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Suzi disse...

Xiiiii, Cris.
Logo "S"??? Há tantos... (mesmo que alguns achem que só há um! rs*)

;o)